Conselho Técnico da FPF
Conselho Técnico da FPF

O Conselho Técnico da Primeira Divisão do futebol paraense, reunido na tarde desta quinta-feira (23/08), na sede da Federação Paraense de Futebol, decidiu manter o Parazão de 2019 com 10 clubes. Além disso, optou pela mesma fórmula das disputas dos anos anteriores. As equipes estarão divididas em 2 grupos de 5 cada e os jogos serão de grupo contra grupo.

O Remo, atual campeão, encabeça o Grupo A1, ao lado de Bragantino, Castanhal, Paragominas e do campeão da Segunda Divisão. O Grupo A2 terá Paysandu, São Raimundo, Independente, Águia e o vice-campeão da Segundinha.

O primeiro Re-Pa vai acontecer na 4ª rodada. Dependendo do calendário da CBF, o Parazão deve começar na 2ª quinzena de janeiro.

Das 8 equipes da Primeira Divisão, apenas apenas Águia e Independente não compareceram à reunião. Paulo Romano, diretor de competições da FPF, abriu o encontro relatando aos dirigentes a situação do campeonato da Segunda Divisão com 15 participantes na disputa por apenas 2 vagas.

Romano sugeriu ao Conselho Técnico uma revisão na fórmula, que ao invés de 2 clubes, que subissem 4 para a Primeira Divisão. Remo e Bragantino votaram a favor do aumento de 10 para 12 clubes, mas os demais foram contra. Mesmo assim, a sugestão foi posta em votação. O resultado apontou 26 votos contra o aumento de clubes participantes, diante de 18 votos a favor.

Fábio Cebolão, que esteve na reunião como representante do Remo e que votou pelo aumento do número de clubes, disse que seria mais viável e mais atraente ao torcedor um campeonato com 12 equipes.

“A maioria foi contra. Nada a reclamar, tudo foi decidido pelo voto de forma democrática”, avaliou.

Tony Couceiro, presidente do Paysandu, comentou que as condições financeiras de patrocínio ao campeonato inviabilizavam o aumento de participantes.

“Até poderia ser a favor, mas no momento não temos a certeza do patrocínio do Governo do Estado. Um campeonato com 12 times e sem o apoio do Estado, vai dar muito prejuízo aos clubes”, assinalou o mandatário bicolor.

“Tudo foi dentro daquilo que estamos acostumado a fazer. Foi uma boa reunião. Agora vamos aguardar a definição da Segundinha para detalhar a tabela oficial”, concluiu Paulo Romano.

1ª rodada do Parazão 2019:

Remo × Vice da Segundinha
Paysandu × Campeão da Segundinha
Bragantino × Águia
Castanhal × Independente
São Raimundo × Paragominas

O Liberal, 24/08/2018