O Remo voltou a vencer na Série B do Brasileirão após 3 jogos. Foi com grande estilo, aplicando uma goleada por 4 a 2 no CRB (AL), na noite deste domingo (28/09), pela 29ª rodada, no Mangueirão. A partida marcou a estreia do técnico Guto Ferreira no comando azulino.
Para o novo comandante do clube, a responsabilidade do primeiro resultado positivo do Leão em casa desde o primeiro turno, é toda dos jogadores do elenco remista.
“Só dizer que não fiz nada. Vou enfatizar, não fiz nada. Minha comissão fez praticamente nada, pouquíssimo. O mérito é todo deles, dos jogadores! O que a gente fez foi conversar com eles e mostrar para eles toda a força que eles têm. Talvez o posicionamento da equipe, conseguimos uma virada rápida, embora o segundo gol foi em um contra-ataque, porque o adversário acreditou muito que podia vir no volume de jogo contra a gente”, disse.
“Começamos o jogo tentando pressionar. Na hora que tomamos o gol, de imediato, mudamos a marcação da equipe. Saímos do 3-4-3 e passamos para o 4-4-2. Colocamos o Jaderson lá em cima, junto com o Eduardo (Melo), depois o João Pedro, para tirar o espaço dos jogadores, dos zagueiros, e tentar atrasar os passes, para que a gente pudesse tentar cortar as linhas de passe, antecipar as linhas. Foi aí que conseguimos as bolas, que gerou a jogada da falta, que gerou o gol e o contra-ataque”, apontou.
“No segundo tempo, novamente, várias situações como essa. Gerou 2 gols e mais uma ou duas oportunidades que poderia ter feito até o 5º (gol)”, comentou.
Para a sua estreia à frente do time azulino, Guto promoveu 6 alterações, sendo uma delas a entrada do lateral-esquerdo Jorge, que não atuava há um ano. O jogador atuou ao longo dos 90 minutos da partida e foi elogiado pelo técnico estreante da noite.
“O trabalho do Jorge, se ele conseguir jogar todas as partidas nesse nível, vai nos ajudar muito, muito. Não é pouco, não, é muito! Jorge foi uma das grandes promessas do futebol brasileiro, era um lateral cotado, foi de Seleções de base, cotado para a Seleção Olímpica, cotado até para a futura Seleção principal adulta. Só que teve muitas lesões, que acabaram atrapalhando todo o processo dele. Que bom que ele pôde nos ajudar! A gente trabalha sempre na expectativa, porque ele, mentalmente, a cada jogo que ele faz bem, ele cresce mentalmente, o esforço dele cresce, a confiança dele cresce e aí ele vai retomando”, afirmou.
“Para chegar em um nível altíssimo, ele tem que ter sequência de jogos. Então a gente tem que ter muito cuidado quando ele começar a acumular 2 ou 3 jogos em sequência, porque o corpo dele não está totalmente adaptado a isso, mas até lá, vamos ter Sávio, o próprio Alan (Rodriguez) já vai estar em uma condição melhor também. Daqui a pouco, a gente vai poder ter um lado esquerdo forte, independente de quem seja dentro da partida”, completou Guto.
“Fico feliz por ele, um jogador que buscava muito essa oportunidade de retomar. Agora, a gente tem que ter muito carinho para ir colocando as oportunidades de forma que ele consiga executar”, observou o técnico.
Após garantir uma importante vitória na corrida para seguir na luta pelo G4, o Remo terá um compromisso fora de casa, contra o Operário (PR). O adversário já está na mira do novo comandante azulino, que citou a postura que a equipe precisa ter para a sequência da competição, sem deixar de elogiar os torcedores azulinos presentes nas arquibancadas do Mangueirão.
“Não é fácil jogar lá (em Ponta Grossa-PR), mas temos que ir com esse espírito. Esse espírito que foi colocado aqui pelos jogadores em disputa. Estou assimilando o nome dessa torcida maravilhosa, cada uma tem seu apelido. É “Fenômeno” mesmo, porque é um fenômeno mesmo! É um fenômeno mesmo! Agradecer àqueles que estiveram aqui, que seguiram acreditando. Àqueles que não puderam estar, tenho certeza que todos eles vão seguir e uma grande massa vai seguir para os próximos jogos vindo para nos empurrar. Acho que disse, na apresentação, que o Remo nunca joga a sós dentro de casa. Essa torcida empurra mesmo. Agradecer, porque tomamos o gol e a torcida não botou o time para baixo. Ela seguiu empurrando e o resultado veio na sequência. É muito melhor quando a gente consegue participar da vitória, quando a torcida do Remo participa das vitórias”, encerrou.
O Remo volta a campo no domingo (05/10), em compromisso fora de casa. A equipe remista vai ao Sul do país encarar o Operário (PR), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR), a partir das 16h, pela 30ª rodada da Série B.
Globo Esporte.com, 28/09/2025
Muito boa estreia mais tem que mudar essa forma de jogar.
Apesar que o time não teve uma excelente apresentação mas jogou pra cima. Parou mais aquele recuo para tras que o time fazia feve mais atirude de ganhar, agora treinando jogadas e fazendo que os meias trabalhase vai ficar melhor. Guro fala para diequito jogar como ele sabe. Deixa elw livre para contruir
Aos poucos tem que melhorar a organização! Mas já evoluiu muito em relação ao que íamos em campo!
Estivemos muito bem.em campo,agora é manter essa pegada e evitar tomar gols ao final da partida,se tivesse um placar apertado,a coisa poderia complicar.Tem que parar de tomar gols no finalzinho das partidas,repito!!!!!
Quanta diferença de um treinador que sabe como se joga futebol para um ladrão português açougueiro de bacalhau, quanta demora para substitui-lo mas isso é comum no Remo. Com a vitória subimos 5 posições agora em sétimo lugar com 42 pontos. Manter a sequência de vitórias é caso de vida ou morte. A chama do acesso ainda fumega vamos alimenta-la jogando gasolina no fogo. Contra o Operário só interessa a vitória……
O Mérito é dos jogadores?, Sim, pq são eles q jogam…MAS…para mim, o mérito mesmo é do Gordiola. Esse senhor chegou e logo identificou o problema do LEAO. Igual fez o Paulista, viu q o REMO tem técnica limitada, preparo físico razoável,, estava totalmente desorganizado em um esquema de jogo inadequado e nao tem um meia armador. O q ele fez??, Compactos o time baixando as linhas e começando a marcar forte a partir do meio campo para qdo roubar a bola sair em contra-ataques rápidos com o Jetnadez e o Nico ( q nem são velocistas )….botou 3 homens marcadores no meio recuando o Luan para sair jogando como terceiro zagueiro…e fez os homens de frente marcar tb a partir do meio…..é só ver como 3 dos 4 gols foram feiros: em transição ofensiva rápida após recuperar bola na intermediaria defensiva. Mtos MERITOS para o GORDIOLA…faltam 2 pontos a nossa permanência, não vamos nos empolgar tto, comemorar sim, vamos ganhar esses pontos e aí sim, tentar o acessoal a A
O Guto sabe o que diz ele falou o que já comentei que os nossos jogadores são bons de bola e não dependem de técnico para vencer, eles apenas são indestrutíveis quando fazem o jogo coletivo, pois a soma de bons jogadores forma o Time campeão. Se o leão continuar jogando coletivamente vai terminar no G4, como exemplo temos o centroavante português, ele não é ganancioso e sabe escolher o jogador melhor posicionado para fazer o gol. Ele tem que jogar com muito equilíbrio porque quando descobrirem que ele é o principal armador de gols do Remo vão baixar o sarrafo nele.