O Remo apresentou o primeiro jogador grego na história do clube nesta quinta-feira (11/09). O meia Panagiotis Tachtsidis está na sua primeira passagem por uma equipe sul-americana e, ao lado de um tradutor, afirmou que foi “fácil” aceitar a proposta do Leão, devido ao projeto que foi apresentado.
“Depois de todas essas grandes voltas que dei na Europa, depois de Roma (Itália), Torino (Itália), Olympiacos (Grécia), Nottingham (Inglaterra). Jogo para vencer, gosto de ir para a Europa ganhar campeonatos, para estar em alto nível. Nesta fase, você sente falta, você quer isso. Vejo esse projeto aqui no Remo, no Brasil, que todos os clubes falam comigo, me ajudam, que o Remo quer vencer, quer ir para a Série A, então foi fácil para mim aceitar esse desafio para minha carreira”, disse.
Panagiotis estreou como profissional no AEK (Grécia), na temporada 2007/2008, quando jogou com o meia brasileiro Rivaldo, multicampeão no futebol grego, o que facilitou ao atleta entender a língua portuguesa e conhecer o “jeitinho brasileiro” de jogar futebol.
“Na Europa, joguei com muitos jogadores brasileiros. Eles têm uma técnica muito boa, são muito bons individualmente e acho que a diferença da Europa para o Brasil, é que na Europa é mais tático e aqui é mais individual. Então, aqui você pode ver muitos jogadores que são muito bons em duelos, em dribles. Acho que essa é a diferença”, apontou.
O meia ainda comentou que não teve influência de amigos brasileiros para atuar no país. Apesar de conhecer vários, o meia grego afirmou que nem precisou perguntar como é o futebol no Brasil, porque acredita no projeto do Remo.
“Tenho amigos que jogam aqui no Brasil, mas não perguntei, porque gosto do projeto do Remo. Então, quis vir para o Brasil e ver com meus olhos para entender. Não queria (falar com os amigos), porque talvez esses jogadores me dissessem ‘não, não vai para lá, não é legal, não é bom’, mas não sou assim. Quis vir para cá, aceito o desafio. Venho aqui para ajudar o time”, concluiu.
O atleta já está com o nome no BID da CBF e pode ser uma das opções ao treinador António Oliveira para os próximos duelos da Série B do Brasileirão.
Globo Esporte.com, 11/09/2025