Rodolfo Cirino – Foto: Divulgação
Rodolfo Cirino – Foto: Divulgação

Quando o Campeonato Paraense de 2025 retornará após ser suspenso? Essa é a pergunta que todos os torcedores fazem neste momento. Alvos da polêmica, Capitão Poço, Tuna, Clube do Remo e Bragantino perderam pontos devido à escalação irregular de atletas de 20 anos sem contrato profissional.

O processo foi julgamento pela 3ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) e um novo julgamento será realizado, podendo ser ainda nesta semana, ou somente na próxima – dependendo do recurso do Leão, único que ainda não se manifestou sobre o caso.

“Na quarta-feira (12/03), o Capitão Poço apresentou o recurso voluntário, que é contra a decisão da 3ª Comissão, que ocasionou na perda de pontos do clube. Agora, será marcado um novo julgamento para avaliar a questão da ilegalidade ou não dos jogadores. A Tuna entrou com o recurso voluntário na quinta-feira (13/03) e o Bragantino se manifestou dizendo que não vai apresentar recurso, tendo em vista que entende que a punição é correta”, informou o presidente do TJD-PA, Rodolfo Cirino.

“O Clube do Remo tem o prazo até esta quarta-feira (19/03) para entrar com esse recurso. Se fizerem isso até esta data-limite, devemos marcar o julgamento para o dia 24/03. Agora, caso entre até esta terça-feira (18/03), acredito que a gente consiga fazer este julgamento na sexta-feira (21/03)”, completou.

“Dependendo da decisão, a competição pode retornar. Estamos no aguardo do Clube do Remo”, destacou.

Com tantos recursos e interesses distintos entre os clubes, provavelmente, tudo irá para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ou seja, o Campeonato Paraense de 2025 está longe de ser retomado. Para Cirino, a história caminha para o fim, mas está um pouco longe de terminar.

“As equipes foram julgadas por uma comissão composta por 5 auditores. Neste primeiro julgamento, cabe recurso para uma 2ª instância, que seria no Pleno do Tribunal, composta por 9 membros, que podem rever a decisão da 3ª Comissão. Acredito que, dependendo da decisão do Pleno, creio que terá recurso no STJD, no Rio de Janeiro, porque a equipe que se sentir prejudicada pode recorrer à uma instância superior, que seria a última. É um direito”, comentou.

“Ficamos apreensivo, pois queremos a retomada do campeonato, mas acredito que, após a decisão do Pleno do Pará, vão buscar o STJD”, finalizou.

Diário Online, 17/03/2025

7 COMENTÁRIOS

  1. AS EQUIPES JA PERDERAM OS PONTOS, ESPERAR O QUE PRA RECOMEÇAR, PIOR CAMPEONATO DO BRASIL OU DO MUNDO, VERGONHA VERGONHA TJD-PA, É SO INTERRESE.

  2. Esse nosso campeonato paraense já deveria ter sido extinto, até porque não serve pra nada é sim só pra enganar os trouxe que vão aos estádios prá verem uns bandos dê jogadorzinho andando em campo, mais tem gente que gosta de ser enganado.

  3. Vergonhoso o que TJD fez com o campeonato paraense. Quando o Remo questionou o número de atletas estrangeiros no campeonato, eles não aceitaram pq diziam que a lei maior da CBF já autoriza. Agora com os atletas amadores não está no regulamento do campeonato paraense, mas a lei maior autoriza. Então pq a lei da CBF valeu para o Paissandu mas não valeu para os outros???

    • Por isso que o Remo não vai discutir com o TJD, vai apenas cumprir os ritos processuais para poder levar até o STJD.

  4. Vergonha esse campeonato paraense essa equipe sabem que estão regular e federação paraense também sabem que os jogadores estão em regular no campeonato só acho dê fazer essa palhaçada no final do campeonato

Comments are closed.