Equipe master azulina de regata
Equipe master azulina de regata

De 05/09 a 08/09, a Itália vai sediar, na cidade de Varese, o Campeonato Mundial Master de Remo de 2013 e os remadores do Clube do Remo vão lutar por vaga no pódio, com chances reais de medalha. O evento terá participação de mais de 3 mil atletas, de 40 países. Além do Leão Azul, que participará pela primeira vez da competição, o Brasil também será representado por Corinthians (SP), Grêmio Náutico União (RS) e Paysandu.

Para realizar este sonho e superar concorrentes renomados, os atletas intensificaram os treinamentos desde o primeiro semestre, vendo o sol nascer diariamente na Baía do Guajará. Os tempos obtidos continuam melhorando, aumentando ainda mais as expectativas de trazer o título de melhor do mundo para o Pará.

O evento, para atletas de 27 a 90 anos, é promovido pela Fisa (Federação Internacional de Remo), organização internacional da modalidade criada em 1892. Terá cobertura ao vivo através do site oficial (www.wrmr2013.com) e mídias sociais. O total de clubes inscritos, representando seus países é de 615. O clube brasileiro com maior número de participações neste campeonato é o Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre (GPA), com 31 inscrições de barcos.

A guarnição azulina, que conta com a presença de remadores bicampeões brasileiros e tricampeões sul-americanos, é composta por Ítalo Rêgo, de 50 anos, João Ribeiro, o Prontito, 67, José Carvalho, 60, Antenor Sampaio, 50, e Liz Lobato, 53. O técnico durante o período de treinamento foi Raimundo Araújo, o Papagaio, e a preparação física ficou a cargo de Miguel Reis.

No seu primeiro Mundial Máster, os remistas vão competir nas categorias single skiff, double skiff e dois sem. Ao todo, os cinco participarão de sete provas: single skiff masculino, com na categoria G, com Prontito; dois sem nas categorias C, D e E, com José Carvalho e Ítalo Rêgo; double skiff G, com Antenor Sampaio e Prontito, além do double skiff misto nas categorias D e F, com Liz Lobato e Prontito.

Parte da equipe de remadores viaja neste domingo para a Itália, com exceção dos remadores Prontito e Liz Lobato, que ainda participarão da 4ª Regata do Campeonato Paraende de Remo, na manhã de hoje, e embarcam somente nesta segunda-feira. Sem qualquer patrocinador ou apoio governamental, a equipe remista precisou financiar as inscrições e passagens aéreas com recursos próprios, por meio de uma “caixinha”, organizada por Liz Lobato.

“Infelizmente, o remo não tem o mesmo destaque de outros esportes no Brasil. Estamos viajando para representar o Clube do Remo, o Pará e o Brasil, mas sem qualquer patrocínio ou apoio financeiro”, lamentou a remadora. “Nós só tivemos o apoio do Clube do Remo, nas pessoas do vice-presidente de Náutica, Hermes Tupinambá, e do diretor náutico Yssa Aiam”, ressaltou José Carvalho.

Empolgação e confiança para a disputa

A médica Liz Dolores Lobato é a única mulher e a uma das mais jovens da equipe remista, que vai disputar o Mundial Master de Remo. Ela tem 53 anos e competirá nas categorias D e F do double skiff misto. “Este será o meu primeiro Mundial, assim como para os demais companheiros de equipe, mas as nossas expectativas são as melhores possíveis”, comentou a remadora, que começou a praticar o esporte há apenas quatro anos, como forma de manter a forma física e agora já está indo para sua quarta competição internacional – antes participou de três sul-americanos.

Destaca-se também o remador João Ribeiro, o Prontito, que com 67 anos (43 deles dedicados ao esporte), é o atleta master mais experiente da delegação. Ele, como os outros quatro, treina todos os dias na Baía de Guajará para manter o condicionamento físico. Parceiro de Liz Lobato no double skiff misto e de Antenor Sampaio no double skiff masculino, Prontito não esconde a empolgação com seu primeiro Mundial da categoria.

“Estamos muito confiantes para esta competição, mesmo sabendo que será inédita para todos nós. Não podermos afirmar que vamos ganhar, mas nossa preparação foi muito boa. Estamos em ritmo de competição desde o primeiro semestre, quando conquistamos o tricampeonato sul-americano, no Chile”, ressaltou Prontito, que também conquistou ouro nos sul-americanos da Argentina, em 2011, e do Uruguai, no ano passado.

Já Ítalo Rêgo, que vai competir nas provas de dois sem nas categorias D e E, falou da maior dificuldade que os remitas podem encontrar na Itália. “A Europa possui muitos atletas campeões olímpicos e de destaque mundial, mas o nosso objetivo é manter o remo como um esporte vivo para a maior idade”, declarou o atleta.

Amazônia, 01/09/2013