Marcos Braz e Diego Hernandez – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Marcos Braz e Diego Hernandez – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

O Remo completou a última janela de transferências da temporada do futebol brasileiro com um total de 13 contratados. As novas chegadas se somaram a outros 3 nomes que haviam reforçado a equipe no período anterior de contratações, quando a janela abriu rapidamente ainda em junho, antes da Copa do Mundo de Clubes.

Estas janelas já foram na gestão do executivo de futebol Marcos Braz, que substituiu Sérgio Papellin, atualmente no Fortaleza (CE).

Além da contratação de atletas, o Remo teve muitas saídas no elenco desde a chegada do novo dirigente. Considerando os 4 meses de trabalho, contando desde seu anúncio oficial, no dia 31/05, 13 jogadores deixaram o time azulino, entre empréstimos, rescisão e vendas.

É importante lembrar que, logo na primeira semana de trabalho, Marcos Braz precisou lidar com a saída inesperada do técnico Daniel Paulista, que deixou o Leão após a 10ª rodada da Série B do Brasileirão. Depois de ficar 12 dias sem um treinador, António Oliveira foi anunciado como comandante para a sequência do ano.

Apesar dos questionamentos ao trabalho do português, que esteve à frente da equipe em 12 jogos, com 3 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, aproveitamento de 41%, ele segue no cargo, contando com o apoio do executivo de futebol do clube.

Porém, em termos de elenco, Marcos Braz promoveu uma reformulação que envolveram a chegada de 16 jogadores e 13 saídas no mesmo período. Aliás, o executivo explicou em um podcast da TV oficial do clube como se deram as mexidas no grupo de jogadores.

“Se pegarmos o elenco que o Remo tem hoje e o de 90, 70 dias atrás, chegaram mais de 10 jogadores e saíram mais de 10 jogadores. Entraram mais de 10 jogadores com um ponto, não comprometendo de uma maneira considerável o orçamento e a parte financeira do Remo. A diretoria vem fazendo ajustes, tanto no elenco, tanto estrutural, com muita responsabilidade. Isso, às vezes, precisa de tempo”, disse.

Entre as saídas de jogadores, destaques para o lateral-direito Kadu, que foi emprestado ao Botafogo (RJ) com opção de compra, além do zagueiro Camutanga, que foi contra a vontade do clube, pois foi um pedido do Vitória (BA), dono dos direitos do jogador.

No ataque, Ytalo, que fez o gol do acesso para a Série B deste ano, foi liberado para acertar com o ABC (RN), enquanto que Felipe Vizeu, considerado uma das principais para a temporada, saiu em comum acordo. Por outro lado, Adailton, Maxwell e Matheus Davó foram vendidos e renderam cifras para o Remo.

Saídas do Remo na “era Braz”:

Laterais-direitos – Kadu e Thalys
Zagueiros – Ivan Alvariño, Camutanga e Rafael Castro
Volante – Daniel Cabral
Meia – Guty
Atacantes – Maxwell, Adailton, Felipe Vizeu, Gabryel Martins, Ytalo e Matheus Davó

Em meio as saídas, 16 jogadores foram contratados nos últimos 4 meses, sendo 13 deles chegando na janela recém-encerrada. Pelo menos 2 podem ser considerados titulares neste momento – o lateral-direito Nathan Santos e o atacante Marrony.

Outro nome que chegou neste período, que também frequentou o time titular, foi o volante Victor Cantillo, mas ele se recupera de lesão e não atua desde o dia 09/08, em jogo da 21ª rodada, contra o América (MG). Além dele, o zagueiro Kayky chegou a ser titular em 5 jogos, mas perdeu espaço e não atua desde a 20ª rodada, quando acabou falhando nos 2 gols na derrota diante da Ferroviária (SP), no Mangueirão.

Alguns outros contratados já atuaram e buscam mais espaço, casos de Freitas, Nathan Camargo, Nico Ferreira, Eduardo Melo e Diego Hernandez (este, titular nos 2 últimos jogos), ao mesmo tempo que os recém-chegados Tassano, Yago Ferreira e João Pedro ainda não estrearam. Anunciados no último dia 02/09, dia final da janela, o trio Jorge, Panagiotis Tachtsidis e Nathan Pescador devem estrear a partir da 26ª rodada.

O zagueiro Kawan, que chegou na janela do mundial de clubes, é um caso curioso, pois ainda não entrou em campo, sendo relacionado apenas 2 vezes, a última delas na 18ª rodada, no dia 24/07, quando o Remo enfrentou o Avaí (SC).

Chegadas do Remo na “era Braz”:

Lateral-direito – Nathan Santos
Zagueiros – Kayky, Kawan e Tassano
Lateral-esquerdo – Jorge
Volantes – Nathan Camargo, Victor Cantillo e Freitas
Meias – Yago Ferreira, Panagiotis Tachtsidis e Nathan Pescador
Atacantes – Marrony, Nico Ferreira, Diego Hernandez, Eduardo Melo e João Pedro

O Remo ocupa a 6ª colocação da Série B, com 35 pontos, a 4 pontos do G4, objetivo declarado do clube. Restam 14 rodadas para o fim da competição. O próximo compromisso azulino é nesta sexta-feira (05/09), às 17h (de Belém), contra o Amazonas (AM), fora de casa, pela 25ª rodada.

Globo Esporte.com, 04/09/2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui