André Cavalcante
André Cavalcante

O Departamento Jurídico do Remo, por intermédio do advogado André Cavalcante, entrou, na tarde desta quinta-feira (03/12), na Federação Paraense de Futebol (FPF), com documento repudiando uma suposta nova forma de escolha dos times locais para a disputa da Copa Verde de 2016.

A direção do Leão não aceita que o segundo clube do Estado (o primeiro é o campeão estadual do ano anterior) para disputar o torneio seja escolhido pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como foi sugerido pela entidade às Federações estaduais que possuem clubes com participação na competição.

Pela manhã, o advogado remista já mostrava o seu descontentamento com a eventual mudança e, à tarde, após protocolar o documento na FPF, ratificou a posição do Remo. A alteração teria sido sugerida à CBF pelo canal de televisão detentor dos direitos de transmissão do torneio – Esporte Interativo.

Com a mudança, as equipes de Independente e Parauapebas estariam fora da Copa Verde, cedendo lugar ao Paysandu, que não se conseguiu sua classificação em campo, por ser este o clube local com melhor posição no ranking da CBF. O time bicolor entraria no torneio juntamente com o Remo, campeão paraense de 2015.

“Mostramos que não estamos concordando com essa nova fórmula”, contou Cavalcante, salientando que o ranking da CBF não é levado em conta para definir participantes em competições promovidas pela CBF. O advogado cobrou da FPF uma consulta prévia aos clubes com direito a disputar o torneio.

“Todos os clubes deveriam ser consultados. Seria uma medida salutar, democrática e legal”, afirmou.

Na terça-feira, 08/12, a CBF divulgará a tabela e o regulamento do torneio. É quando se saberá quem, realmente, representará o futebol local no torneio. Como advogado, Cavalcante já teria sido procurado por Independente e Parauapebas para defender os interesses dos clubes.

Diário do Pará, 04/12/2015