Remo 3×1 Grêmio-RS (Cauã Ramires) (Sub-20) – Foto: Sandro Galtran (Clube do Remo)
Remo 3×1 Grêmio-RS (Cauã Ramires) (Sub-20) – Foto: Sandro Galtran (Clube do Remo)

A Federação Paraense de Futebol (FPF) definiu o sistema de disputa do Parazão Sub-20 desta temporada. O torneio, que começa no dia 10/10, terá a participação de 35 equipes, todas pertencentes às regiões metropolitana e nordeste do Estado.

Neste ano, não haverá a participação de clubes de outras partes do Pará. De acordo com a FPF, as inscrições para o torneio foram abertas no dia 28/08, mas apenas clubes das regiões mais próximas à capital manifestaram interesse em participar da competição.

O critério de localização geográfica, inclusive, foi utilizado na divisão dos grupos. Segundo o Congresso Técnico, realizado na última semana, as 35 equipes foram divididas em 5 chaves, com 7 clubes cada. Os times jogarão entre si dentro de cada grupo, no sistema de pontos corridos, apenas em jogos de ida. Os 3 primeiros de cada chave, assim como o melhor 4º colocado no geral, avançam às oitavas-de-final.

A partir de então, o torneio será disputado no formato mata-mata, mas em partidas de ida e volta. Caso persistam empates após a soma dos 2 jogos, a decisão do classificado se dará por disputa de pênaltis. A previsão de encerramento do campeonato é até o dia 15/12.

O Remo é o atual campeão da categoria. O Leão derrotou o Pinheirense na final de 2022, nos pênaltis, depois de empate em 3 a 3 no placar agregado.

Veja os grupos do Parazão Sub-20

Grupo A – Vila Rica, Carajás, Santa Maria, Capitão Poço, Salinas, Trabalhista e Castanhal

Grupo B – Paysandu, CRT Benevides, Independente, Atlético JM9, Belenense, Comercial e Vila Rica

Grupo C – Estrela, Pedreira, União Paraense, São Francisco, Juventude, Bragantino e Tapajós

Grupo D – Independência, Cabanos, Craques do Futuro, Remo, Paraense, Cruzeirão e Maracanã

Grupo E – Terra Alta, Pinheirense, Tuna, Boca Júnior, Sacramenta, Sport Belém e Ponte Nova

O Liberal, 26/09/2023

4 COMENTÁRIOS

  1. Que bacana essa quantidade de equipes isso quer dizer que o campeonato será longo dando calendário para esses garotos. Os novos dirigentes do Leão tem que se ligar nessa garotada não é verdade que toda essa molecada é ruim de bola ao contrário teremos muitas promessas. Em outras palavras em um futuro não muito distante não terão justificativa pra contratar pés de rato de fora do estado.

    • Verdade Rildo, o aumento de jogos do estadual é muito importante para o aprimoramento do futebol dos meninos da base, melhor ainda se forem aplicados campeonatos regionais e nacionais que os meninos possam jogar.

  2. Mto bom ter calendario para esses garotos jogarem e estar ganhando cada vez mais minutagem…mas infelizmente o “patamar”? de exigência da região Norte ainda é bem aquém aos dos principais centros de futebol do País. Só ver q o Remo deita e rola por aqui e qdo vai jogar com times lá de “baixo” tem gde dificuldade. Essa realidade não vai mudar tão cedo, então o Remo tem q aproveitar os garotos mais promissores e q se destacam para coloca-los a jogar em um nível mais alto de exigência q e o profissional para q eles possam evoluir. Aproveitar, e píncaros outras promessas de base de outros times e de outras regiões tb…esse Campeonato mesmo é uma boa chance ce filtrar…quem não vai querer jogar no Leão???, ainda mais sabendo desse projeto de poder jogar no profissional e aparecer…..

Comments are closed.