No grupo de reforços contratados pelo Remo, com vistas à disputa da Série A, chama atenção uma particularidade – dos 10 nomes anunciados, pelo menos 5 são de jogadores que chegam em busca de uma “nova chance” no competitivo mercado do futebol brasileiro – Patrick de Paula, Carlinhos, Yago Pikachu, Patrick e Alef Manga.
Com pequenas diferenças de um para outro, todos abraçaram o projeto azulino como alavanca para se reposicionar na carreira. Uns mais, outros menos.
Ao ser apresentado, o volante Patrick de Paula confirmou a expectativa de retomada aos 26 anos. Após começo fulminante no Palmeiras (SP), foi contratado pelo Botafogo (RJ) por R$ 33 milhões, um recorde à época. Não se estabilizou no clube carioca, foi cedido ao Estoril (Portugal) e agora retorna à Série A.
A rescisão antecipada de contrato com o clube português sinaliza a preocupação em se recolocar na vitrine. Nesse sentido, a euforia da torcida em torno do acesso do Leão foi decisiva para a escolha do clube.
Os muitos desafios vividos por Patrick de Paula no Botafogo (RJ) passam por uma sequência de lesões, responsável por afetar seu espaço no time e mexeu com a autoestima. O Remo surgiu como esperança de uma redenção quanto ao condicionamento físico.
No ano passado, o atacante Pedro Rocha foi o principal destaque individual do Remo e terminou a temporada como artilheiro da Série B, após um período de dificuldades no Criciúma (SC), um ano antes. O êxito de sua trajetória tem muito a ver com o trabalho de recuperação desenvolvido pelo NASP, que se tornou referência em medicina e fisiologia do esporte.
Outra aposta é o atacante Carlinhos, de 28 anos, emprestado pelo Flamengo (RJ), onde nunca conseguiu reproduzir a boa fase vivida no Nova Iguaçu (RJ). Em 2025, o centroavante disputou a Série A pelo Vitória (BA), com 4 gols em 23 jogos. Deixou o clube sob uma saraivada de críticas da torcida. O Remo surgiu como oportunidade de renascimento.
A primeira aquisição para a temporada foi Alef Manga, caso típico de jogador que luta para reconquistar espaço. Na entrevista de apresentação, definiu a vinda para o Leão como uma “oportunidade única”.
Aos 31 anos, Manga foi do céu ao inferno nos últimos anos. Ele está voltando à Série A depois de 3 anos de ausência – a última passagem foi pelo Coritiba (PR), em 2023. A carreira entrou em declínio após ser condenado e suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por envolvimento no esquema de manipulação de resultados.
Patrick, meia pertencente ao Santos (SP), é outro que chega a fim de acertar o passo no Remo. Ele disputou a temporada de 2025 pelo Athletico (PR), mas não teria espaço no time santista e resolveu aceitar a proposta azulina.
No ano passado, foram 41 jogos, 28 como titular. Os números são bons – 87% de acerto nos passes, com 2 assistências e 23 passes decisivos, 32 interceptações, 85 desarmes e 131 bolas recuperadas, com aproveitamento de 55% nos duelos individuais.
Teve boas passagens por Internacional (RS), São Paulo (SP) e Atlético (MG), quando se transferiu para o Santos (SP), onde curiosamente só foi titular em 1 jogo.
Além dos citados, há o caso especialíssimo de Yago Pikachu, já na fase madura da carreira, mas ainda motivado a encarar desafios. Referência no elenco azulino pela experiência e qualidade, o meia-atacante vai lutar para conquistar o torcedor e superar o ano ruim do Fortaleza (CE).
Um leque de aspirações individuais que o Remo pode transformar em consistente ação coletiva.
Blog do Gerson Nogueira, 12/01/2026



NASP,oficina para recuperar lata velha…….
Então, estou vendo q o Remo está contratando inúmeros volantes: já temos contratados PKP, Patrick, Zé do Japão…além de termos o Cantillo, o Grego, Pavani e Jaderson…e ainda tem notícias q o Remo tá tentando a contratação do Yago Felipe, Fábio alguma coisa do Sport, um Argentino do Platense e Zé Wellington…Nao é muito volante não??. Já tem o suficiente, o que precisamos era um atacante velocista pela esquerda para chegar e ser titular, um pelo direita para ser reserva do Hernandez e pp, um meia armador q não temos nenhum….estranho seria o Lucas Lima ou um outro…acho q essas posições é q faltam ao Remo e não entupir o meio de Volantes
A maioria deles pode exercer mais de uma função em campo.
Não espere repetição de escalação com o técnico Osorio no comando, pois ele gosta de variar bastante!