Ao cobrar a falta e marcar o gol que garantiu a vitória de 3 a 2 sobre o Paysandu, nesta terça-feira (14/10), no Mangueirão, o atacante uruguaio Diego Hernandez entrou definitivamente para a galeria dos usuários da célebre camisa 33 do Remo, que foi lançada pela primeira vez há 11 anos, quando foi entregue ao meia Eduardo Ramos.
Pela importância da partida contra o time bicolor, o lance decisivo serviu para chamar atenção para o misticismo em torno da camisa 33.
Criada como um símbolo da histórica série de 33 jogos de invencibilidade sobre o rival, entre os anos de 1993 e 1997, foi destinada nesta temporada a 2 jogadores diferentes. Cabe dizer que o peso do significado da camisa nem sempre é suportado por quem a recebe.
O primeiro a vestir a 33 neste ano foi o atacante Felipe Vizeu, trazido com status de principal contratação. Após algumas partidas sem gols e colecionando vaias da torcida ao seu desempenho, ele desistiu da emblemática camisa e passou a usar a camisa 9.
Um dos últimos reforços a chegar ao Baenão, o uruguaio Diego Hernandez aceitou a missão de vestir a 33, consciente do significado afetivo para a torcida. Deu certo!
A forma como ele comemorou o gol sobre o maior rival, tirando a camisa e exibindo a numeração, deixa bem claro que a conexão se estabeleceu. Hernandez já havia feito isso na partida contra o CRB (AL), que marcou a estreia do técnico Guto Ferreira. Ao marcar o primeiro gol naquele jogo, ele fez o mesmo gesto, valorizando a importância da camisa, desfraldada como se fosse uma bandeira ou um estandarte.
O que se passa em relação à camisa 33 do Remo nada mais é do que a valorização prática de uma simbologia tão cara ao futebol. Para clubes e torcidas, histórias de conquistas e grandes feitos são reverenciadas, sempre na expectativa de que ajudem a inspirar novas vitórias.
Quis o destino que o gol do dramático triunfo sobre os bicolores traga a marca do lendário nº 33, inserindo-se na campanha pelo acesso à Série A.
Para a massa torcedora, isso é mais que uma simples coincidência, sem esquecer que o próximo jogo, contra o Athletic (MG), no sábado (18/10), vale pela rodada 33 da Série B e pode recolocar o Remo no G4 da competição.
Blog do Gerson Nogueira, 16/10/2025
Gostaria de ver o Pedro Rocha de 09 jogando junto com Diego hernandes e sacando esse João Pedro que não rende nada é menos um.
33 anos a idade que JESUS viveu neste mundo…