Jogadores remistas realizam atividade física – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Jogadores remistas realizam atividade física – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Dispensar jogadores aproveitáveis do elenco de 2023 – como o zagueiro Diego Ivo e os volantes Anderson Uchôa e Richard Franco – para começar a formação de um novo time do “zero”, foi um erro de planejamento que está custando caro ao Remo.

A decisão tomada pelo ex-técnico Ricardo Catalá não teria sido danosa se tivesse apontado substitutos à altura. Pelo contrário, 3 dos contratados já nem estão mais no clube – zagueiro Reniê, volante Daniel e meia Camilo.

O novo elenco começou sem referência e mal conduzido por Catalá. O atual comandante, Gustavo Morínigo, deu sinais de que corrigiria a rota, mas já não passa certeza.

Assim, o Remo vai enfrentando turbulências de uma construção sob pressão. A próxima rodada, contra o líder da competição, jogando na casa do adversário, pode trazer a paz ou infernizar o ambiente azulino. O segundo jogo na Série C já tem ares de decisão.

O Leão volta a campo neste sábado (27/04), a partir das 19h30, para enfrentar o Athletic (MG), na Arena Sicredi, em São João Del Rei (MG). O jogo é válido pela 2ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.

Reformulação

No início da década de 1990, o Palmeiras (SP), em parceria com a Parmalat, formou um super elenco com Rivaldo, Cafu, Roberto Carlos e companhia – nada – limitada. O clube teve o cuidado de pedir à sua torcida que tivesse paciência e não exigisse títulos naquele ano, porque o novo time precisaria de tempo para engrenar. Na prática, porém, aquele elenco começou ganhando tudo!

O Remo fez uma reforma mais drástica, mas trouxe jogadores com qualidade duvidosa e alimentou expectativas de conquistas imediatas. Chamou a pressão!

Casos de recomeço com sucesso imediato são exceções e esse processo em times de massa costuma ser traumático. Não adianta esperar compreensão da torcida. Agora é ter serenidade diante da pressão e achar soluções para dar a virada. Há elenco para isso!

Insatisfação

No Condel azulino há uma insatisfação reprimida. O grupo mais afoito não tem eco na mesa diretora e não consegue expressar suas cobranças. Até quando?

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 24/04/2024

29 COMENTÁRIOS

    • É OBVIO QUE ERROU, SERÃO 8 ANOS DE TRAGÉDIAS ADMINISTRATIVAS POR ELEMENTOS ANALFABETOS EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. QUEM É TONHÃO, NADA,NADA,NADA.

    • o trabalho de um jornalista, sobretudo do esporte, é um dos mais fáceis de ser executado. O joenalista se limita a olha o resultado do trabalho e depois dizer o que aconteceu. O cara falar com o Diego Ivo e que o Richard Franco deveriam permanecer no clube aí é demais. Tudo bem que o Uchôa talvez ainda pudesse render alguma coisa, apesar de nos últimos tempos ter ficado muito tempo no departamento médico, com esse problem no púbis crônico que ele tem.
      Se o Remo tivesse tivesse vencido a partida contra o Volta Redenda ele estaria fazendo um comentário totalmente oposto ao que fez hoje: “o Remo iniciou bem a série C. Venceu com autoridade e o resultado demonstra que a equipe está no caminho certo. Os novos reforços contratados se encaixaram no time a equipe apresenta evolução”.
      Só que o Remo não venceu, então fica fácil reprovar todo o trabalho desenvolvido.
      Não que eu esteja satisfeito com situação em a equipe está, mas sempre me pergunto quando vejo uma dessas críticas que não tem embasamento nenhum.
      No final do ano passado, todos diziam como correta a decisão de manter o Catalá como técnico. A contratação do Camilo também foi apontada como um acerto da diretoria. Trazer o Papelin se acreditava numa decisão arrojada, que profissionalisaria o clube.
      Mas aí a coisa não aconteceu como se esperava. Os resultado não vieram e aí aparece os maiores entendedores do futebol. Aqueles que não erram uma escalação. Que percebem o que está acontecendo de errado. Quem? Quem?: o jornalista.
      É claro, eles são perfeitos, depois que o jogo acaba.
      Se um dia eu chegasse a presidente do Remo, no início da temporada eu convidaria todos os jornalistas “especialistas” do futebol e pediria para que eles participasse do processo de formação do elenco para que, ao final da temporada, ele pudesse suas capacidades análiticas e se auto-detonarem.
      Se todos as diretorias formassem suas equipes de acordo com a opinião dos jornalistas, ao final do campeonato todos 20 equipes subiriam para a série B.

