Fenômeno Azul
Fenômeno Azul

Com o fim do período de inscrições de chapas para a eleição que escolherá o novo presidente do Remo, que será realizada em 12/11, se intensifica o período de campanha dos 4 candidatos – Antônio Carlos Teixeira, pela situação; e Jader Gardeline, Marco Antônio Pina e Renan Bezerra, pela oposição.

Como qualquer outro pleito, os postulantes ao principal cargo do Leão terão que escutar os anseios dos votantes, além de manter um contato estreito com o torcedor.

“Ficam falando que o clube está bem, mas o principal é o futebol. De que adianta ficar tudo bonito e o time ficar feio?”, comentou o torcedor Alfredo Abdias, 51 anos.

O futebol é cobrança de 10 entre 10 azulinos e por mais que os avanços estruturais sejam reconhecidos e comemorados, no fim das contas, o desempenho em campo acaba se sobressaindo sobre os demais assuntos.

“Se voltar para a Série B, tudo fica mais fácil. Se o Remo está conseguindo essas coisas, até com Centro de Treinamento, imagina com os resultados da Série B? Até para montar um time mais forte seria mais fácil”, observou Luiz Alfredo Maia, 30 anos.

O fato do maior rival ter conquistado o acesso com investimentos recentes menores em estrutura deixa o remista mais “injuriado”. Porém, alguns pontos são reconhecidos, em especial o CT, mas sem deixar de cobrar.

“Se o CT estiver pronto para ser usado, isso vai ter consequência no time. O pessoal fala que é longe, mas não é assim, não. É um espaço grande e quando tiver uns campos bons, a preparação vai ficar até melhor”, disse Luiz Alfredo.

É uma opinião semelhante à da torcedora Ivete Carlos, 52 anos.

“Todo clube mais forte tem seu CT e o Remo já tem o dele, mas ninguém sabe direito como está”, apontou.

Quando se fala sobre o CT, o assunto inevitavelmente descamba para outras situações, como o futebol feminino e, principalmente, as categorias de base.

“O Remo é um celeiro de talentos. Todo ano aparecem uns 2 ou 3 jogadores muito bons, mas quase não são usados. Os técnicos de fora já vêm com os nomes certos para serem contratados. Isso tem que ser combinado quando chegar o técnico, de que ele vai ter que colocar em campo a molecada”, afirmou Eliseu Alves, 60 anos.

Os esportes olímpicos acabam sendo escanteados quando comparados ao futebol. Nos desportos aquáticos, o Remo continua sendo hegemônico, o que não acontece mais em outras modalidades muito tradicionais ao clube – o basquete e a regata são exemplos em que o clube passou a ser coadjuvante.

Futebol

O desafio imediato de quem assumir a presidência será a de montar uma comissão técnica e um novo elenco para 2024. Será um ano de cobranças maiores por causa do acesso bicolor. Todos os candidatos já se disseram favoráveis à permanência do técnico Ricardo Catalá, algo que fica cada vez mais distante por causa da demora. O treinador já recebeu outras propostas e esperar até o meio de novembro pode dificultar sua renovação.

Pesa a favor nesse processo o fato que o clube deve iniciar o ano que vem sem maiores débitos e com maior previsão de recursos, o que em teoria possibilita investimentos maiores em contratações.

Futebol feminino

Assim como na base, o futebol feminino azulino é o mais forte do Estado e, com a estrutura que tem, atrai os principais talentos daqui. O desafio, assim como toda a mocidade no Pará, é dar o passo adiante nas competições nacionais. A diferença de investimento local e de fora é gritante contra o futebol local, mas a expectativa é que esse salto de qualidade seja conseguido quando o CT estiver totalmente à disposição para treinos mais aprimorados.

Categorias de base

O Remo tem sido muito forte em todas as categorias de base, mas quando chega no aproveitamento desses jogadores no profissional, a história é outra! Com exceção de partidas esporádicas, não há uma sequência para os mais jovens e, invariavelmente, o resultado disso é a saída de valores que, futuramente, se destacam em outros clubes. O desafio maior é facilitar essa transição, entregando ao profissional atletas formados e prontos para desafios maiores.

Centro de treinamento

O CT de Outeiro foi uma grande conquista para o clube e o desafio imediato é deixá-lo mais funcional. Os treinos na antiga casa do Carajás são poucos pela falta de estrutura. Todos os candidatos têm falado sobre o local. Recentemente, foi anunciado que o CT terá um NASP proprio, tão estruturado quanto o que tem no Baenão e com equipamentos adequados a trabalhos em campo. A ideia é que, quando estiver em pleno funcionamento, o CT abrigue os atletas em dois períodos.

Esportes olímpicos

As perdas no basquete adulto masculino e nas provas de regata na Baía do Guajará podem não ter o mesmo peso do futebol, mas são cobranças internas fortes e influentes. A atual diretoria tenta mudar o regulamento do campeonato de bola ao cesto para evitar que o Paysandu continue montando todo um elenco com jogadores “importados” e, assim, manter-se no topo da disputa. Na regata, a situação é semelhante, mas a saída é conseguir mais apoio para a garagem náutica e proporcionar melhores condições para a preparação da equipe.

