O Remo apresentou oficialmente, na tarde desta quarta-feira (16/07), seus mais recentes reforços para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro – o zagueiro paraense Kawan, emprestado pelo Botafogo (RJ), e o volante Nathan Camargo, que pertence ao Red Bull Bragantino (SP) e vinha atuando pelo Guarani (SP) na Série C.
Os dois jogadores já treinam com o grupo e estão à disposição do técnico para a partida contra o Novorizontino (SP), nesta quinta-feira (17/07), às 21h35, no Mangueirão, pela 17ª rodada da competição.
Com 25 pontos e ocupando a 5ª colocação da tabela, o Leão vem surpreendendo na temporada e se consolidou na briga pelo acesso à Série A. A equipe tem aproveitado a janela de transferências para reforçar o elenco, que já havia recebido o volante colombiano Victor Cantillo e o lateral-direito Nathan Santos, além de estar quase fechado com o atacante uruguaio Diego Hernandez, também do Botafogo (RJ). Agora, com Kawan e Nathan Camargo, o time ganha novas opções em setores importantes.
Natural de Belém, o zagueiro Kawan, de 22 anos, retorna à sua cidade natal em um momento oportuno para o clube, que tem desfalques na defesa. Klaus, com concussão cerebral, e Reynaldo, com lesão muscular, seguem fora. Regularizado no Boletim Informativo Diário (BID), Kawan pode fazer sua estreia já contra o Novorizontino (SP).
“Na hora, deu aquele frio na barriga, voltar para casa, para a cidade onde nasci e cresci. Foi uma decisão muito fácil de tomar, conheço a grandeza do Clube do Remo”, disse o zagueiro, durante sua apresentação.
Kawan começou no futsal do Paysandu, passou pela base do Remo no campo e depois seguiu carreira no Paraná (PR). Chegou ao Botafogo (RJ) em 2022, onde disputou 65 partidas entre os times Sub-20 e Sub-23. No início deste ano, ganhou espaço no time alternativo que disputou o Campeonato Carioca, com 5 jogos, sendo 4 como titular. Foi emprestado ao Juventude (RS), mas teve poucas chances por lá.
“Há 7 anos, estava no Mangueirão vendo o elenco do profissional jogar, pensava que um dia ia ser eu ali. Hoje estou aqui podendo realizar o que tinha como meta”, afirmou.
“Vai ser disputa sadia, mas que o dia a dia vai ser muita entrega. O torcedor pode esperar isso de mim”, prometeu o defensor, que destacou suas principais características.
“Sou um zagueiro que tem uma boa construção, que tem um bom duelo aéreo, bom mano a mano”, afirmou o jogador, que tem contrato com o Botafogo (RJ) até o final de 2026 e vem por empréstimo para o Remo até o fim da Série B.

Com apenas 19 anos, Nathan Camargo chega ao Baenão com bagagem considerável para a idade. Revelado pelo RB Bragantino (SP), o volante estreou profissionalmente aos 16 anos e, apesar de ter enfrentado uma grave lesão no joelho em 2023, voltou com destaque no fim da temporada seguinte. Em 2025, disputou 17 jogos pelo Guarani (SP), sendo 10 pelo Campeonato Paulista e 7 pela Série C.
“Sou um cara que gosta muito de guerrear, vencer duelo”, definiu.
“Por mais que eu seja jovem, tenho a total capacidade de ajudar o Remo a alcançar todos os objetivos da temporada. Estou pronto para poder ajudar. Creio que o jogador que gera a oportunidade, vamos trabalhar no dia a dia”, comentou.
As chegadas de Kawan e Nathan fazem parte do plano da diretoria azulina de manter o elenco competitivo para o returno da Série B. O técnico António Oliveira ganha novas alternativas em setores que vinham exigindo atenção, especialmente a zaga, afetada por lesões, e o meio-campo, que exige intensidade e profundidade de elenco para uma campanha longa.
O Liberal.com, 16/07/2025
Senhor Antônio Oliveira já que não gosta de ser chamado de professor pelo amor de Deus tira esse Pedro Castro e nem Felipe Vizeu no segundo tempo cadê aquele jogador que veio do Santa Rosa acredito que ele joga mais que esse Vizeu por que não dás uma chance pro cara tá esquecido aí pelo Baenão. Queremos que faça só o simples SENHOR!!!! Entra com cantilho no lugar desse Pedro Castro. Queremos que tú faça só o simples.