  1. Lá vem os apaixonados pelo Uchôa. Porra, o cara focou 3 temporadas tocando a bola pra trás, de lado. Agora o Remo tem um volante moderno, sabe marcar, lançar, chuta no gol, faz cobertura, agora, ele não pode bater o escanteio e correr pra cabecear, mas ele faria isso se pudesse.
    Remo apostou em 2 centro avante que não deram certo: um, fez ótima temporada em 2023, veio com credencial, mas nunca entrou em forma e pelo jeito não vai entrar. O outro era um contraponto mais jovem, forte, mas que vinha sem jogar e fazer gol (com histórico de perder gols, que se confirmou aqui até agora).
    Isso acontece. O técnico hoje faz o time jogar, o time cria, anos anteriores não criava, mas infelizmente não tem tido sorte com atacantes que façam gol.
    Pode ter um preço alto, mas isso não é exatamente falta de planejamento. Acho que o principal erro é ver que um setor não está dando certo e insistir com o mesmo jogador, ou jador improvisado. Aí está o ponto crucial dos resultados negativos.

    • Você disse tudo meu caro
      Entra ano e sai ano e o comportamento não muda na imprensa paraense. O elenco do Remo é bom, muito superior ao do ano passado, e quem trouxe os jogadores que aqui estão, não cometeram erros, talvez em duas ou três peças, que diga-se de passagem, é pouco para quem já contratou quase 30 jogadores.
      O que acontece de fato é que, jogadores como Ytalo, que ano passado foi vice artilheiro da Série B com um time limitadíssimo como o Sampaio Correia (hoje na C), não consegue entrar em forma física, e acaba tendo rendimento pífio como o que tem até agora, o que não representa erro de contratação, mas, mau desempenho do atleta. Isso se repete com outros atletas, contudo, não podemos deixar de citar a impaciência de torcidas de time grande como o Remo, além da lenha que alguns comentaristas esportivos da nossa cidade, que não entendem de futebol, colocam na fogueira que já está em brasa. Quer confirmar isso, basta escutar a Rádio Clube no programa da noite para vermos asneiras ditas por torcedores de rádio, que nem em estádio pisam, e comentaristas despreparados.
      Espero que o Remo ajuste o time, tenha paciência com o treinador, pois, é bom, como também, com os jogadores. Do contrário, veremos esses mesmos jogadores se destacando em outros times, consequência da impaciência.
      Vamos ter calma que o time é bom e vai acertar.
      Talvez, seja momento de desligar do elenco jogadores como Vidal, Renato, e mais uns dois, que não deixam expectativa de bom desempenho. O mais, vamos segurar o elenco, passar confiança e torcer que dê liga.
      Saudações azulinas.

    • Muito boa análise. O Remo tá bem armado, combativo e ofensivo, mas falta um homem-gol, alguém que descontrole a zaga adversária e balance a rede.

  2. Novamente o Remo está formando time com o campeonato em andamento. Que Merda! E ainda vem falar de Uchôa. Para com isso! Falta planejamento mesmo e sério e com antecedência. O Palmeiras, Seu Jornalista, tinha a Parmalat para bancar bons jogadores.

  3. Que bela visão companheiro , realmente devemos olhar o projeto , o time não está mal, infelizmente o momento tem sido incômodo , perdemos o jogo pela afobação do técnico em por três jogadores ainda não verdadeiramente entrosados com o time , prova que se não por erro do juiz em duas ocasião , e uma infelicidade do gol contra em um momento que o adversário caia pelas tabelas , nos escapou a vitória ou na menor das situações um empate , o time foi aguerrido , antes da chuva dominou amplamente aproximadamente 70 minutos da partida , tendo seu goleiro pouco acionado e o do adversário o herói e salvador do embate, então como primeiro jogo , e os últimos dois jogos do remo nos faltou sorte , vamos ver a atuação do time na próxima partida , tendo pela frente o líder e considerado o melhor da série c , esperar deste comentarista tás da rádio clube algo bom do remo , é pedir de mais , pois quando o remo ganha bem uma partida é por que o outro não jogou nada , e o Paysandu mesmo perdendo , não tem problema o que importa é pontuar. Kkk é uma piada.

  4. O erro de planejamento foi justamente ter entregue a “chave” do Futebol e contratações ao Catalã só pq ele tirou o Remo de ser rebaixado no ano passado. A contratação do Pepelin foi um acerto, mas não sei até q ponto ele montou o time juntô com o Catalã. Porém, e acho q foi outro erro de planejamento , disseram q iriam criar um departamento de scout e desempenho para auxiliar e minimizar os erros de contratações…..pelo jeito isso não existiu, pois , só para citar os exs q o colega Gilmess botou: Ribamar, jogador q estava na reserva e com histórico de perder gols….o Ytalo, q apesar de artilheiro da B no ano passado, é um jogador já com idade , com pouco preparo e pesado em q o time do Sampaio jogava para ele…outro, o Kevin, da terceira divisao japonesa….duvido q um dep. De scout bom indicaria esses jogadores. Enfim, é o q temos agora e é com esse elenco q temos q vencer….o técnico eu acho bom, mas ele é teimoso…tem q ser. Ais humilde, reconhecer erros e corrigi-los. Eu acredito.

