Camisa do Remo 2023 Volt – Foto: Divulgação (Clube do Remo/Volt)
Camisa do Remo 2023 Volt – Foto: Divulgação (Clube do Remo/Volt)

O Clube do Remo apresentou seu novo uniforme principal para a sequência da temporada 2023. A camisa foi lançada na noite desta terça-feira (16/05), nas redes oficiais do clube, em parceria com a Volt.

Nos últimos 4 anos, o Leão vem trabalhando fortemente a história do Estado do Pará e a Amazônia como tema dos seus uniformes. A pesquisa foi desenvolvida pelo de Departamento de Marketing do clube, que trabalhou o conceito e o layout da nova camisa.

Os detalhes e toda a imponência do Theatro da Paz foram traduzidos no novo manto, desenhado pelo designer Fernando Santiago, que valoriza nossas raízes e cultura efervescentes.

Camisa do Remo 2023 Volt
Camisa do Remo 2023 Volt – Foto: Divulgação (Clube do Remo/Volt)

O uniforme denominado “Espetáculo” homenageia o templo da cultura paraense, uma das maiores joias arquitetônicas da Amazônia, fundado durante o período áureo do Ciclo da Borracha, ao tempo da Belle Époque, quando ocorreu um grande crescimento econômico na região – o Theatro da Paz, que completou 145 anos e vem representado por um selo no canto inferior da camisa.

Predominante azul-marinho, cor tradicional do Leão, o novo manto tem tecido Jacquard, material ideal para a prática esportiva em alta performance. A camisa tem gola retrô e no cobre-gola, menção a alcunha Rei da Amazônia, além de uma etiqueta especial da coleção Belle Époque, que faz referência aos anos áureos, simbolizando a seringueira e o ciclo da borracha.

Camisa do Remo 2023 Volt
Camisa do Remo 2023 Volt – Foto: Divulgação (Clube do Remo/Volt)

Os punhos das mangas remetem aos afrescos florais contidos nas paredes do Theatro. A pintura caracteriza muito bem o contraste europeu e o amazônico. Para essa caracterização foi utilizada a técnica embossing.

A bandeira da França, em detalhe também na manga, ressalta a influência francesa na capital paraense, especialmente na arquitetura e em objetos de decoração que sobrevivem ao tempo nos espaços culturais, mas sem deixar de lado as raízes amazônidas.

Na parte da costa, ramos em dourado que representam a marca do Theatro da Paz. O dourado na camisa representa os espetáculos, os artistas e todos os trabalhadores que compõe um dos maiores tesouros do Pará.

Camisa do Remo 2023 Volt
Camisa do Remo 2023 Volt – Foto: Divulgação (Clube do Remo/Volt)

O manto dos goleiros faz alusão ao coronelismo e à política do “café com leite”, fenômeno típico da República Velha, muito comum na Amazônia, principalmente no período da borracha.

O diretor de marketing Renan Bezerra comentou sobre as inspirações para a confecção do produto.

“Para nós, do Rei da Amazônia, é uma honra fazer parte da história do patrimônio e cultura do estado do Pará, o Theatro da Paz. Essa homenagem visa o que o nosso torcedor possa conhecer e valorizar um pouco mais da história do Theatro, nossa cultura e, assim, valorizar cada vez mais a nossa região”, revelou.

Camisa do Remo 2023 Volt – Foto: Divulgação (Clube do Remo/Volt)
Camisa do Remo 2023 Volt – Foto: Divulgação (Clube do Remo/Volt)

Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt, comemorou mais um lançamento em parceria com o Clube do Remo.

“Desenvolver o uniforme de jogo para um clube é sempre um enorme desafio. No Remo, estamos apresentando a 3ª coleção desde que começamos a parceria. Em todos os lançamentos, sempre buscamos trazer referências, seja com conexões a momentos históricos da equipe ou aspectos locais que possam ser homenageados. Nesta temporada, optamos pelo aniversário do Theatro da Paz, edificação histórica da cidade e um dos monumentos mais antigos do país”, disse.

