Na literatura policial inglesa, o culpado é sempre o mordomo. Para o torcedor remista mais inflexível, o culpado pelas oscilações do time tem nome e sobrenome – António Oliveira!
Ele não é perdoado nem mesmo pelas falhas individuais grosseiras que impediram a vitória em Goiânia (GO) e contribuíram para o revés em casa contra a Ferroviária (SP).
Jogadores erram à beça, mas são sempre perdoados. Pior ainda, o acúmulo de erros em campo só desaba sobre as costas do treinador.
Porém, isso não é exclusividade do Remo. Ocorre em todos os times e em todas as Séries do Campeonato Brasileiro. O torcedor é extremamente rigoroso no julgamento dos técnicos, mas costuma “passar pano” para barbeiragens de jogadores.
No caso de Pedro Rocha, cabe uma explicação. Ele perde “trocentas” chances de gol, mas já marcou 10 vezes e é o principal artilheiro do Leão e da Série B. Quando falha, é criticado, mas seus méritos falam mais alto.
Enquanto isso, o técnico paga caro pelos tropeços azulinos, motivados pelas lambanças defensivas e pelos gols que o time deixa de marcar. Ou podem ser atribuídos ao treinador os erros crassos cometidos pelo jovem zagueiro Kayky, que assinou a parceria no gol do Avaí (SC) e foi participante direto nos 2 gols da Ferroviária (SP)?
É claro que existem alguns pontos que devem ser cobrados do treinador. A ausência de um modelo de jogo que permita ao Remo se impor como mandante, evitando sofrer nas mãos de adversários bem organizados.
Outro detalhe de responsabilidade direta de Oliveira é a montagem do time e as trocas durante os jogos. Diante da equipe paulista, quando vários titulares sofreram os efeitos do curto intervalo em relação ao jogo contra o Goiás (GO), faltou lançar mão de atletas que estavam descansados.
O volante Jaderson, que não atuou em Goiânia (GO), deveria ter entrado de cara. Outro volante, Pedro Castro, que jogou apenas por alguns minutos, também podia ter sido escalado para compor o meio-campo. Marcelinho, Nathan Camargo, Freitas, PH e Felipe Vizeu também estavam disponíveis.
Como o desgaste era previsível, o técnico optou por mandar a campo praticamente o mesmo time que havia atuado 3 dias antes, uma opção temerária que terminou por afetar o desempenho geral da equipe.
Blog do Gerson Nogueira, 04/08/2025
Caso Oliveira tivesse optado pelas mudanças e o Remo vencesse teríamos teoricamente os novos titulares e se o Leão não vencesse o técnico Oliveira seria chamado de burro porque não escalou os titulares. Ninguém tem bola de cristal todos nós temos um pouco de técnico, no meu entendimento eu começaria com Rafael Castro na Zaga no lugar de Kayky e PH ou Vizeu no lugar de Pedro Rocha. Eu deixaria o Rocha para o segundo tempo. Porém nada de afirmar que daria certo cada técnico tem sua visão.
Com todo respeito ao Gerson Nogueira. Acredito q ele não tem estado no jogos do Remo. A Torcida não passa pano em nem um jogador. No jogo contra a Ferroviária Pedro Rocha foi xingado. Sávio e Kayky sempre vaiados ao pegar na bola. Só pra citar como exemplo.
É culpa do treinador sim. Ele q escala e ele quem substitui. Tirou o Natan da lateral no jogo passado que era o melhor jogador em campo. Não colocou o Jaderson em Goiânia e só o colocou contra a Ferroviária quando o time tava com 10 em campo. Sem falar na insistência com o Janderson. O PH só jogou 10 minutos na série até o momento. Nós vimos o PH jogar contra os grandes do Belém no Parazão. Não tremeu! Não será contra times fracos como a Ferroviária q irá tremer.
O nosso capitalismo, é neo, para ontem. Desconhecemos o plantar, crescer e colher. O futebol é coletivo, mas o nosso, é individual, valorizamos o individualismo e não o coletivo. Damos mais importância para a grife, sem se importar se cai bem ou nao. Lembram do fuar que foi a chegada do cabeleira, Ramos, chegando de helicóptero, Muriqui, Caça rato, Ytalo, até o Riba, causou alvoroço e mais recente, o leilão de Viseu e Kardec. O azar do Antônio, foi o Sport, técnico das oropa, fuar. De tudo, nós somos os verdadeiros culpados, valorizamos os de foras, não temos e nem queremos criar estrutura para Kadu, Jonilson, Gutti, PH, Ronald, queremos que nasçam prontos e de preferência comendo pouco. Fico me perguntando, para que a torcida quer tanto que o Remo suba para A, se não tem estrutura para fazer uma Série C e B descente, já sei, é para esfregar nos mucurentos, não importa se vai dá vexame ou não, é o espírito da Griff, sabe aquela do cavalo, quanto maior melhor, fazer o quê, tem quem goste, acho. Esse é o espírito do torcedor, maioria, do Remo, não busca o melhoramento continuo, mas a fama
Ou o Remo dá a volta por cima ou o Remo dá a volta por cima, começando a vestir calças e puxando 3 pontos em jogos fora de casa, porque aqui como mandante. DESDE A ÉPOCA DO PAULISTA E ATÉ HOJE, NÃO EXISTE PLANO B, que é o jogo de posse de bola e ataque ao adversário, bando de burros que n sabem dominar um jogo como mandante Vs. adversário fraquíssimo, só sabem PLANO A, se defender e defender, depois contra-atacar… time com 1 plano de jogo só, não sobe!!!
O jovem zagueiro Kaique tem de ser sacado imediatamente, é o terceiro gol que levamos por culpa diretamente desse jogador, ou ele anda deitando na rede de alguém de bagagem do clube do Remo,moleque frouxo,parece que tem vermes.
Concordo. Se fosse um da base do Remo ja teria sido tirado do time e negociado com outro clube. Zagueiro fraco. Se olha na fisionomia dele durante o jogo e se tem a impressão que ele está desligado de tal maneira que parece jogar um treino ou uma pelada. Não tem garra, vibração, concentração. Parece que joga com sono. É uma displicência absurda. Até entrou bem nos primeiros jogos que participou, mas depois ficou muito lerdo e foi sim o responsável pelos gols, um contra o Avaí e os dois contra a Ferroviária. Claro que nesse último jogo, não se pode isentar o Marrony, que desperdiçou três oportunidades de gol e é muito bom com a bola no pé, mas para fazer gol parece que é ruim nas finalizações.
Ele e culpado por nao ter tirado esse zagueirinho fraco no intervalo da partida ! Manda esse kaike p casa do karalho
Nada a ver seu Gerson…já falei aqui q a culpa tem q ser dividida entre Treinador, jogadores e Diretoria. E eu queria ter ” trezentos” Pedro Rocha, q perdessem ” trocentas” chances mais fizessem os gols tb…os outros pensem as mesmas “trocentas” chances e não fazem os gols. Além do mais, da responsabilidade do treinador está atribuir um modelo de jogo compatível oom o plantel q tem em mãos, o q ele detonou qdo chegou…Armar a ozena principal, ao qual ele tb não acerta ….e fazer substituições adequadas para melhorar o time o q ele não sabe fazer. E só para terminar: o time tem um preparo físico ruim, e depois de uma derrota vergonha hora para um time mto fraco na zona de rebaixamento q é a Ferroviária, de brinde os jogadores ainda ganham 2 DIAS de FOLGA….2 DIAS DE FOLGA!!!!, Tá de sacanagem… era para lês estarem é treinado e aprimorando a parte fisica
E CLARO QUE É POIS É O TÉCNICO QUE ARMA O ESQUEMA TÁTICO DO TIME, É ELE QUE SUBSTITUI E TUDO ISSO INTERFERE NO DESEMPENHO DO TIME PRA VITÓRIA OU PRA DERROTA ENTÃO ESTÁ SOBRE ELE TODA RESPONSABILIDADE DO BOM OU DO MAU DESEMPENHO DA EQUIPE DENTRO DE CAMPO…..
ZAGUEIRO KAIKE É MUITO FRANZINO, MAGRO E LENTO NÃO TEM CONDIÇÕS DE SER TITULAR NA ZAGA JÁ FALHOU VARIAS VEZES É SACAR ESSE JOGADOR SE NÃO VAI SE QUEIMAR DE VEZ.