Remo 0×3 Internacional-RS (Sub-20) (Tiago Mafra)
Remo 0×3 Internacional-RS (Sub-20) (Tiago Mafra)

Para os atletas do Sub-20 que vivem momentos decisivos para realizar seus sonhos no futebol, toda lição é importante.

Os meninos do Remo, em duplo confronto com o Internacional (RS), estão podendo mensurar bem as suas valências técnicas, físicas e emocionais. Ainda imaturos, foram muito atrapalhados pela ansiedade e nervosismo.

O time gaúcho tem mais força e estabilidade, mas a maior vantagem está na “maturação”, com intercâmbio dentro e fora do país. São garotos com experiência internacional.

O reflexo foi a vitória por 3 a 0, neste domingo (16/10), em Belém, restando o jogo de volta, no sábado (22/10), às 15h, em Alvorada (RS).

O abismo entre as realidades do futebol de base na nossa região Norte e das regiões Sul e Sudeste se traduz em confrontos como esse. É um abismo por razões financeiras mas, principalmente, também de mentalidade.

Afinal, se há dinheiro para “rasgar” em enxurradas de contratações, por que não haveria para um investimento sério na base?

Trabalho

É justo dizer que, apesar da defasagem em relação ao adversário, o Clube do Remo está fazendo o melhor trabalho no futebol de base no Pará. Os títulos recentes atestam isso! Se seguir evoluindo, vai colher frutos, mais cedo ou mais tarde.

Equipe

O Remo tem uma equipe de psicólogos liderada pelo Dr. Manoel Christo. O trabalho desses profissionais pode contribuir muito para os garotos do Sub-20 aproveitarem o intercâmbio. Na fase de formação, algumas derrotas podem ser muito mais edificantes que as vitórias, sobretudo no lastro emocional.

Calendário

Na atual temporada, o time Sub-20 do Internacional (RS) já fez 40 jogos, com uma média de 4 partidas por mês. O Remo, por sua vez, entrou em campo 24 vezes, com uma média de 2,4 jogos por mês.

Além das condições de trabalho serem incomparáveis, a defasagem da base no Pará é lastimável.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 18/10/2022