O executivo de futebol Marcos Braz destacou os desafios do Remo no retorno à Série A do Brasileirão após 32 anos. Em entrevista nesta segunda-feira (08/12), o dirigente falou que pretende acertar contratações que estejam alinhadas com a realidade atual dos azulinos.
“Temos que partir do princípio que, 14 meses atrás, estávamos na Série C. Isso é muito! É um fator em que a gente tem que sempre botar dentro da atmosfera, porque quando você traz um jogador agora, com mais responsabilidade ainda a nível de Série A, você tem que fazer o convencimento através também da parte estrutural. Aí você também tem que ser honesto em falar as possibilidades do que teremos para frente e o que temos na atualidade”, disse.
Outra novidade com a qual o Leão terá que lidar na disputa da elite nacional do próximo ano, será a mudança no calendário do futebol brasileiro. Se em 2025, o Brasileirão começou no fim de março, em 2026 a bola rola a partir de 28/01. Braz detalhou como isso influencia nos objetivos do clube para a futura temporada.
“O Remo teve uma falta de sorte, que é a primeira vez em 40 anos que o Campeonato Brasileiro começa no dia 28/01. Já estou começando a acreditar que tudo no Remo é difícil! Isso é um fator muito complicado e não estou aqui botando nenhuma desculpa, vou trabalhar igual, resolver igual, mas é uma situação desconfortável que precisamos ter um elenco no dia 03/01 ou 04/01, para fazer uma pré-temporada e, no dia 28/01, estar estreando no Campeonato Brasileiro. No dia 25/01, estreia do Campeonato Paraense; no dia 18/01, final da Super Copa Grão-Pará. Temos que analisar e ajustar toda essa programação para que a gente veja o que é melhor para o Remo”, comentou.
Será uma temporada cheia de compromissos para o Remo, já que, como detalhado por Braz, o time entra em campo em diversas competições – Super Copa Grão-Pará, Campeonato Paraense, Copa Norte/Verde, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Questionado sobre o objetivo para a principal competição do clube em 2026, o executivo é direto.
“O objetivo claro do Remo para 2026 é a permanência na elite do futebol brasileiro. Às vezes, os torcedores ficam chateados, outras pessoas ficam chateadas, tem que ganhar o Campeonato Paraense, tem que ganhar a Super Copa Grão-Pará, ganhar a Copa Verde… Também quero ganhar! Passei minha vida no futebol ganhando, mas a gente também tem que ser responsável de fazer a comunicação correta e justa para que a gente não engane ninguém”, opinou.
Oficialmente, o Remo anunciou apenas a renovação de contrato do lateral-direito Marcelinho, mas outro nome que segue em 2026 é o goleiro Marcelo Rangel. O clube também conta com atletas de contrato mais longo, exemplo do volante Jaderson, ao mesmo tempo que segue ativo nos bastidores e no mercado para fechar novas renovações e contratações, incluindo a de um novo técnico.
Globo Esporte.com, 08/12/2025


