Mais de 3 décadas depois, o Remo saiu da fila e, de forma emocionante, garantiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro! O feito histórico veio com a vitória de virada por 3 a 1 sobre o Goiás (GO), com direito a gol de Pedro Rocha, que encerrou a temporada como artilheiro Série B, com 15 gols. João Pedro fez os outros 2 gols.
Remo e Goiás (GO) começaram a partida de forma tensa, apostando em muitas trocas de passes e lançamentos longos. Um lá e cá acelerado, à espera de qualquer vacilo. Nesse jogo de paciência que se desenhava nos minutos iniciais, o time visitante levou a melhor.
A defesa azulina se fechou na pequena área, a bola acabou sobrando na intermediária e Willean Lepo finalizou com tranquilidade, abrindo o placar logo aos 6 minutos.
O gol provocou um silêncio constrangedor nas arquibancadas do Mangueirão. Era difícil acreditar!
Mesmo assim, a resposta do Remo não veio à altura. Aos 14 minutos, Sávio cobrou escanteio na área e Panagiotis desviou com perigo. A partir desse momento, a figura do goleiro Tadeu passou a pesar, não apenas pelas defesas, mas também pelas quedas constantes. A cada intervenção, o arqueiro permanecia no chão por quase 2 minutos, retardando o reinício do jogo. Só no primeiro tempo, o goleiro ganhou vários minutos sem qualquer advertência do árbitro Raphael Klaus (SP).
Até os 30 minutos, a melhor chance azulina veio com Kayky Almeida, que arriscou de fora da área e quase deixou tudo igual.
À essa altura, o Remo já não seguia mais o esquema tático inicial e Panagiotis avançou para o ataque. Aos 35 minutos, Klaus cabeceou com firmeza, mas Tadeu fez boa defesa.
Nos minutos finais o Remo controlou as ações e coube ao atacante Pedro Rocha resolver de forma quase individual. Aos 48 minutos, ele recebeu passe na frente da área, limpou dois marcadores e mandou no ângulo de Tadeu, empatando a partida no fim da primeira etapa.
Na etapa final, o Remo voltou com uma mudança – Victor Cantillo saiu para a entrada de Giovanni Pavani. Nos primeiros minutos, nada mudou de forma evidente, exceto a festa inesperada nas arquibancadas quando o Cuiabá (MT) abriu vantagem sobre o Criciúma (SC), resultado que deixava o caminho aberto para o Remo, desde que vencesse o Goiás (GO).
Aos 14 minutos, Pedro Rocha quase marcou de cabeça, em lance em que os azulinos reclamaram toque de mão de Diego Caíto dentro da área, mas a arbitragem nada assinalou.
A redenção, porém, apareceu aos 18 minutos. Pedro Rocha avançou pela esquerda e bateu cruzado na área, encontrando João Pedro para desviar e marcar o gol que o Remo tanto precisava.
Com 2 a 1 no placar, o Leão colocava um pé na Série A. O duelo, então, ganhou contornos dramáticos. Do lado goiano, o técnico Fábio Carille fez 3 alterações de uma vez para tentar recolocar sua equipe no jogo.
A partir dos 30 minutos, a partida voltou a ferver. Em vez de recuar, o Remo manteve a postura ofensiva, enquanto o Goiás (GO) respondia com a mesma intensidade. Aos 34 minutos, os visitantes tiveram falta perigosa na entrada da área, e Gava soltou uma bomba defendida por Marcelo Rangel.
Pouco depois, veio a glória azulina! Pedro Rocha cruzou na medida e João Pedro subiu para ampliar, de cabeça, selando o 3 a 1 que o Remo precisava para cumprir sua missão.
A vantagem era mais do que suficiente para garantir o acesso. A partir daí, a torcida entrou em catarse. Entre lágrimas, orações e gritos, o Fenômeno Azul aguardou o apito final como quem espera um milagre. O “martírio” seguiu até os 51 minutos da etapa complementar, quando Raphael Klaus encerrou a partida e consagrou o Clube do Remo, que retorna à Série A com a grandeza que sua história exige.
O Remo encerrou a competição em 4º lugar, com 62 pontos, compondo o pelotão de acesso, ao lado de Chapecoense (SC), Athletico (PR) e Coritiba (PR), que terminou como campeão.
O Liberal.com, 23/11/2025



Como eu disse …Eu acredito…e estamos lá…agora é comemorar e mto. Dar Parabens a tds: aos jogadores q lutaram bravamente e foram no seu limite, a comissão técnica e medica q deram seu máximo, ao Gordiola, q fez tdo certo. E como o futebol é imprevisível e é mto apaixonante: o Nosso Salvador com 2 gols, q é mto ruim de bola diga-se de passagem e q não tava fazendo nada no jogo , foi lá e fez os 2 gols q botaram o Remo na A…Ahhhhh futebol, eu te amo. Agora é comemorar tdo hj, e amanhã já começar a pensar no projeto srtoe A pois o mesmo já começa em Janeiro. REMOOOOOOOOOOOO
Agora o Leão Azul precisa fincar permanencia na série A e não apenas visitante, muito dinheiro vai entrar nos cofres do clube e precisa ser bem administrado com contratacões de jogadores jovens, de ótima qualidade e que não estejam bichados. Vamos Leão levantar o protagonismo das tradições do mais querido e não descer de patamar jamais……
Desculpa amigo Otávio, mas acho q o modelo melhor para esse inicio na A é replicar o q o Mirassol usou e q no primeiro ano de A já tá na Libertadores. Tirando a diferença de Estrutura e Organizacao, o Mirassol mirou contratacoes de jogadores ja rodados na A , entre 29 e 32 anos, q estavam livres no mercado , q ja tinham jogados em clubes de ponta e q estavam escanteados por clubes de ponta…como ex , o Reinaldo ( LD)…hj ele é considerado um dis melhores do campeonato. Claro q, teria q estudar bem as contratacoes para ter o minimo de erro.,
Os maiores salários do Lanus, campeão da Sul-Americana, são compatíveis com a atual folha salarial do Remo na Série B.
Eu sempre acreditei no acesso, até o final, chorei, rezei pedindo e agradecendo, agora é só alegria, o meu amado Clube do Remo é série A!
Os jogadores foram guerreiros, o treinador Guto Ferreira é um grande comandante.
O Fenômeno Azul é torcida de série A.
A minha mãezinha Myrthes, a maior remista que já conheci, certamente está muito feliz lá no Céu. A nossa família remista é só alegria.
Obrigado a bondosa e milagrosa Nossa Senhora de Nazaré pela intercessão ao acesso do Clube do Remo!
Vitória histórica do Leão! Todos os jogadores honraram o manto azulino e meteram 3 na retranca do goiás! Que felicidade ser Clube do Remo!!!
É muito gratificante voltar a série A,eu estava com 12 anos quando o remo disputou em 93/94 ,jogos memoráveis quem não lembra de REMO 5 X 2 PORTUGUESA do craque dener,REMO 5 X 1 CRUZEIRO no Mineirão, essa torcida merece parabéns leão
Obrigado, Nossa Senhora de Nazaré.
agora é só Comemorar,
LEÃO AZUL.