O modelo estará à venda a partir desta quarta-feira (17/05), nas lojas físicas e online do Remo e os valores variam entre R$ 219,99 (juvenil) e R$ 239,99 (adulto), com desconto para sócios.

O Leão volta a campo nesta quinta-feira (18/05), às 20h, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá, pelo jogo de ida da final do Parazão, contra o Águia.

Pela Série C, o time azulino joga na segunda-feira (22/05), diante do São José (RS), no estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre (RS), valendo pela 4ª rodada, com transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.

Site Oficial do Clube do Remo, 16/05/2023

14 COMENTÁRIOS

  1. Tirando esse vermelho, que nao combina com o Remo, a camisa ficou bem bonita.

    Pena que o atual momento do clube deve refletir nas vendas.

    • Acho que deu preguiça no Sangue Azulino ler todo o texto da reportagem, rs, rs.

      “A bandeira da França, em detalhe também na manga, ressalta a influência francesa na capital paraense, especialmente na arquitetura e em objetos de decoração que sobrevivem ao tempo nos espaços culturais, mas sem deixar de lado as raízes amazônidas.”

      É em homenagem a Belle Époque de Belém, sua arquitetura francesa como uma Paris brasileira e por isso a bandeira da França com as listas em azul, branca e vermelha.

      • Bacana demais! Ai sim….

        Queria comprar logo a minha, mas essas camisas hoje em dia sao demais coladas, entao so experimentando na loja mesmo. Sendo assim, so em julho mesmo!

    • Alô Fábio Bentes, nem só de camisa vive um time de futebol mas de títulos nacionais, durante estes 5 anos subiste pra B e ao mesmo tempo voltaste pra C m exemplo de amadorismo, burrice, incompetência. Está nova camisa não vai vender nada do jeito que o torcedor tá chateado, frustrado, desanimado com estes vexames que o time tá apresentando…

  2. Belíssimo manto sagrado homenageando o Theatro da Paz e a Belle Époque, certamente irei comprar um para minha coleção.

  3. Um presidente desse covarde que quer iludir o torcedor com camisa em vez de se pronunciar pra torcida e tomar uma atitude urgentemente pra resolver o problema de um time fracassado um monte de jogadores velhos cansados e um técnico totalmente perdido parabéns presidente pela sua omissão.

  4. De nada vale lançar uma camisa bonita que a campanha do time dentro de campo e vergonhosa juntamente com um presidente omisso que não aparece pra dar uma resposta pro torcedor de um time fracassado dentro de campo com jogadores velhos e cansados e um técnico totalmente perdido.

  5. Acorda Fábio Bentes, camisa bonita não ganha títulos e nem acesso,ao contrário, se continuares omisso,o REMO será série D de dado!!

  6. Quando os caras falam que o Remo vive e cultua o passado glorioso, logo são taxado de mucurento. Para ficar completo o culto, precisa mandar lavar as camisas em Paris e voltar a escravidão, que foram fatos que também marcaram essa época, se quer homenagear, homenagea por completo.

    • As camisas lançadas do Remo são temáticas, inclusive em 2022 foi lançada a “Cidade Enegrecida” homenageando à contribuição do povo negro para a formação da Amazônia, ressaltando a sua influência na arquitetura, na cultura, na culinária, na música, nas vestimentas, etc,

      O novo manto tem como tema a Belle Époque, abordando a cultura a partir do Theatro da Paz e a influência francesa na formação da arquitetura da bela Belém.

      “Liberté, Egalité, Fraternité”

      • Quando se esque a história, estamos fados a repeti-la – Edmund Burker. E aí, o que de bom ficou para seguirmos só e independente, o glorioso teatro da paz, símbolo da nossa competência.

  7. Entendi a menção a França. Realmente ocorreu a influência francesa. Existia uma loja de tecidos na rua Santo Antônio que chamava Paris na América. Lembrei disso. Mas, ainda assim, mesmo totalmente justificado, não gostei da bandeira da França na manga. Fui comprar a camisa, que no geral achei muito bonita, mas por esse detalhe, não comprei.

Comments are closed.