Paysandu 0×0 Remo (Vitor Bueno) – Foto: Raul Martins (Clube do Remo)
Paysandu 0×0 Remo (Vitor Bueno) – Foto: Raul Martins (Clube do Remo)

FPF define grupos e confrontos da primeira fase; Leão terá três jogos como mandante, enquanto datas, horários e estádios serão anunciados na próxima semana.

Da redação do Remo 100%

O Clube do Remo já conhece o caminho que terá pela frente na primeira fase do Campeonato Paraense de 2027. Durante o Congresso Técnico realizado neste sábado (07/11), a Federação Paraense de Futebol (FPF) sorteou os grupos e definiu os confrontos das seis rodadas iniciais da competição.

O Leão estreia contra o São Raimundo e terá o primeiro Re-Pa da temporada logo na segunda rodada, com mando azulino.

A edição de 2027 tem início previsto para 09/01 e contará com 12 participantes, divididos em dois grupos. A tabela detalhada, com datas, horários e estádios de cada partida, será divulgada pela FPF na próxima semana.

Como ficaram os grupos?

Remo e Paysandu foram definidos como cabeças de chave e ficaram em grupos diferentes. Pelo regulamento, cada equipe enfrentará exclusivamente os seis adversários da chave oposta durante a primeira fase.

Grupo A
Paysandu, Tuna, Castanhal, Águia de Marabá, Urumajó e São Raimundo

Grupo B
Remo, Capitão Poço, Izabelense, Cametá, Santa Rosa e Amazônia Independente

Apesar da divisão em grupos, a classificação para as quartas de final considerará a campanha geral dos 12 participantes.

Os oito melhores avançam ao mata-mata, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados à Série A2 de 2028.

Veja os seis jogos do Remo na primeira fase

O Remo terá três partidas como mandante e três como visitante na fase classificatória.

1ª rodada – Remo × São Raimundo
2ª rodada – Remo × Paysandu
3ª rodada – Urumajó × Remo
4ª rodada – Tuna × Remo
5ª rodada – Remo × Castanhal
6ª rodada – Águia de Marabá × Remo

O clássico contra o Paysandu será o primeiro encontro entre os rivais em 2027 e acontecerá antes de o Remo enfrentar o Urumajó e a Tuna, ambos como visitante.

O Leão encerrará sua participação na primeira fase diante do Águia de Marabá, também fora de casa.

Os mandos foram definidos no sorteio, mas os estádios que receberão as partidas ainda precisam ser confirmados.

Mata-mata terá jogos únicos até a final

O Parazão manterá o formato com seis rodadas na primeira fase, quartas de final e semifinais disputadas em jogos únicos e decisão em duas partidas.

Nas quartas de final, os confrontos serão definidos pela classificação geral – primeiro contra oitavo, segundo contra sétimo, terceiro contra sexto e quarto contra quinto. Os quatro melhores colocados terão o mando de campo.

As semifinais também serão realizadas em partida única, com mando para as equipes de melhor campanha acumulada.

Em caso de empate nas quartas ou semifinais, a classificação será decidida nos pênaltis.

A final será disputada em jogos de ida e volta, com a equipe de melhor campanha geral decidindo o título em casa.

Ao todo, o campeonato utilizará dez datas, sendo seis na primeira fase, uma nas quartas, uma nas semifinais e duas na decisão.

Supercopa Grão-Pará valerá pontos no Estadual

Outra definição do congresso técnico foi a integração da Supercopa Grão-Pará à rodada de abertura do Campeonato Paraense.

Paysandu, campeão estadual de 2026, e Capitão Poço, vencedor da Copa Grão-Pará, disputarão a taça em uma partida que também contará para a classificação do Parazão.

Se houver vencedor no tempo normal, o clube conquistará o título da Supercopa e somará três pontos no Estadual.

Em caso de empate, cada equipe receberá um ponto na classificação do Campeonato Paraense, enquanto a taça será decidida nos pênaltis.

A novidade já havia sido antecipada pela FPF durante a preparação do Parazão 2027 e agora foi confirmada no Congresso Técnico.

Bolas múltiplas em todas as partidas

A FPF também anunciou que o sistema de bolas múltiplas será adotado em todos os jogos do campeonato.

O recurso, utilizado anteriormente nas fases decisivas, permite que os jogadores tenham acesso mais rápido a outra bola quando a principal sai de campo, reduzindo o tempo necessário para reiniciar a partida.

“Esse ano a gente vai ter em todos os jogos. Vai ter uma novidade, porque a gente quer fazer que a bola role mais, que tenha mais jogo, mais minutagem, mais tempo de jogo”, explicou o diretor de Competições da FPF, Del Filho, em entrevista ao Diário Online.

Datas e estádios serão anunciados na próxima semana

A Federação ainda precisa detalhar a programação de cada rodada. A expectativa é que as primeiras informações sejam divulgadas na próxima semana, após ajustes relacionados ao calendário nacional.

Segundo Del Filho, a entidade também pretende evitar jogos durante o Carnaval, considerando os custos operacionais e a redução de arrecadação observada nesse período.

O Campeonato Paraense começará em 09/01, com a final prevista para 07/03 ou 14/03, dependendo dos ajustes do calendário.

Com informações de Globo Esporte, Diário do Pará, Diário Online e Federação Paraense de Futebol.

Não perca nenhuma notícia do Clube do Remo
Entre nos canais do Remo 100% e receba as principais atualizações direto no seu celular.
Todos os comentários passam por moderação. A publicação pode levar algumas horas. Críticas são bem-vindas, mas ataques pessoais, ameaças, discriminação e acusações sem comprovação não serão publicados. Não é necessário reenviar o comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui