Camilo – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Camilo – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Depois do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil é a competição mais importante da temporada para o Clube do Remo. Se a Série C é um projeto a longo prazo, com a possibilidade de subir para a Série B e mudar de patamar em todos os sentidos, a Copa do Brasil é uma solução imediata por causa de um retorno financeiro totalmente fora da realidade local.

A possibilidade de disputar o título é tão remota que beira o impossível, mas chegar nas fases mais adiantes é possível e garantem uma boa grana na conta. Só por participar do torneio, o Leão faturou uma cota de R$ 787,5 mil. Se passar para a 2ª fase, os cofres azulinos terão um acréscimo de mais R$ 945 mil.

O adversário da fase inicial é o Porto Velho (RO), em partida que começa às 16h30 (horário de Belém). O torcedor azulino poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo Prime Vídeo. Clique aqui para experimentar grátis por 30 dias.

Por mais que alguns torcedores coloquem em xeque o trabalho que vem sendo feito até aqui pelo técnico Ricardo Catalá, entre os azulinos é inadmissível que o Remo não volte com a classificação da capital rondoniense e os motivos são muitos.

Por mais que o começo da temporada seja errático, a diferença técnica é enorme a favor do Leão. Isso sem falar da vantagem de garantir a vaga até com um empate nesse confronto de jogo único. A diferença é tão grande inclusive quanto ao ritmo. Enquanto o Remo vai para sua 6ª partida no ano, será a 1ª vez que o Porto Velho (RO) vai entrar em campo nesta temporada, já que o início do Estadual foi adiado 2 vezes.

Sem falar na tradição que os remistas possuem na Copa do Brasil. O Remo tem 32 participações na competição, com 106 jogos, 40 vitórias, 27 empates e 39 derrotas. Foram 141 gols marcados e 150 sofridos, em toda sua história. Em 1991, o Leão conseguiu a melhor campanha de um representante da região Norte, quando chegou até a semifinal, caindo apenas para o Criciúma (SC) do técnico Luiz Felipe Scolari, que viria a ser o campeão daquela edição.

Entre os azulinos, o discurso é de foco total na busca pela vaga. O meia-atacante Felipinho garantiu que todos dentro do elenco sabem da importância da competição para o clube.

“Estamos encarando cada partida com muita seriedade e a estreia na Copa do Brasil é mais um desafio importante. Sabemos da importância de garantir a classificação e vamos entrar em campo focados e determinados”, disse.

“O Porto Velho (RO) é um adversário que merece nosso respeito. Precisamos manter a concentração e buscar impor nosso ritmo desde o início. Estamos trabalhando para fazer uma boa apresentação e sair de campo com a vaga na próxima fase”, completou.

Pelo lado rondonienses, um dos principais destaques é o meia Marco Goiano, que vestiu a camisa azulina na Série C de 2016. Não será a primeira vez que o jogador de 37 anos enfrenta seu ex-clube, já que ele também defendeu o Bragantino no Campeonato Paraense de 2020. Pelo Remo, Marco Goiano atuou em 14 partidas e marcou 3 gols.

Antes da viagem à capital rondoniense, o técnico Ricardo Catalá falou sobre o favoritismo do Remo e a vantagem que tem de jogar por dois resultados.

“Temos o empate a nosso favor, mas você vai jogar em um campo que não conhece. Você vai jogar à tarde, em um ambiente provavelmente quente. Vamos jogar para vencer, porque essa é a nossa exigência e a do nosso torcedor”, disse.

“Obviamente, se no final do jogo a gente precisar administrar algum resultado, vamos pensar na vantagem”, completou.

Entre os jogadores, há a consciência da importância do jogo para todos dentro do Baenão.

“É uma competição importante para o clube, para todos nós, de jogadores e torcedores. A gente espera fazer um grande jogo e trazer a classificação para a Belém”, comentou o zagueiro Reniê, que falou sobre as características de jogar na região Norte, com a expectativa de calor forte em Porto Velho (RO).

“Jogar aqui é diferente. A gente tem se adaptado. Pelo tempo em que estamos aqui, a gente já vem conseguindo essa adaptação. A gente espera que ao longo do campeonato, a cada dia que passa, a gente fique mais preparado e adaptado ao clima”, declarou.

É possível que o Remo entre em campo com dois homens de marcação – os volantes Renato Alves e Henrique Vigia – para dar mais segurança ao meio-campo e mais liberdade para que o meia Camilo seja o principal articulador das jogadas da equipe.

“É claro que o torcedor sempre espera a melhor performance e a gente está em busca disso. Queremos passar confiança também ao torcedor, para que ele confie em nosso jogo, na nossa equipe”, afirmou o camisa 10.

“Continuamos trabalhando com serenidade, trabalhando duro para que a gente possa obter esse desempenho melhor e junto com as vitórias”, completou Camilo.

O meia lembrou que ele e os companheiros têm pouquíssimas informações sobre o adversário, que vai estrear apenas hoje na temporada 2024, por isso a necessidade de todos estarem preparados para tudo o que possa ocorrer dentro da partida. A saída foi tentar buscar informações individuais dos atletas, estudar bem todos os jogadores do Porto Velho (RO) para se precaver por causa da importância da Copa do Brasil.

“É um desafio importantíssimo para todos nós e para o clube. O Remo vem chegando nas competições todo ano, então a gente espera se classificar e ir o mais longe possível na Copa do Brasil. Sabemos como é a competição, que tem logo de cara um jogo muito decisivo, então é importante nos classificarmos para assim continuarmos na disputa. É um jogo decisivo onde você não pode cometer erros. Então, temos que minimizar os erros para que a gente possa sair daqui classificado”, finalizou.

Diário do Pará, 20/02/2024

3 COMENTÁRIOS

  1. O salário mensal dele (Camilo) paga a folha do mês do time do Porto Velho. Remo sendo remo, fazendo a torcida sofrer ano após ano.

  2. Sou muito remista! Mas egua da zica que não termina ptqp.Traz esse goleiro do Porto Velho nosso goleiro e fraco e nanico karalho .traz o zagueiro deles também q tem 2 metros p ver se agente não toma mas gols de bola para,esse zagueiro do Remo uma vergonha caiu de cara no gramado sorte q o cara perdeu o gol

Comments are closed.