O Remo emitiu uma nota nesta sexta-feira (21/11), para manifestar o descontentamento com a escalação do árbitro Raphael Claus para a partida válida pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, diante do Goiás (GO), que ocorre neste domingo (23/11), no Mangueirão, a partir das 16h30.
Na 6ª colocação, com 59 pontos, o time azulino luta pelo acesso à Série A em um confronto direto com o adversário goiano, atual 4º colocado.
O Leão solicitou à CBF “esclarecimentos sobre os critérios de designação do árbitro e demais membros da equipe de arbitragem para esta partida, com vistas a assegurar total imparcialidade, independência e conformidade com o regulamento”.
“Em sua trajetória, o árbitro possui histórico de péssimas arbitragens que já prejudicaram os resultados esportivos do Clube do Remo, inclusive graves prejuízos no passado recente”, dizia um trecho da nota do Remo.
Raphael Claus apitou 2 partidas “recentes” do Remo. Em 2022, esteve presente no jogo da volta da 3ª fase da Copa do Brasil, que terminou na vitória do Cruzeiro (MG) por 1 a 0, resultado que levou o confronto para os pênaltis. A equipe mineira levou a melhor e passou de fase.
No ano anterior, apitou o jogo entre Remo e Confiança (SE), pela última rodada da Série B. Esse jogo poderia rebaixar o Leão – e foi o que ocorreu. Nessa partida, o time e a torcida azulina ficaram na bronca após Claus anular um gol marcado pelo atacante Neto Pessoa, logo no começo do segundo tempo. O árbitro viu um toque de mão do jogador remista. A vitória evitaria o rebaixamento do time paraense.
Confira a nota na íntegra:
O Clube do Remo vem a público manifestar sua discordância e preocupação em relação à escalação do árbitro Raphael Claus para a partida válida pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, frente ao Goiás (GO), marcada para este domingo (23/11), no Mangueirão.
Em sua trajetória, o árbitro possui histórico de péssimas arbitragens que já prejudicaram os resultados esportivos do Clube do Remo, inclusive graves prejuízos no passado recente.
Considerando o histórico dessa designação e o momento decisivo que o clube atravessa, com a disputa direta por acesso à Série A, entendemos que a transparência e a segurança da arbitragem são fatores essenciais para garantir a lisura da competição.
Solicitamos formalmente à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio dos canais competentes, esclarecimentos sobre os critérios de designação do árbitro e demais membros da equipe de arbitragem para esta partida, com vistas a assegurar total imparcialidade, independência e conformidade com o regulamento.
Reafirmamos que o Clube do Remo seguirá firme na defesa dos seus interesses e direitos, estando preparado para atuar conforme as normas que regem o futebol profissional, garantindo que a partida ocorra em ambiente justo e equilibrado, tanto para o clube quanto para seus torcedores.
Convocamos nossa torcida para, com calma e urbanidade, lutarmos bravamente garantindo apoio à equipe em campo, mantendo o respeito aos adversários, à arbitragem e todos os agentes da partida, dentro do espírito que sempre nortearam os valores do clube.
Contamos com o comprometimento de todos os envolvidos para que o espetáculo esportivo seja realizado de forma justa, competitiva respeitosa, honrando a grandeza e tradição do Clube do Remo.
Globo Esporte.com, 21/11/2025


