Regata
Regata

O Clube do Remo venceu a quarta regata do Campeonato Paraense de Remo e é, praticamente, segundo cálculos matemáticos do técnico Raimundo “Papagaio” Araújo, tetracampeão paraense. De acordo com o treinador, o Remo tem agora uma diferença de 25 pontos sobre o rival Paysandu, segundo colocado. “Mesmo o Paysandu ganhando todos os páreos da quinta e última regata e nós, apenas segundos lugares, seremos campeões”, analisa.

Na regata de ontem, disputada na Baía do Guajará, o Remo faturou 8 primeiros lugares contra apenas 3 do Paysandu. Os azulinos somaram 38 pontos nas provas, enquanto os bicolores, 25. A Tuna Luso ontem fez apenas 7 pontos. Ao todo, foram disputadas 11 provas. Na classificação geral, o Leão tem 134 pontos, enquanto o Papão soma 109 e a Tuna, 40 pontos.

A “história” da terceira regata quase se repetiu ontem: na regata de junho, o Remo ganhou 9 páreos e ontem, 8. “Foi outro ‘liso’ neles”, comemora Papagaio, acrescentando que não precisa de gente de fora para vencer regata. “Confio nos meus papa-chibés, pois eles são fortes e destemidos. São iguais aos cabocos de Abaetetuba, terra de homens fortes e valentes”, conta.

O Paysandu trouxe como principal reforço para destronar o Remo o argentino Daniel Aguirra, 23 anos. Contudo, o “hermano” não deu para o “caldo” com os remistas, pois, em três páreos, foi segundo em dois e terceiro no outro. Na sua principal prova, Skiff, perdeu para o azulino “Chave de Fenda”.

Na próxima regata, dia 22/11, Raimundo Papagaio vai trazer toda sua turma de Abaeté: Madureira, Pindu, Fernandão, Leite, Lolenga, Gilson e Pandeiro para vencer o Oito Master. Papagaio há quatro anos vem vencendo campeonatos de remo.

Dezenas de torcedores compareceram à Estação das Docas (local da chegada da competição), em uma manhã de domingo com muito sol. Os azulinos já se consideram campeões por antecipação, já que apenas uma “zebra” muito grande poderá tirar o título dos remistas. O vice-presidente de esportes náuticos, Hermes Tupinambá, agradeceu o empenho da equipe comandada pelo técnico Papagaio.

“Este título dá ao Remo a hegemonia na modalidade e comprova o grande trabalho que vem sendo feito pelo setor náutico do clube. Hoje somos tetracampeões estaduais por antecipação. Me sinto muito honrado e privilegiado de fazer parte desta diretoria neste momento tão especial. Este título foi um trabalho de toda a equipe e todos que participaram tiveram sua importância”, comentou o dirigente.

O atleta máster João Ribeiro, o Prontito, de 67 anos, participa das grandes conquistas do clube nas águas da Baía do Guajará desde 1970 e ontem voltou a dar sua contribuição ao vencer a prova do double skiff misto, ao lado da remadora Liz Lobato – os dois embarcam hoje para o Campeonato Mundial Máster de Remo, em Varese, na Itália.

“É uma honra e uma alegria muito grande poder comemorar mais esse título. Foram muitas vitórias em diferentes gerações”, disse Prontito. “Agora, vamos descansar e nos preparar para representar o Clube do Remo, o Pará e o Brasil no Mundial Máster da Itália”, acrescentou.

Portal ORM, 02/09/2013