Futsal
Futsal

O futsal do Remo sempre teve destaque no cenário local e nacional e o clube trabalha para ampliar ainda mais a categoria. Fundado em 2019, o projeto “Crias do Leão” atende mais de 130 atletas e tem como base de treinamentos o ginásio Serra Freire e o Cassazum, em Belém.

A diretoria do “Crias do Leão” é composta por Fabrício Guimarães e Rachel Benassuly Sá que dividem a responsabilidade de trabalhar com os sonhos da garotada.

Rachel falou da importância de ter uma mulher e mãe à frente de um projeto e dos desafios em cuidar de crianças e pré-adolescentes.

“É muito gratificante observar as crianças se realizando e praticando esporte no Remo. Muitos desses garotos serão atletas profissionais e outros estão aqui para se divertir, fazer uma atividade física. Isso requer disciplina e tentamos fazer o melhor. Aceitei o desafio por ser mulher, mãe de atleta e sou respeitada”, disse.

“Encaro tudo isso com normalidade. Realmente, é um desafio muito grande, mas estou aqui por todas essas crianças”, completou.

O projeto contempla crianças a partir dos 5 anos, na categoria Sub-6, que possui trabalhos de fundamentos para a prática do esporte e, posteriormente, visando as disputas estaduais, regionais, nacionais e internacionais.

Rachel Benassuly Sá
Rachel Benassuly Sá

Ampliando o leque, o clube enxerga o futsal como um celeiro de craques do futuro e tenta fazer a transição do futsal para os gramados, a partir da categoria Sub-12. A capitação de novos atletas é feita através da “peneiras” e observação da comissão técnica em partidas.

Existem as dificuldades de se fazer esporte, mas o diretor Fabrício Guimarães prefere pensar no lado positivo, em fazer com que os sonhos de pequenos atletas em se tornem realidade em um futuro próximo no gramado do Baenão.

“O futsal é a formação do atleta de campo e isso é importante para o clube. Nesse primeiro momento, o futsal precisa de mais competições estaduais. Infelizmente, nosso calendário local não é suficiente de competições e, consequentemente, de jogos. Isso é um atraso comparado à ouras regiões do país. Mesmo assim, consideramos nosso projeto um sucesso. Estivemos em todas edições da Taça Brasil, com o Remo classificado em todas categorias. Conseguimos levar o nome e representar bem o clube fora do Estado”, comentou.

Fabrício Guimarães
Fabrício Guimarães

O projeto Crias do Leão possui uma mensalidade de R$ 80, mas existem casos em que a diretoria analisa a situação familiar da criança. Guimarães citou ainda fatores importantes para que os jovens atletas tenham êxito.

“Nosso projeto possui mensalidade, mas é claro que nem todos podem pagar. O Remo tem o lado social e entendemos a situação de algumas crianças, por isso temos um ‘crivo’, que analisa tudo isso. Dentro de quadra, cada ano vamos avançando. Temos uma comissão técnica forte, todos formados em Educação Física, além de coordenadores que são pais, pois tentamos alinhar o máximo de orientação profissional e a parte familiar, além de fisioterapeutas, preparadores físicos, psicólogos. Sem eles, nada disso seria possível”, finalizou.

O Liberal.com, 22/10/2022