A última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, disputada neste domingo (07/12), reconfigurou o mapa do futebol no Brasil.
A principal divisão nacional será disputada no ano que vem por 6 clubes paulistas, 4 cariocas, 2 mineiros, 2 gaúchos, 2 paranaenses, 2 baianos, 1 catarinense e 1 paraense – não há representantes do futebol do Centro-Oeste.
Do futebol da parte superior do mapa brasileiro, somente o Remo, do Norte, e a dupla Ba-Vi, do Nordeste. A honrosa presença do Leão é também a confirmação de que a elite da bola tende a ficar ainda mais restritiva com a queda de 3 nordestinos – Ceará (CE), Fortaleza (CE) e Sport (PE).
Aliás, o rebaixamento do trio foi uma das piores notícias para o futebol do Nordeste nos últimos anos e aumentou a responsabilidade e o tamanho do desafio para o clube paraense, que terá pela frente uma competição tecnicamente bem mais difícil do que as 3 últimas edições.
Restando 50 dias para o início do campeonato, redobrou a necessidade de montar um elenco azulino forte para resistir às exigências da principal divisão nacional.
Blog do Gerson Nogueira, 08/12/2025


