Ji-Paraná (RO)
Ji-Paraná (RO)

Vendo o seu maior rival, Paysandu, viver um bom momento no certame estadual e se preparar para a segunda metade da temporada na Série B do futebol nacional, o que resta para o Clube do Remo nos próximos dias é tentar uma vaga para uma virtual disputa para a Série D do Campeonato Brasileiro.

A diretoria azulina através de seu vice-presidente, Zeca Pirão, já afirmou na semana passada que não vai medir esforços para garantir uma oportunidade de disputar a Série D, mesmo não tendo o direito legítimo adquirido em primeira instância ao ser eliminado pelo Paragominas no Parazão 2013. Pirão foi enfático quando afirmou que pediu até mesmo apoio político em Brasília (DF) para alcançar o objetivo de garantir um calendário para o Leão Azul no restante da temporada.

O que pode de fato garantir uma vaga aos azulinos é a desistência de um dos representantes do grupo A1 da Série D. As Federações de futebol do Acre e de Rondônia, detentoras até então destas vagas, ainda não definiram ou informaram seus respectivos representantes para o campeonato e terão até o dia 26/05 para fazer o comunicado a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Acre provavelmente deve mandar um representante para o campeonato. O torneio local terá o encerramento no dia 26/05 em partida que marca o jogo de volta da final da competição. O estadual acreano vive as suas semifinais com os confrontos entre Galvez (AC) x Rio Branco (AC) e Plácido de Castro (AC) x Atlético (AC).

Em Rondônia a situação é bem mais crítica. Os clubes vivem uma situação de penúria financeira. O Ji-Paraná (RO) é o legítimo representante do Estado na Série D este ano, mas não está com a participação confirmada. O campeão estadual de 2012 não teve o mesmo desempenho em 2013. O Galo da BR, como é conhecido, foi rebaixado para a segunda divisão e não há motivação econômica da diretoria para formar elenco visando a competição da CBF.

De acordo com os critérios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), quando um Estado desiste de participar do campeonato, a vaga, automaticamente, passa para a Federação melhor ranqueada no grupo. Nesse caso, ela viria para a Federação Paraense de Futebol (FPF).

Diário Online, 13/05/2013