Santa Cruz de Cuiarana deve utilizar os novos contratados contra o Remo
Santa Cruz de Cuiarana deve utilizar os novos contratados contra o Remo

O Santa Cruz ainda é um dos semifinalistas do Segundo Turno do Campeonato Paraense 2013. Esse é o entendimento de Cristino Mendes, assessor jurídico da Federação Paraense de Futebol (FPF). Com 10 pontos, o Tigre ocupa a quarta colocação da Taça Estado do Pará e só fica de fora da semifinal se o Clube do Remo empatar com o Águia de Marabá, em embate marcado para esta quinta-feira. Em caso de derrota do Leão, o time de Salinópolis não perde uma das quatro vagas.

“O Santa Cruz não compareceu a campo, então a FPF vai receber a súmula da partida e computar três pontos para o Paysandu, com saldo de três gols a favor e menos três para o outro time. Não vamos mexer na pontuação do Santa Cruz. Essa perda de pontos não está prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, apenas multa de R$ 100 a R$ 100 mil. Toda e qualquer punição não cabe a FPF, somente ao TJD e STJD”, explicou.

Ainda de acordo com Cristino, o Santa Cruz só correria o risco de ser excluído do Campeonato Paraense caso fosse reincidente na prática de não ir a campo. Porém, o advogado não descartou a possibilidade do clube ser punido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com a suspensão de dois anos das competições organizadas pela entidade. Cristino Mendes afirmou ainda que o regulamento do Parazão não diz que a última rodada dos turnos deve acontecer no mesmo dia e horário, como reclama o advogado André Cavalcante.

“Isso não está no regulamento de forma expressa. A FPF adota esse tipo de decisão como praxe, como ocorreu no primeiro turno. Acontece que, no segundo turno, os jogos estavam todos marcados para a quarta-feira, dia 27/03, às 20h30, mas no dia 25/03 a Polícia Militar mandou ofício a FPF afirmando que não tinha como enviar policiamento nessa data para os jogos na capital. A partir de então a FPF adotou providências para que os jogos acontecessem no meio da semana, sem que isso tivesse algum outro tipo de interesse”, informou.

Globo Esporte.com, 28/03/2013