A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentará, nesta quinta-feira (18/09), às 10h, uma nova metodologia que servirá como “desafio” em competições com árbitro de vídeo (VAR). O evento será realizado em um hotel no Rio de Janeiro (RJ).
Chamado de “Football Video Support” (FVS), o método será utilizado, em caráter de teste, a partir da fase de quartas-de-final até a final da Copa do Brasil Feminina e na fase final da Copa Paulista Masculina.
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (17/09), a CBF destacou que foi convidada pela Fifa para participar do projeto-piloto de testes da tecnologia, que permite o acionamento do VAR como um “desafio”. Neste modelo, o responsável pela solicitação da análise do lance será o técnico de cada equipe, que poderá pedir até 2 revisões por partida.
Vale destacar que serão passíveis de desafio somente os lances já revisados atualmente pelo VAR, como cartão vermelho, gols, pênaltis e erro de identificação de jogador, que é quando um atleta é punido no lugar de outro.
Os atletas poderão solicitar ao seu treinador a revisão dos lances, mas somente o técnico terá permissão para pedir o desafio, que será feito a partir de um gesto e com a entrega de um “cartão de desafio” para o 4º árbitro.
Caso a decisão seja mantida, o técnico perde um dos desafios. Porém, se a decisão de campo for revertida, o treinador mantém a posse do seu cartão utilizado.
Convidada pela Fifa para participar das sessões de testes, a CBF terá que atender uma medida imposta pela entidade máxima do futebol para que a metodologia seja aplicada em outras competições no futuro.
A Fifa determina que o FVS seja testado em pelo menos 10 partidas em competições masculinas e femininas. O primeiro jogo em que a metodologia estará disponível será nas quartas-de-final da Copa do Brasil Feminina, cujos duelos serão sorteados na sexta-feira (19/09).
A CBF destaca que para garantir bons resultados nos testes da nova metodologia, os árbitros que estarão envolvidos em partidas com “desafios” estão passando por treinamentos com instrutores da CBF e instrutores on-line da Fifa desde segunda-feira (15/09). O período de treinamentos se estende até esta quinta-feira (18/09).
Itatiaia, 17/09/2025