Fenômeno Azul no Baenão – Foto: Cláudio Pinheiro (O Liberal)
Fenômeno Azul no Baenão – Foto: Cláudio Pinheiro (O Liberal)

O Campeonato Paraense terá um novo sistema de disputa a partir de 2026. Com jogos únicos nas quartas-de-final e semifinal, além de uma fase inicial com 2 grupos de 6 equipes, a competição deve iniciar entre os dias 23/01 e 25/01 e seguir até o dia 08/03. O formato foi definido em reunião nessa terça-feira (21/10), entre clubes e FPF.

Um dos pontos avaliados pela Federação Paraense de Futebol é em relação a um possível acesso do Remo à Série A do Campeonato Brasileiro. Atual 4º colocado na Série B, com 54 pontos, o Leão tem mais 5 jogos para manter a posição e subir para a elite do Brasileirão em 2026.

Caso isso aconteça, a FPF garantiu já ter um “plano B” para ajustar as datas do Campeonato Paraense, pois a Série A da próxima temporada está prevista para iniciar no dia 28/01, conforme o novo calendário de competições divulgado pela CBF em setembro.

“Claro que a gente precisa que o Remo concretize o acesso à Série A. Naturalmente, caso isso aconteça, vamos ter impactos diretos na competição (Parazão). A Série A começa no dia 28/01, é uma competição nacional e as datas se sobrepõe às competições estaduais”, disse Del Filho, Diretor de Competições da FPF.

Del explicou ainda que, conforme o planejamento do calendário, o Brasileirão vai utilizar somente as datas de meio de semana, enquanto os Estaduais serão jogados aos finais de semana. No entanto, ele destacou que, caso o Remo suba à Série A, há ainda uma mudança na entrada da equipe na Copa do Brasil, que iria acontecer somente na 5ª fase – quando os 20 clubes da Série A ingressarão na competição – e não mais na 1ª fase, como está previsto no momento.

“O calendário da CBF prevê que os Estaduais serão jogados aos finais de semana. Nesse caso, todas as datas que o Remo não estiver jogando (pela Série A), serão ocupadas pelo Campeonato Paraense. Se o Remo jogar a Série A, tem também a questão da Copa do Brasil, por causa de ranking. Vamos ter que fazer alguns ajustes por conta disso. Já fizemos este estudo mas, naturalmente, vamos esperar, porque muda se o Remo ficar na Série B ou subir à Série A”, comentou.

Del Filho informou ainda que a FPF já iniciou as conversas em torno da transmissão do Parazão 2026 e que a mudança na data de início do torneio é para possibilitar uma “margem” maior para as transmissões de TV.

“Discutimos com as equipes para o início da competição acontecer de 23/01 a 25/01. A Federação tem conversado com diferentes ‘players’ de transmissão, como foi feito ano passado. Queremos ter uma margem maior de datas para encaixar a maior quantidade de jogos televisionados”, afirmou.

Desde 2010, o Campeonato Paraense é transmitido, com exclusividade, pela TV Cultura, tanto na TV tradicional como pela internet, em seus canais no YouTube e Facebook. No entanto, neste ano, houve uma divisão nos direitos de transmissão da competição no meio digital, com a entrada do Canal do Benja, no YouTube, exibindo um jogo por rodada até a final.

Del Filho destacou ainda que o Parazão deve ser concluído no dia 08/03, conforme prevê o calendário de Competições da CBF. Porém, ele deixou em aberto a possibilidade de haver um prolongamento do campeonato, como aconteceu nos últimos anos.

“O desafio, de fato, é terminar a competição no dia 08/03, mas pode acontecer de prolongar um pouco mais”, finalizou.

Estado do Pará Online, 22/10/2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui