Zeca Pirão
Zeca Pirão

A partir dessa semana, cresce a expectativa para saber se o Clube do Remo conseguirá ou não uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D 2013 e, dessa forma, sair do ostracismo no restante do ano. O assunto é tratado com cautela pelos diretores do Leão. A intenção, dizem eles, é não iludir o torcedor azulino.

“Não quero prometer uma coisa que não depende da gente. Infelizmente, o que dependia era o título do segundo turno (do Parazão), mas pela incompetência de nossos jogadores não conseguimos”, desconversa Maurício Bororó, diretor de futebol do Leão.

Mesmo assim, não é mistério para todos que as articulações pelos bastidores estão fortes. O Leão tenta uma vaga no grupo A1. Das cinco vagas, até agora, três equipes já confirmaram participação: Nacional (AM), Náutico (RR) e o Paragominas, que tem o direito pela conquista do título do segundo turno do Parazão.

Entretanto, dois Estados dessa chave ainda não divulgaram seus representantes. São eles: Acre e Rondônia. Segundo informações, até o dia 26/05 deve ser o prazo para as Federações informarem seus clubes para o certame. De acordo com os critérios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), quando um Estado desiste de participar do campeonato, a vaga, automaticamente, passa para a Federação melhor ranqueada no grupo. Nesse caso, ela viria para a Federação Paraense de Futebol (FPF).

“Nós temos que esperar uma desistência de algum Estado. Logicamente que estamos trabalhando, mas é preciso deixar claro que ela vai pertencer a FPF que vai ver o clube melhor ranqueado para passar o lugar. Se isso acontecer, a gente acredita e confia na FPF”, conta Bororó. O vice-presidente, Zeca Pirão, também prefere não “passar falsas esperanças ao torcedor”. Porém, é enfático: “Tenho cinco meses de Clube do Remo e estou trabalhando. Prometi que iria colocar o Remo na série D”, afirma.

Diário do Pará, 13/05/2013