Remo 1x2 PSC (Athos)
Remo 1x2 PSC (Athos)

Não deu outra! O Remo derrotou o Cametá neste domingo (09/02), por 4 a 1, no Mangueurão, no jogo da volta pelas semifinais do primeiro turno do Campeonato Paraense, confirmando sua participação na final contra o Paysandu, que um dia antes eliminou o Paragominas. A vaga do Leão Azul começou a ser desenhada na semana passada, com uma vitória por 2 a 0 no jogo de ida, em Cametá.

Agora, o título do primeiro turno será decidido em dois clássicos. Pela melhor campanha, incluindo as semifinais, o time azulino jogará por dois resultados empates ou por uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols. Os jogos decisivos serão disputados nos dois próximos domingos (16 e 23/02), sempre às 16h, no Mangueirão.

Só que o Re-Pa dessa decisão será prejudicado pelo fato de remistas e bicolores serem obrigados a dividir suas atenções com as estreias de ambos na Copa Verde. Nesta terça-feira, 11/02, o Paysandu enfrenta o Náutico (RR), no estádio Ribeirão, em Boa Vista (RR), tentando superar um adversário desconhecido e o desgaste provocado pela longa viagem à capital roraimense. Já o Remo vai até Paragominas, na quinta-feira, 13/02, em busca de uma vitória contra o seu algoz no Parazão 2013. Resultado que, além de encaminhar a classificação para a segunda fase do torneio, ainda ajudará a manter o moral elevado para a decisão da Taça Cidade de Belém.

De qualquer forma, Remo e Paysandu chegam para esta decisão sem favoritismo de um sobre o outro. Apesar de estar um degrau acima do Leão no cenário nacional, o Paysandu (Série C) não apresentou um futebol tão superior, que o credenciasse como tal – mesmo depois da vitória no Re-pa e na goleada sobre o São Francisco, na fase classificatória.

O mesmo se aplica ao Clube do Remo, que ainda luta para garantir sua vaga na Série D e vem alternando bons e maus momentos de um jogo para outro e até mesmo dentro das partidas. Na verdade, tanto bicolores como azulinos ainda não possuem times confiáveis, o que torna esta decisão ainda mais imprevisível.

O Liberal, 10/02/2014