A nutrição esportiva é de grande importância para o rendimento e performance do atleta de alto rendimento. No Clube do Remo, os atletas possuem uma equipe de profissionais da área nutritiva que realizam o acompanhamento diário de alimentação balanceada e suplementação adequada.
Toda a programação de alimentação é feita semanalmente, de acordo com a especificidade do treino. Para performar em alto nível, o atleta precisa de energia e isso é trabalhado de forma individualizada, sempre de acordo com as necessidades e especificidades do atleta, como posição idade, percentual de gordura, percentual de massa muscular.
“No treino pela manhã é iniciado o processo de montagem da suplementação e ela é montada de acordo com o tipo de treino. Recebemos a programação semanal e dentro desse cronograma tem o tipo de treino, a carga e a intensidade. Em cima disso é montado todo o protocolo de suplementação e colocado na geladeira dos atletas, após o pré-treino na academia”, explicou Pedro Bastos, coordenador de nutrição do Núcleo Azulino de Saúde e Performance (NASP).
Os jogadores realizam as refeições de acordo com a programação do treino que, normalmente, é pela manhã. Com isso, o café e o almoço são feitos dentro das dependências do clube, que possui cozinha e refeitório, onde são ofertados os alimentos necessários para os atletas.
“Os atletas realizam as refeições de acordo com o turno de treino. Pela manhã, ofertamos um café padrão de hotel, com ovos, pão de queijo e frutas, onde ofertamos substratos energéticos para que o atleta consiga desempenhar um bom rendimento no treino. O almoço é voltado para repor o glicogênio, que é a reposição de energia utilizada durante o treino, para acelerar o processo de recuperação. Trabalhamos com carboidratos e proteínas de alto valor biológico para suprir essa demanda energética que o atleta precisa”, explicou Pedro.
Site Oficial do Clube do Remo, 10/09/2025