Roberto Fernandes
Roberto Fernandes

O treinador do Remo, Roberto Fernandes, é daqueles que defende suas ideias com unhas e dentes. Porém, é um profissional cordial, capaz de aceitar opiniões diferentes. Foi assim que ele explicou os motivos que o levaram a colocar Alex Ruan na lateral-esquerda. Por meio de um novo posicionamento, Fernandes pretende reduzir os riscos provocados pelas bolas aéras na área azulina. No final da entrevista a seguir, o treinador também falou sobre o imbróglio envolvendo o adversário de amanhã, o River (PI), que pode perder pontos por causa de uma confusão extracampo.

A titularidade de Alex Ruan já é um fato, mas a presença dele na equipe não torna o Remo mais vulnerável nas bolas áreas? Como amenizar esse problema?

Trabalhamos durante a semana a questão da bola parada, do posicionamento, e também com a própria bola rolando. O Alex tem a nossa confiança. Ele sabe porque saiu do time e está ganhando uma nova oportunidade. Futebol é equilíbrio, se fosse possível, todos gostaríamos de montar um time apenas com ‘Zicos’. Já pensou um time só de Zico? Zico na lateral-direita, na zaga, no meio. Seria uma maravilha, mas dificilmente ganharia algum jogo. Já temos uma equipe ofensiva. Então, nas laterais, a gente precisa desse equilíbrio.

Teve aquela conversa para mostrar em qual fundamento ele precisa melhorar?

Conversei com o jogador, passei confiança para ele, porque é algo fundamental. Mostrei onde ele precisa melhorar no posicionamento defensivo, porque lateral marca atacante. Pedi que ele me mostre que está amadurecendo, que está entendendo como se posicionar em campo da melhor maneira possível. Como pode ajudar a equipe. Se o Remo jogasse com três zagueiros, três volantes, ele atuaria como ala e estaria perfeito, mas o Remo não joga assim. Não é esse o estilo de jogo. Jogamos com dois zagueiros e dois volantes para poder jogar com dois meias e dois atacantes. Com isso, os laterais precisam ter o equilíbrio que o Levy encontrou. Hoje, o Levy chega na frente. Temos dois ou três gols de passes do Levy, assistência dele. Em contrapartida, ali atrás nenhum atacante se cria com ele! Queremos isso na lateral esquerda também.

Na sua visão, o Remo está crescendo no momento decisivo da competição?

Acho que sim. No jogo passado, além da vitória, a equipe se portou bem. O mais importante é poder darmos sequência à equipe. Estamos sem problema no Departamento Médico. Aliás, tivemos só um problema que foi o Thiago Potiguar, que não treinou durante a semana. Só treinou no final. Estamos sem problemas de suspensão. Temos o elenco à disposição e uma equipe que vem mantendo a regularidade.

A questão do River (PI), a provável perda de pontos pela escalação irregular de um jogador, altera o planejamento do Remo?

Foi importante essa pergunta porque cheguei a ler que a classificação poderia cair dos céus para o Remo. Negativo. Vamos fazer conta: o River (PI) tem 10 pontos. Se ele perder 4 pontos, fica com 6 e tem mais dois jogos. Se somar duas vitórias, vai a 12 pontos e a gente fica com 11 (se perder os próximos dois jogos). Então, o jogo não altera em absolutamente nada para o Remo. O que altera é para o River (PI). Ele não pode jogar pelo empate. Se perderem os 4 pontos, eles precisam de duas vitórias. Então, viriam para Bragança com a obrigação de vitória.

O Liberal, 13/09/2014