Gabriel Carvalho
Gabriel Carvalho

O grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D poderá ter um novo problema. Após o Náutico (RR) ser punido com perda de 4 pontos, o Rio Branco (AC) poderá ter problemas com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

De acordo com dirigentes do Vilhena (RO), o clube acreano utilizou o goleiro Gabriel Carvalho (15 anos) de forma irregular. O jogador entrou em campo após a expulsão do titular Roger na partida onde o Estrelão derrotou o VEC pelo placar de 2 a 1, na Arena da Floresta, no último domingo (02/08).

Amparados pela Lei 9.615/98 (Lei Pelé), os dirigentes do Vilhena (RO) alegam que o goleiro não poderia ter sido utilizado. A Lei informa que atletas com idade inferior a 16 anos não podem atuar como profissional.

Art. 44 – É vedada a prática do profissionalismo, em qualquer modalidade, quando se tratar de:
I – desporto educacional, seja nos estabelecimentos escolares de 1º e 2º graus ou superiores;
II – desporto militar;
III – menores até a idade de 16 anos completos.

“Vamos coletar os documentos necessários junto a Federação e posteriormente a CBF sobre o caso”, disse José Natal, dirigente rondoniense.

No momento, o time de Rondônia está com 4 pontos ganhos e ocupa o 4º lugar do grupo A1 na Série D, enquanto que o Rio Branco (AC) é o vice-líder da chave, com 6 pontos. O Remo é o líder, com 7.

A informação de que o Vilhena (RO) irá denunciar o goleiro Gabriel Carvalho já teve uma resposta imediata por conta dos acreanos. Nesta segunda-feira (03/08), o clube utilizou seu perfil em uma rede social para se pronunciar sobre o caso.

De acordo com a nota, o clube consultou o uso do atleta junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade respondeu de maneira positiva sobre a utilização de Gabriel Carvalho.

“Gabriel está inscrito no clube e na CBF com um vínculo não-profissional, devido à sua idade. Depois do acidente envolvendo o goleiro Tiago Rocha, na última semana, nós consultamos o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, para saber se haveria alguma irregularidade em escalar o jovem Gabriel na partida contra o Nacional (AM). O mesmo assegurou não haver qualquer problema e Gabriel ficou no banco de reservas naquela partida”, contou.

O goleiro Tiago Rocha está machucado e Ricardo Vilar ainda não está legalizado para disputar a Série D. Ainda segundo a nota publicada, o clube acreano se baseia no Regulamento Geral de Competições da CBF para alegar que o atleta está legal na Série D.

Art. 39 – É vedada, nas partidas das competições, a participação de atletas não-profissionais com idade superior a 20 anos.
Parágrafo único – Os clubes poderão incluir nas súmulas de suas partidas até cinco (5) atletas não profissionais observado o limite de idade.

Mesmo com a resposta do Rio Branco (AC), os dirigentes do Vilhena (RO) prometem ir até o final com a denúncia.

Diário Online, 03/08/2015