Conselho Deliberativo (Condel)
Conselho Deliberativo (Condel)

Com o término do prazo de inscrições para a nova eleição no Clube do Remo, candidatos aos Conselhos Diretor e Deliberativo podem – e devem – correr atrás de votos e composições. Para a presidência, as únicas chapas inscritas foram “Unidos para a luta” e “Remo rumo à modernidade”, lideradas por Zeca Pirão e Pedro Minowa, respectivamente.

A surpresa desta vez ficou por conta do número de candidatos inscritos para uma vaga de conselheiro. No primeiro pleito, menos de 60 interessados se inscreveram, deixando um vácuo no total de assentos, definido em 100. A baixa procura no primeiro pleito deu lugar ao interesse em massa, depois de toda a polêmica instalada com a anulação do resultado e a remarcação da eleição para o próximo dia 13/12.

Nos próximos dias, a comissão eleitoral dará o parecer sobre todas essas candidaturas. Muitas, segundo informações de bastidores, podem não ser validadas em detrimento do novo Estatuto, que faz algumas exigências para quem postula o cargo, tal como o tempo mínimo de 3 anos como associado; mínimo de 2 anos estando quite com o pagamento das mensalidades e não ter sofrido anistia neste período. Após isso, caso haja alguma impugnação, haverá ainda chance para recorrer.

No total, 140 pessoas se inscreveram para disputar um total de 100 vagas. A expectativa é que o Condel seja renovado em pelo menos 50% e finalmente o esperado quórum nas reuniões do próximo ano seja alcançado. Caberá a cada novo conselheiro, além de deliberar as propostas do Codir, contribuir financeiramente com o clube, sob pena de desligamento e a consequente posse do candidato suplente.

Diário do Pará, 22/11/2014