Matheus Delgado Candançan (SP) – Foto: Thiago Ribeiro
Matheus Delgado Candançan (SP) – Foto: Thiago Ribeiro

O árbitro Matheus Delgado Candançan (Fifa/SP), escalado para o clássico entre Remo e Paysandu, marcado para esta terça-feira (14/10), pela 32ª rodada da Série B do Brasileirão, tem um pedido de suspensão protocolado por um Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), datado do último dia 08/10, por conta de lances na partida entre Juventude (RS) e Internacional (RS), pela 25ª rodada da Série A do Brasileirão.

Naquela partida, disputada no dia 27/09, que terminou empatada em 1 a 1, tanto o árbitro principal como Diego Pombo Lopez (Fifa/BA), responsável pelo VAR, foram alvo de reclamações do Juventude (RS). A queixa do time mandante foram em relação a dois lances, sendo o primeiro deles envolvendo o atacante Ênio, aos 29 minutos do segundo tempo, quando ele foi derrubado por Bruno Tabata dentro da área e o árbitro nada marcou. O VAR também não interferiu.

Outro caso citado na denúncia da Procuradoria é que a Comissão de Arbitragem também teria reconhecido que a falta de Victor Gabriel, do Internacional (RS), em Caíque, do Juventude (RS), seria para cartão vermelho e não apenas um amarelo, como foi a decisão do árbitro em campo.

A denúncia protocolada pela Procuradoria do STJD indica que Candançan relatou em súmula que “nada houve de anormal” no jogo. Porém, na semana seguinte, a Comissão Nacional de Arbitragem da CBF, em reunião realizada no dia 29/09, com representantes do Juventude (RS), teria admitido um erro grave de arbitragem na não marcação da penalidade máxima reclamada.

Tanto Candançan como Lopez foram denunciados no artigo 259, do CBJD, por “deixarem de observar regras da modalidade em lances notoriamente equivocados, como reconhecido pela Comissão de Arbitragem da CBF”.

Caso a denúncia seja aceita, os profissionais serão julgados no STJD em data a ser marcada. Se condenados, eles podem sofrer suspensão de 30 a 360 dias.

Mesmo com a denúncia protocolada no STJD, Candançan foi designado pela CBF para apitar o Re-Pa. Será a primeira vez do árbitro de 27 anos no clássico mais jogado do futebol mundial. Ele retorna a Belém após ter sido 4º árbitro na “Supercopa Rei” deste ano, disputada entre Botafogo (RJ) e Flamengo (RJ), no Mangueirão.

A equipe de arbitragem de campo no Re-Pa será composta ainda pelos auxiliares Daniel Paulo Ziolli (SP) e Evandro de Melo Lima (SP). O VAR ficará a cargo de Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ) e Luciano Roggenbaum (PR).

Globo Esporte.com, 10/10/2025

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui