Lorenzo Mangabeira
Lorenzo Mangabeira

O consultor Lorenzo Mangabeira está realizando um trabalho de consultoria no Remo, que envolve um levantamento da atual situação administrativa do Leão. O objetivo é ajudar o Conselho Diretor (Codir) a elaborar um projeto de profissionalização no clube.

Os estudos devem durar 6 meses, porém, de acordo com ele, os primeiros dados já mostram que o time azulino precisa de um choque urgente de gestão, caso contrário, pode até chegar a fechar as portas.

“Surgiu um convite de conselheiros e também sou torcedor do Remo. Já estamos com esse trabalho há aproximadamente um mês e a grande finalidade é buscar uma união em torno da profissionalização, sem caça às bruxas”, comentou Lorenzo.

“O Remo precisa funcionar como uma empresa, gerando lucros e resultados. O clube tem muitos consumidores, mas não consegue oferecer o seu produto. É necessário gerar receita, voltar a crescer. Se continuar com essa gestão temerária, não só o Remo, mas outros clubes do Brasil podem sumir no futuro”, afirmou.

Ao final da consultoria, Lorenzo Mangabeira deve apresentar um modelo de gestão e planejamento para o Remo nos próximos 20 anos. Apesar do pouco tempo de estudo, Mangabeira chegou à conclusão de que é necessário que um grupo trabalhe paralelamente ao Codir, buscando receitas extras para pagamento de compromissos imediatos, como salários atrasados do futebol profissional e funcionários.

“Essa gestão paralela teria o objetivo de angariar receita para o clube caminhar com as próprias pernas. Seria um grupo de pessoas que, dispostas a ajudar o Remo, procuraria patrocínios, por exemplo, novas fontes de receitas. Esse trabalho precisa da aceitação da diretoria e, até o momento, o apoio está sendo muito bom. É necessário que ajustes aconteçam. O processo administrativo precisa ser voltado todo para a profissionalização”, concluiu.

Globo Esporte.com, 18/06/2015