Rony
Rony

A reação zangada do técnico Roberto Fernandes às críticas de imprensa e torcida, antes da viagem para o Ceará, parece ter tido um efeito positivo sobre o grupo de jogadores. Aborrecido com as críticas à instabilidade do time, o treinador reclamou da imprensa e dos torcedores, saindo em defesa de seus atletas. Se o plano era motivar a rapaziada, deu certo!

Pela primeira vez na Série D, o Remo foi determinado e se impôs ao Guarany de Sobral (CE) com uma atuação convincente. Para isso, contribuiu bastante o desempenho de alguns jogadores, principalmente o jovem Rony, que chegou a ser relegado à reserva por Fernandes e que reapareceu em grande estilo.

Foi dele o primeiro gol, logo aos 5 minutos. Doze minutos depois, Leandro Cearense ampliou depois de boa jogada, que começou com disparo de Rodrigo Fernandes na trave do Guarany. Um recuo do Remo deu a chance aos donos da casa de ressuscitarem no jogo. O primeiro gol nasceu de um vacilo da zaga paraense e o empate veio em penal discutível, que teria sido cometido por Rony.

Com Ratinho e Ilaílson nas vagas de Thiago Potiguar e Dadá, o Remo apresentou-se mais agressivo na segunda etapa da partida. Logo aos 2 minutos, em manobra iniciada por Rony, Leandro Cearense desempatou e abriu caminho para a vitória. O mesmo Rony fecharia o marcador, quase ao final, depois de driblar um defensor e disparar forte para as redes.

O Guarany jogou mais adiantado do que havia feito em Bragança, mas pareceu claramente surpreendido nos primeiros minutos pela ousadia ofensiva do Remo. Quando se assentou em campo, equilibrou as ações e alcançou o empate, graças à boa movimentação do meia Sadrak e aos cochilos da zaga azulina.

A vitória costuma obscurecer falhas, mas o Remo demonstrou ontem que até a crônica carência no setor de criação pode ser superada pelo empenho de todos. Com maior aproximação dos jogadores na meia-cancha, o time funcionou bem, partindo para a vitória no segundo tempo e impedindo uma nova reação do Guarany.

Deve-se reconhecer que Roberto Fernandes acertou com a mudança na lateral-esquerda (Rodrigo Fernandes em lugar de Alex Ruan) e na insistência com Thiago Potiguar no meio, mas é legítimo dizer também que Rony não pode ser reserva. Com o talento que tem para o drible em velocidade, barrá-lo constitui uma insanidade. Isso ficou evidente na partida de ontem.

Destaques do time em Sobral (CE): Rony, Michel Schmöller e Leandro Cearense.

Blog do Gerson Nogueira, 25/08/2014