PSC 3x3 Remo (Raphael Andrade)
PSC 3x3 Remo (Raphael Andrade)

No último lance do jogo, quando o Remo vencia por 3 a 2 e nem mesmo a torcida do Paysandu acreditava em uma reviravolta, Zé Antônio igualou o placar e deu o título do segundo turno aos bicolores. Depois, o que se viu no gramado do Mangueirão era um verdadeiro cenário de guerra. Jogadores das duas equipes se agrediram e o brilho da conquista acabou com a Polícia Militar tentando conter os ânimos exaltados.

Leandro Cearense foi quem abriu o placar. Ainda na etapa inicial, Raphael Andrade ampliou o marcador. O Paysandu marcou o primeiro com Lima, mas Rubran assinalou o terceiro. Augusto Recife diminuiu novamente e Zé Antônio fechou o placar em 3 a 3. Com o resultado, as duas equipes voltam a jogar para definir o dono da Taça Açaí, que será o Campeão Paraense da temporada 2014.

Mesmo com a vantagem do empate, o Paysandu guardou o regulamento e partiu ao ataque nos minutos iniciais, diferentemente do que aconteceu na primeira partida, mas foi surpreendido com um contra-ataque que terminou em gol azulino. Leandro Cearense, oportunista, aproveitou o chute cruzado de Eduardo Ramos e abriu o marcador para Remo aos 5 minutos de jogo.

Àquela altura, a partida ganhava em emoção, pois o Paysandu ficou ainda mais ofensivo e o Leão tinha a velocidade de Rony e Thiago Potiguar para buscar o segundo. Marcos Paraná tinha a função de criação, mas não se apresentava bem, errava passes e alguns cruzamentos fáceis e era lento na articulação no meio-campo.

O Remo diminuiu o ritmo e fez o natural: apostou no erro do adversário. Poderia até ser uma postura perigosa, mas deu certo. O segundo gol veio aos 21 minutos, com Raphael Andrade, de cabeça. Já o Paysandu sentiu e teve apenas uma chance clara para diminuir, mas Jô desperdiçou.

Na volta para a etapa complementar, Roberto Fernandes recuou de vez o time do Remo ao tirar Thiago Potiguar e colocar mais um zagueiro. Ficou ataque contra defesa, mas o Leão tinha Rony como elemento surpresa. Dadá, que aparecia bem na marcação, inclusive arriscando alguns arremates, acabou pecando em um lance de bola parada. Em um desvio para o adversário, Lima aproveitou para diminuir o marcador: 2 a 1.

A consolidação parecia certa aos 25 minutos. Rubran aproveitou o escanteio e colocou para o fundo das redes. A torcida do Remo já entoava o coro de “É campeão” quando Augusto Recife diminuiu e Zé Antônio empatou, aos 49′. A confusão tomou conta do jogo, mas o título ficou com o Paysandu.

Fabiano, Rech, Rubran e Val Barreto, pelo Remo; Airton, Paulo Rafael e Vanderson, pelo outro lado, foram expulsos.

Globo Esporte.com, 28/05/2014