Remo 3×1 Trem-AP (Kanu e Kelvin) – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Remo 3×1 Trem-AP (Kanu e Kelvin) – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

A utilização de jogadores jovens no elenco principal das equipes do futebol paraense é uma pauta constante. Seja com a esperança de revelar novos atletas, com a expectativa de retorno financeiro futuro, ou mesmo para preencher lacunas no elenco principal. No caso do Remo, o ano de 2024 vem sendo de destaque para as pratas da casa.

Com a chegada de Gustavo Morínigo, a base ganhou ainda mais protagonismo, com 3 dos 6 gols que o time marcou nas 2 partidas com o novo treinador. O atacante Felipinho foi responsável por 2 gols e 1 assistência, o centroavante Kanu marcou 1 gol e o volante Henrique Vigia se consolidou como titular na posição.

A passagem das categorias inferiores até o profissional é responsabilidade de Paulinho Araújo, diretor da base azulina, que explicou o caminho para o sucesso da base na atual temporada.

“A transição está muito boa. As conversas com todos os treinadores foram boas, como agora, com o treinador recém-chegado. Tivemos uma conversa muito proveitosa sobre a categoria de base. Ele está levando bastante jogadores para treinar junto ao profissional”, contou.

Na atual temporada, 6 jogadores do elenco profissional são considerados pratas da casa, ou seja, oriundos de categorias inferiores e que foram subindo até chegar ao profissional – o zagueiro Jonilson, o lateral-direito Kadu, o volante Henrique e os atacantes Felipinho, Kanu e Ronald.

Ligado ao trabalho com a base no Remo desde o fim de 2012, Paulinho Araújo ressaltou como é feito o trabalho de captação dos jovens. Os azulinos vêm se destacando nas categorias de base, com conquistas no Parazão Sub-17 (2021) e do bicampeonato no Sub-20 (2021 e 2022), além de boas participações desta última categoria na Copa São Paulo de 2023, com chegada até a 3ª fase, e na Copa do Brasil Sub-20, quando chegou às quartas-de-final.

“Felipinho chegou aqui na base, vindo do futsal, aos 14 anos. Jogou o Sub-15 em 2018 e foi campeão. De lá para cá, monitoramos todos os atletas que a gente acha possível subir e, junto com as comissões que já passaram pelo profissional, discutimos e colocamos nosso posicionamento e nossa observação. Foi assim com todos os jogadores que estão lá. Henrique, Jonilson, Felipinho, Kanu, Kadu, todos esses achamos que serviriam para jogar no profissional”, afirmou.

O diretor de base destacou a importância da diretoria do Leão, citando nominalmente as figuras do executivo Sérgio Papellin, o presidente Antônio Carlos Teixeira e o vice-presidente Glauber Gonçalves, que assumiram a gestão de futebol do clube na atual temporada.

“Papellin é um cidadão excepcional. Está em conversações diariamente com a gente. Então, acho que o Remo nunca esteve tão bem nessa interlocução entre base e profissional. O presidente Tonhão e o nosso vice-presidente Glauber dão toda a assistência que precisamos e vamos juntos, base e profissional, se Deus quiser, rumo a Série B”, encerrou.

O Remo segue a temporada com os jovens no elenco, nas disputas do Campeonato Paraense, Copa Verde e Série C do Brasileirão. O próximo compromisso é no sábado (17/03), no jogo de volta das quartas-de-final, contra o Santa Rosa, no Baenão, a partir das 17h.

Globo Esporte.com, 11/03/2024

10 COMENTÁRIOS

  1. O time não tem trazer jogador de fora tem muito jogador bom da base os jogadores que o time precisa estão na base, e o preparo físico tem que melhorar o time tem que jogar mais rápido

  2. KANU ERA PRA SER TITULAR ABSOLUTO NO ATAQUE NO ENTANTO RIBAMAR PÉSSIMO JOGADOR TECNICAMENTE É O TITULAR, ESPERO QUE O TREINADOR MUDE ISTO.

  3. Jonilson,este jovem zagueiro tem tudo para ser titular desta equipe;Kanu também.Temos bons jogadores de base a serem aproveitados!!

  4. Como perguntar não ofende, gostaria de saber onde andam Guty e Greco. Vi esses dois jovens jogando na copinha de 2023, quando o Remo teve sua melhor participação, e, no meu pouco entendimento, achei que eles sabem jogar futebol.

  5. Então…Isso nos já falávamos há mto tempo…anos, de que deveriam se mesclar jogadores da Base com os de “fora”….já deveria ser feito isso anos atrás.
    Hj, temos 2 jogadores titulares q é da base e ajudam mto o Remo; Vigia e Felipinho..eu já falava isso lá atrás tb e arrisco dizer q se derem chance ao Kanu em sequência de jogos , com o o nível dos nossos atacantes: Riba..nuilo.. mar é Yta..poste..lo, ele tb vira titular….isso sem contar com os outros q estão na espera: Gutty, Jonilson, Kadu ( machucado), Grecco.

  6. Remo 100% o artigo não mencionou o Gutty, o Ricardinho, o Grecco…o q aconteceu com essas crias?
    E tb é vdd que o Remo não tem mais contrato com o Jonilson e agora ele é jogador do Santa Rosa?? E q ele saiu de graça?

  7. Muito difícil um time vingar somente com jogadores vindos diretamente da base. Você usar a experiência de contratações com a juventude da base, principalmente quando vem do banco é a fórmula ideal. Já falei aqui em várias situações, por mim metade do elenco deveria ser formado por jogadores “locais” da base ou mesmo destaques de outros times paraenses, isto potencializaria vantagens de um clima quente e úmido. Mas tudo com moderação e preparação

Comments are closed.