PSC 0x0 Remo (Max)
PSC 0x0 Remo (Max)

Marcação implacável, força defensiva e velocidade. Com estas três virtudes, o Remo segurou o Paysandu, ontem no Mangueirão, com um empate sem gols, e manteve a vantagem de jogar por um empate na partida de volta da final da Taça Cidade de Belém – o primeiro turno do Campeonato Paraense.

Nada mais no estilo de Charles Guerreiro do que o Remo de ontem. Sem dar espaço para o adversário, com três volantes no meio de campo, o time procurou explorar os contra-ataques desde os primeiros minutos, perdendo de cara uma grande chance com Leandrão.

Com uma marcação muito forte, sob pressão, e aproveitando-se da escalação conservadora do maior rival, quando se esperava um Paysandu bem mais ofensivo, em razão de sua necessidade de vitória, o time azulino correu poucos riscos na etapa inicial.

Já no segundo tempo, quando chegou a ficar quase 10 minutos com um homem a menos (Rogélio foi expulso), o Leão Azul não se intimidou diante da forte pressão do Paysandu. Foi quando a forte postura defensiva apareceu mais ainda. Mesmo com todo o time bicolor jogando no campo de ataque, o Remo soube fechar os espaços com um jogador a menos e se segurar bem. Quando a defesa azulina falhou, o time bicolor não soube aproveitar.

No ataque, após substituir Thiago Potiguar, Ratinho tinha liberdade para trabalhar, bem como Val Barreto e Jhonnatan, este um dos melhores em campo pelo lado direito. Com esse trio, o Remo criou boas chances.

Primeiro, o gol quase saiu de um chute cruzado de Jhonnatan, que Val Barreto, na pequena área, não conseguiu desviar. Depois, Levy cruzou da direita, Jhonnatan desviou e Ratinho quase alcançou de carrinho. Perto do fim, ainda houve dois contra-ataques perigosos. Primeiro aquele em que Ratinho chutou cruzado e Paulo Rafael defendeu e, depois, o lance bizarro em que o meia por pouco não dividiu com um cachorro que surgiu no gramado em plena grande área bicolor.

A marcação do time de Guerreiro só foi não perfeita porque Fabiano ainda precisou fazer duas ou três defesas difíceis, mas foi o suficiente para manter o time a um empate da conquista da primeira fatia do Parazão 2014 e mais perto da tão sonhada vaga na Série D do Brasileirão.

Amazônia, 17/02/2014