Mangueirão
Mangueirão

Para garantir mais segurança e conforto para quem frequenta o Estádio Olímpico do Pará, um novo sistema de catracas eletrônicas foi instalado nos últimos dias. O equipamento é o mesmo utilizado nas arenas construídas para Copa do Mundo de 2014. A estreia será neste domingo (29/01), na rodada de abertura do Campeonato Paraense, entre Remo e Cametá, às 16h.

O novo sistema opera com softwares desenvolvidos pela empresa Imply, com sede no Rio Grande do Sul. Foram instaladas 72 novas catracas, cobrindo todas as bilheterias de acesso ao estádio. Os últimos testes dos equipamentos foram feitos na última terça-feira (24/01).

O representante da empresa que está em Belém acompanhando as últimas montagens, Gregori Martins, disse que o equipamento funciona da mesma forma que o vale-transporte digital ou a carteirinha de meia-passagem dos coletivos, ou seja, basta que o torcedor aproxime o bilhete do campo de leitura da máquina para liberar a catraca. A previsão de leitura é de 7 segundos.

O sistema bloqueia qualquer tipo de tentativa de uso de bilhetes falsificados. As entradas de maior concentração de público receberam 10 catracas, sendo que nos portões B1 e A1 foram instaladas catracas para acesso das pessoas portadoras de necessidades especiais. As entradas dos sócios-torcedores do Clube do Remo serão feitas pelos portões B3 e A2.

A empresa fabricante dos softwares das catracas eletrônicas tem tradição no ramo. Segundo explicou Gregori Martins, a Imply também desenvolve e fabrica componentes eletrônicos para placares e painéis utilizados em estádios e ginásios.

O mesmo sistema implantado no Mangueirão é utilizado na Arena do Grêmio (RS), Arena Maracanã (RJ), Arena das Dunas (RN) e nas demais arenas construídas no Brasil para Copa do Mundo de 2014. O uso desses softwares coloca o Estádio Olímpico do Pará no mesmo nível das praças esportivas de padrão internacional.

ORM News, 26/01/2017