A penúltima rodada da Série B de 2025 promete mexer com as emoções de todas as partes da tabela de classificação. Com jogos iniciando nesta sexta-feira (14/11) até domingo (16/11), a 37ª rodada pode definir o campeão, 3 acessos e os últimos 2 rebaixados para a Série C.
Veja os jogos da 37ª rodada da Série B:
Sexta-feira (14/11) – 20h
Paysandu × Amazonas – Curuzu, Belém-PA
Sábado (15/11) – 16h30
Coritiba-PR × Athletic-MG – Couto Pereira, Curitiba-PR
Atlético-GO × Operário-PR – Antônio Accioly, Goiânia-GO
Avaí-SC × Remo – Ressacada, Florianópolis-SC
CRB-AL × Vila Nova-GO – Rei Pelé, Maceió-AL
Volta Redonda-RJ × Chapecoense-SC – Raulino de Oliveira, Volta Redonda-RJ
Domingo (16/11) – 16h30
Goiás-GO × Novorizontino-SP – Hailé Pinheiro, Goiânia-GO
Criciúma-SC × Botafogo-SP – Heriberto Hülse, Criciúma-SC
América-MG × Cuiabá-MT – Independência, Belo Horizonte-MG
Ferroviária-SP × Athletico-PR – Fonte Luminosa, Araraquara-SP
O Coritiba (PR) pode garantir duas glórias na penúltima rodada da Série B. Enfrentando o Athletic (MG), que tenta escapar do Z4, o time paranaense garante o acesso antecipado com um empate e pode ser campeão com uma vitória simples.
Se for derrotado, permanece com 64 pontos e precisa torcer e fazer contas com tropeços dos concorrentes na luta direta pelo acesso, casos de Athletico (PR), Remo, Chapecoense (SC), Criciúma (SC), além de Goiás (GO) e Novorizontino (SP), que se enfrentam em confronto direto.
Athletico (PR) e Remo, ambos com 59 pontos, estão em uma situação parecida na rodada, tendo a possibilidade de subir de forma antecipada. Para isso, precisam vencer Ferroviária (SC) e Avaí (SC), respectivamente, além de torcer por derrotas de Chapecoense (SC) e Criciúma (SC).
Atual 4ª colocada, a Chapecoense (SC) pode encaminhar o acesso ao final da 37ª rodada. Jogando fora de casa, a equipe precisa vencer o já rebaixado Volta Redonda (RJ) para chegar dependendo só de si no último jogo.
Fora do G4, o Criciúma (SC) está na 5ª colocação, com os mesmos 58 pontos da Chapecoense (SC), mas uma vitória a menos (16 a 17), joga no domingo, depois do rival catarinense e dos remistas, torcendo para tropeços de um dos adversários. Caso isso aconteça, uma vitória diante do Botafogo (SP), no estádio Heriberto Hülse, deixaria eles dependendo só de si na última rodada.
O duelo entre Goiás (GO) e Novorizontino (SP) faz com que o vencedor do confronto se mantenha firme na luta pelo acesso na última rodada e pode até ficar entre os 4 primeiros, caso ocorram 2 tropeços de equipes acima na classificação. Por outro lado, a equipe derrotada vai dar adeus ao sonho de disputar a Série A em 2026.
Atual 8º colocado, com 53 pontos, o CRB (AL) tem chances remotas. Para subir, os alagoanos precisam vencer Vila Nova (GO) e Novorizontino (SP), nas 2 últimas rodadas, além de uma combinação de resultados, com 4 destes cenários: – 2 derrotas do Athletico (PR), mas ainda vai decidir no saldo; ou 2 derrotas do Remo; ou 2 derrotas da Chapecoense (SC), sendo que se empatar uma, ainda vai para o saldo; ou Criciúma (SC) e Goiás (GO) somarem no máximo mais 1 ponto; ou Novorizontino (SP) somar no máximo 2 pontos.
Briga pelo acesso e título:
1 – Coritiba-PR – 64 pontos (18 vitórias)
2 – Athletico-PR – 59 pontos (17 vitórias, saldo 8)
3 – Remo – 59 pontos (15 vitórias, saldo 12)
4 – Chapecoense-SC – 58 pontos (17 vitórias)
5 – Criciúma-SC – 58 pontos (15 vitórias, saldo 13)
6 – Goiás-GO – 58 pontos (15 vitórias, saldo 6)
7 – Novorizontino-SP – 57 pontos (14 vitórias, saldo 9)
8 – CRB-AL – 53 pontos (15 vitórias, saldo 6)
Luta contra o rebaixamento:
14 – Operário-PR – 44 pontos (11 vitórias, saldo -5)
15 – Botafogo-SP – 41 pontos (10 vitórias, saldo -18)
16 – Athletic-MG – 40 pontos (11 vitórias, saldo -11)
17 – Ferroviária-SP – 40 pontos (8 vitórias, saldo -7)
18 – Amazonas-AM – 35 pontos (8 vitórias, saldo -16)
Rebaixados – Volta Redonda-RJ e Paysandu
Em situação mais complicada no Z4, o Amazonas (AM) precisa obrigatoriamente vencer o Paysandu, em Belém, para seguir sonhando com a permanência. Porém, a conta é complexa, já que a distância para o 16º é de 5 pontos. Além da vitória fora de casa, a equipe amazonense torce por derrotas de Ferroviária (SP), Athletic (MG) e Botafogo (SP).
Sob comando do auxiliar Daniel Azambuja, que assumiu a vaga do dispensado Claudinei Oliveira, a Ferroviária (SP) recebe o Athletico (PR) e precisa pontuar para seguir lutando contra o rebaixamento. Se vencer, torce para tropeços de Athletic (MG) e/ou Botafogo (SP) para escapar da zona. Caso perca, pode ser rebaixada matematicamente se os 2 adversários acima na tabela vencerem seus jogos.
O Athletic (MG) depende só de si para não ser rebaixado, mas terá uma missão indigesta, já que encara o líder Coritiba (PR), em um estádio Couto Pereira lotado. Porém, caso vença fora de casa, o time mineiro segue fora do Z4 e pode eliminar qualquer possibilidade de queda se a Ferroviária (SP) perder.
Com 1 ponto a mais que Athletic (MG) e Ferroviária (SP), o Botafogo (SP) vem de 2 vitórias em confrontos diretos contra Amazonas (AM) e Volta Redonda (RJ), mas desta vez, medirá forças contra o Criciúma (SC), 5º colocado, fora de casa. Caso conquiste a 3ª vitória, pode escapar do rebaixamento nesta rodada, contando com tropeço da Ferroviária (SP).
Ainda com chances matemáticas de rebaixamento, o Operário (PR) se livra de qualquer risco se vencer o Atlético (GO), fora de casa. O empate não resolveria a vida do time paranaense, mas um tropeço da Ferroviária (SP) ou derrota do Athletic (MG) bastam para espantar de vez a Série C.
Lembra deles?
Os únicos times não citados foram Cuiabá (MT), em 11º lugar, com 50 pontos, e América (MG), 13º, com 45. Sem possibilidades de subir ou cair, a dupla cumpre tabela nas rodadas finais, começando pelo confronto direto na Arena Independência. Os mineiros, que se livraram da chance de queda ao vencer a Chapecoense (SC), fora de casa, recebe o adversário mato-grossense, que ficou sem chances de acesso a 3 rodadas.
Globo Esporte.com, 14/11/2025