  5. Uchoa tinha que ter ficado mesmo. Ele e o Janderson no meio era o ideal. Até o Leonan no DM joga mais que Nattan e raimar juntos. Precisa de um LD pq Talys é muito fraco. Tem muita carniça no elenco atual.Essa imundície do Ícaro me faz raiva

  6. É CLARO QUE OS GRUPOS DOS AFOITOS NÃO TEM ECO, FÁBIO BENTES-TONHÃO SE APOSSARAM DA DIREÇÃO DO CLUBE DO REMO E NÃO HÁ QUEM TIREM ESTES INCOMPETENTES…

  7. Cadê o Kanu? Faz gol de cabeça, chuta bem… se a bola chegar pra ele lá na área, como tem chegado pro Ribamar… ele normalmente dá trabalho pra defesa adversária. Não vi o Kanu perder tanto gol como os outros dois perdem! Nem o Ronald… o Ronald salvou o Remo cntra a Mukura! O Kanu é mais jovem, tem vontade de se firmar no Leão, e o principal: não está “rezado de morte pra perder gol” como os outros dois parecem estar. Meu Deus… ILUMINAI A CABEÇA DO PARAGUAIO! O Kanu não teve uma só chance com ele.

  8. Mais uma certeza escritor, tô gostando, a insatisfação é de longas datas, não adianta pedir paciencia, ela foi esgotada a anos atrás, o Remo caiu para série C faltando nove partidas ou seis, não recordo, para fazer nove pontos, e o inacreditável aconteceu, nao fez nem a metade, os erros continuam, jogadores vem e vao, não há como formar um time vencedor, além disso, a base fica de fora, tenho certeza que a torcida ia ficar mais paciente se o clube investisse na base, tantos times investem e colhem frutos, esse Remo contrata jogadores “velhos” de 100 mil para ficar no banco, que desperdício, jogadores vem “bichados” parece centro de recuperacao, é incrível tamanha falta de conhecimento em gestao. Portanto, invistam na prata da casa, treinam esses “moleques” a exaustao para se aprimorarem em finalizacao e passes com dois toques na bola, cobranca de faltas, paguem um salario melhor, será que é tão dificil praticar isso? na verdade, vejo tudo isso como falta de interesse, porque se tivesse uma base boa, contratava poucos jogadores de valor alto no mercado, em vez de 20, apenas cinco e bons para somarem com a molecada, aí a torcida assistiria os jogos com gosto e pagava com amor ingressos.

  9. O remo tem que mandar logo embora esse tal de Italo e esse tal de Ribamar aposto que se o Kanu estivesse no ataque do remo pelo a metade desses gols perdidos por estes dois incompetentes ele fazia

  10. Boa tarde eu sempre falei isso.para todos que eu conheço o mal desses clube aqui do Pará é não aproveitar as categorias de base do clube.tem jogadores bom de bola.sabe jogar e não dão chances preferem ir buscar lá fora jogadores bichados que estão encostado a meses sem jogar.acho que tem uma máfia dentro do clube do remo.alguem tá ganhando dinheiro com essas contratações absurdas.boa tarde

  11. Se pelo menos 1/3 dos gols q foram perdidos nestes últimos jogos , o Remo seria finalista da Copa Verde e campeão paraense. Elenco tem bons valores individuais. Técnico tem boa vontade, as X acho q o clube tem muita falta de sorte também.
    Exemplo este último jogo, fôlego..

  12. No final da história, o Ferreira está certo. Catalá resolveu desmanchar completamente o elenco anterior e “criar” um novo time a sua imagem e semelhança. Deu com os burros n’água! São jogadores de péssima qualidade, como os horrorosos Nathan, Ribamar, Pavani, Kelvin, Ligger, Marco Antonio, todos pavorosos. Catalá, depois de botar areia na paçoca, levou um pé no traseiro e o técnico paraguaio chegou, mas também não é lá grande coisa…ou seja, péssimo planejamento, péssimo elenco, comissão técnica de qualidade duvidosa. Tudo somado, receita pára o fracasso. Série D, aí vamos nós! E como tudo o que é péssimo pode ferrar de vez, as dívidas acabaram…mas, não acabaram! Eis que voltamos a conviver com bloqueios de receita. Sinistro, muito sinistro, o futuro do Leão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui