Ribamar – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Ribamar – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Emerson Carioca, atual reserva de Carlinhos no Nova Iguaçu (RJ), era o “Ribamar” do Remo em 2019. Muito esforçado, ajudava muito na primeira marcação, mas perdia muitos gols, sendo muito contestado pela torcida. Quando se lesionou, o time perdeu consistência e entrou em uma sequência de maus resultados.

No time atual, Ribamar contribui muito na marcação, sobretudo no “perde/pressiona”. É um “peão tático” de Gustavo Morínigo!

Ribamar tem a vitalidade física que falta a Ytalo, enquanto Ytalo tem a capacidade técnica para fazer gols que falta a Ribamar.

Como o time não está com resistência física para alta competitividade, Morínigo ignora as contestações e investe no seu “peão” como elemento de compensação, apesar dos gols perdidos.

O jogo é cada dia mais construído na saída de bola. Daí a importância da combatividade imediata, sobretudo quando o time não tem tanta solidez nas linhas de marcação. O ideal, porém, é ter atacantes decisivos no desarme e nas finalizações.

No futebol de intensidade, em todos os espaços do campo, os atletas são tão importantes na produção sem bola quanto no que fazem com ela. Em média, passam apenas um 90 segundos em contato com a bola durante os 90 minutos da partida.

Como o rival bicolor está com bom rendimento físico, Hélio dos Anjos prefere poupar o atacante Nicolas de maior combatividade. O próprio técnico fez essa afirmação, deixando claro que os colegas marcam pelo artilheiro.

Se pudesse, Gustavo Morínigo faria o mesmo por Ytalo, mas os colegas ainda não estão em condições de dar essa compensação. Pelo contrário, precisam da bravura de Ribamar.

Outra versão

Além de Emerson Carioca, em 2019, o Remo teve outra versão de Ribamar. Foi Roberto Tadielo, atacante que o técnico Paulinho de Almeida transformou em volante no time semifinalista da Copa do Brasil, em 1991.

Evolução

Para os azulinos que não se conformam em ver Ytalo no banco e Ribamar no time titular, é importante entender que essa é uma situação circunstancial. O Leão vai evoluir na resistência física e ganhar consistência, mas isso é uma projeção para a Série C.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 05/04/2024

10 COMENTÁRIOS

  1. PQP…essa reportagem é o q vermos dizendo há séculos….agora, o jogo só se ganha com gols, se é para ter um corredor , contrata maratonistas ao invés de jogador de futebol…
    E aí , uma pergunta q não quer calar e q essa reportagem não falou ( ou não quis falar ): Kd o Kanu???, qdo foi dado uma chance para ele lá atrás no lugar do Riba..tático.. mar, ele foi e fez gol, e correu. Pq nao bota o garoto para jogar???..KD O KANU?????????

  2. Entendi, mas o que não dá para entender, é jogador não ter senso critico. Olha o Ribamar, vigor fisico, mas refinamento no acabamento quase zero, sera que essa turma não olha as criticas e não tem curiosidade de saber se tem algum fundo de verdade, cara, é se olhar a imagem do jogo, sera que essa turma nao tem interesse em melhorar, que coisa.

  3. Jogador lutador,prende os defesas em seu campo,precisa treinar finalização;é aguerrido e dá porrada em zagueiros,gosto de seu estilo,o problema está nas finalizações!!

    • Eu também acho um bom jogador. Altamente útil para o Remo. Já expressei minha opinião aqui nesse espaço. No último jogo contra o payssandu a saída de Jaderson e Ribamar fizeram o payssandu pressionar o Remo. Com a saída Jaderson o Remo perdeu a marcação no meio, os lançamentos e a força e garra do Jaderson. Com a saída do Ribamar a força do ataque do Remo acabou. O Ribamar briga com os zagueiros, ganha deles, faz o pivô passando para os pontas ou quem vem de trás e ainda aparece bem para finalização. Acho, sem dúvidas, que vale a pena insistir com esse jogador pois pior que perder gols é não criar oportunidades de gol, porque criando se tem a chance de fazer, ao passo que não criando, é óbvio que a chance não existe. O Ytalo entrou e foi uma nulidade, o zagueiros do payssandu, de grande porte, matavam a bola no peito e saiam jogando. A bola não demorava no ataque do Remo, logo voltava logo e passava mais tempo no campo de defesa do Remo. Foi nítido isso. Não estou dizendo que o Ytalo não é bom jogador, digo que deve ser usado em jogos que o Remo conseguir pressionar o adversário no ataque. Acho que na série C virão muitos adversários para jogar na defesa, embaixo. O jogo contra o payssandu, como foi, não era jogo para o Ytalo. Concordo que se quisesse tirar o Ribamar, como tiraram, o jogo era mais, na substituição, para o Kanu, pela estatura e juventude.

    • Qualquer dia Riba desencanta. É um desbravador. Um bandeira te. Ele vai aprender finalizar. Todos nós temos capricho. Aí seus críticos vão pensar: era mesmo, né?!

  4. Para jogo valendo 3 pontos o Ribamar é muito mais últil.
    Para jogo de confraternização de fim de ano eu optaria pelo Ycaro.
    Mas temos a opção do Kanu. Não entendo o pq de não ir nem no banco de reservas.

  5. Concordo com vc Vicente, qto a parte tatica, mas o cara é Centroavante…se o problema dele é justamente o ganha pao do centroavante q é a finalizacao, então ele tá jogando na posição errada….vai jogar de Volante ou Zagueiro .

  6. O treinador e seus auxiliares, deveriam buscar uma forma de adequar o Ribamar a melhor posição para finalizar, como ele é canhoto, vindo da posição da direita para o meio,para ficar na posição exata para chutar, lembro do que ele fez no baenão contra o Amazonas, ele tem 26 anos, treinando todos os dias ele aprende com certeza!
    Outra coisa, seria a psicólogia , no caso uma boa conversa, sobre buscar traquilidade no . momento da finalização, e também poderia algum lhe orientar a respiração antes de liberar o chute, o fisiculturista entende o estou falando!

Comments are closed.