Fred Gomes
Fred Gomes

Fred Gomes. cearense “arretado”, de personalidade forte, entrou no Clube do Remo e, com muita seriedade e trabalho, ajudou a montar o elenco de 2015. Aparou arestas e foi o elo de ligação fundamental na relação entre atletas e diretoria.

Fred não é muito de falar, mas vem respondendo com seu trabalho vitorioso e o reconhecimento dos clubes pelos quais passou. No Leão, não seria diferente.

Quem é Fred Gomes?

É uma pessoa oriunda do Estado do Ceará, trabalhador, que possui uma personalidade forte. Sou muito perfeccionista nas atividades que desenvolvo, além de seu uma pessoa exigente e muito justa.

Você começou sua carreira na gestão executiva em 2009, fazendo um estágio no Vasco (RJ), junto com o Rodrigo Caetan. Sua primeira experiência como executivo de futebol foi entre 2010 e 2012 no Ceará (CE), depois no Icasa (CE), onde trabalhou nos bastidores para o acesso à Série B, tendo ainda um papel importante na permanência do clube na B, com algumas contratações “chave” na reta final. Hoje, chega no Clube do Remo, conseguindo um título e o tão almejado acesso. Qual o segredo do sucesso?

Iniciei minha carreira como dirigente no futsal, no ano de 2003, encerrando em 2008, onde conquistei títulos por agremiações diferentes. Após essa experiência, aceitei o convite do meu amigo Jurandir Júnior, para ser supervisor de futebol do Cerará (CE), cargo que exerci durante o ano de 2009 até julho de 2010. Com a saída do então gerente de futebol para outro clube, acumulei as funções até dezembro de 2010. Já em 2011, fui efetivado no cargo de gerente, ficando até outubro deste mesmo ano.

Em 2012, iniciei o ano buscando qualificação profissional tanto dentro quanto fora do Estado, sendo que em junho aceitei um novo desafio assumindo o cargo, a convite do presidente da entidade, de Gerente Operacional na Federação Cearense de Futebol, onde permaneci até inicio de dezembro, pois já tinha acertado minha ida em 2013 para o Icasa (CE), onde trabalhei durante todo o ano de 2013, fazendo uma campanha histórica por um clube pequeno, do interior do Ceará, ficando a 1 ponto do acesso à Série A.

Em 2014, retornei a Federação Cearense de Futebol para ocupar o mesmo cargo que exerci no ano de 2012, e permaneci durante o período de 1 ano até receber e aceitar o convite do Clube do Remo, feito pelo então vice-presidente, doutor Henrique Custódio, para ser Executivo de Futebol, cargo que exerço até hoje.

Esta caminhada de sucesso atribuo a dedicação ao trabalho e respeito as instituições que trabalhei, além de respeito às pessoas que fazem o nosso dia a dia profissional, buscando sempre a melhoria estrutural da instituição e qualificação dos profissionais que compõem o nosso departamento.

Encontrou muita dificuldade dentro do Remo, na tentativa de profissionalizar o futebol azulino?

Encontrei muita dificuldade, da qual analiso como normal, pois tínhamos um gigante adormecido que vinha de insucessos dos anos anteriores. Com o passar dos meses, fomos conseguindo implementar o trabalho da melhor maneira possível, o que nos levou ao alcance dos objetivos.

Durante o ano de 2015, o Remo saiu de um total descrédito, para um ano muito bom. Saindo de uma eliminação no primeiro turno do Campeonato Paraense, antes das finais, para o título, finalista da Copa Verde e acesso à Série C.

Sabe-se que, por várias vezes, os jogadores tinham em você um canal entre atletas e clube. Como conseguir tamanha credibilidade com os jogadores?

A credibilidade juntos aos atletas e profissionais se consegue com respeito e confiança, tratando todos como iguais, mostrando sempre o que é correto e sendo simples e objetivo nas atitudes do dia a dia.

Fred Gomes fica pra 2016?

Tenho a intenção de permanecer para o ano que vem e dar seguimento ao trabalho iniciado este ano, mas tudo dependerá da diretoria que comandará o clube.

O que esperar do Remo em 2016?

Independente de minha permanência ou não, espero que o clube continue seguindo o caminho que está trilhando, de respeitar seus profissionais e buscar cada vez mais melhorias que sejam compatíveis com sua grandeza.

Você já tem entrado em contato com possíveis reforços pra próxima temporada? Já existe alguém no radar? Quem?

No momento, o clube esta buscando resolver as pendências com aqueles profissionais que não renderam o que nos esperávamos e buscando a renovação com os que tiveram rendimento positivo. Sobre novos contratados, temos nosso banco de dados e, no momento, a prioridade é definir a situação do treinador e do comando do futebol.

Neno de Salto Alto, 12/11/2015