Diário do Pará, 15/10/2023

14 COMENTÁRIOS

  1. A Torcida do Clube do Remo quer é Títulos Regionais e Nacionais,e não viver perambulando durante anos em Série C,D e as vezes até sem Série!,Clubes inferiores no Quesito torcida,principalmente, disputam a Série A,e a gente não consegue se classificar nem entre os 8 por dois Anos seguidos em uma Série C!,é por isso que o maior Rival está Anos Luz a frente,no Quesito Títulos,Taças e Troféus!,além de Acessos!,nos últimos 12 Anos,e o terceiro acesso deles a Série B,o Clube do Remo conseguiu 1,e 7 meses depois já estava de volta na mesmicie!,espero que o novo Presidente, mude essa História!,mais a Opinião que tenho desse 1999!,é que,enquanto não transformar em Futebol Empresa!,todo Ano será a mesma coisa,ou pior!,é o minha Opinião!,vamos aguardar!

  2. Que venham as eleições, só espero que acabe a mamata , o Grupo de Amigos, familiares de presidente todos com cargos dentro do clube por apoio nas eleições , geralmente é isso que acontece no Clube do Remo, até agora a torcida do Remo está digerindo todas esses vexames de forma pacífica, mas se continuar novamente com todo esse amadorismo e vexame infelizmente a torcida vai colocar o clube nos trilho p força pois não dá , sair de férias 2 anos consecutivos, lutar mais da metade do campeonato para sair da lanterna enquanto o Amazonas surgiu em 2019 e já teve 2 ou acessos e está na série B, exemplo a mucura estava lá embaixo pegando goleada a torcida fez o quebra – quebra , no estádio deles teve muita pressão no presidente e na diretoria , tiveram coragem e demitiram muitos jogadores , treinadores , executivo etc… e conseguiram o acesso, infelizmente as coisas só acontecem na pressão, espero que não seja dessa forma, porém o torcedor já está de saco cheio de enganação, conversa fiada, ano após ano a mesma conversa ,que tida vai ser diferente, só que não,continuam com os mesmos erros de sempre, Paciência tem limite

    • Um novo tempo chegará ao clube do REMO e ao fenomeno azul, com o comando do magnata e sua equipe competente trazida do Fortaleza…..

  3. Titulos;
    Modernização e ampliação do Baenão;
    Oitavas da copa do Brasil;
    Oportunidades para 4 ou 5 jogadores da base.

  4. Não vejo a mucura anos luz a frente do Remo. A mucura conseguiu títulos, pois teve sorte. Já o leão azul não teve. Chegamos a semifinal da copa do Brasil, poderíamos em 2001 ter disputado a série A via copa João Havelange, mas não aconteceu. Leão azul já foi muito assaltado em campeonatos.

    O exemplo do Remo deve ser o Fortaleza.

  5. Quero um presidente que valorize a base, equilíbrio as contas, faça excelentes contratações e não contrate mais o uchoa.

    • Infelizmente, pode esquecer. Acho que Vinícius e Uchoa já estão garantidos como titulares ano que vem. É o que digo, o Remo não aprende. Tem mania de apadrinhar jogador de estimação.

  6. O estatuto do Remo precisa ser rasgado e fazer um novo com paragrafos e artigos modernizados para que não emperre as tomadas de decissões do presidente e auxiliares, seria uma boa o Remo ter um estatuto semelhante ao do Fortaleza onde o dinamismo e eficiencia predominam, com relação ao condel é outro problema que atrapalha, as múmias que estão la dentro precisam ser cassadas, nesta nova eleição vamos colocar 100 novos conselheiros que tenham visão de administração de futebol…

    Magnata será o vencedor das eleiões remistas, o novo presidente trilhando a trilha de Marcelo Paz o homem que tirou juntamente com Artur Lírio o Fortaleza da serie C em 2013 para série A, libertadores, sul americano e assim acontecerá.

  7. A gente sabe, que a mucura sempre foi beneficiada pela arbitragem. Eu já ouvi da boca de próprios torcedores deles. O Remo, ao contrário, muitas vezes foi prejudicado. Temos vários exemplos no últimos anos. Fato! Mas isso é algo que procuro nem “me bater mais”.
    Porém, além disso, a impressão de que tenho, é que no Remo acontecem coisas muito estranhas. Jogadores são contratados porque fizeram boas campanhas nos seus clubes anteriores, mas chegam aqui e não jogam nada! Mesmo com salários em dia, premiação, o desempenho é pífio. Aí, eles saem daqui, continuam com o mesmo futebol e acessam, exemplo é o Diego Tavares.
    O primeiro erro que vejo, e isso é notório, é que o Remo, contrata por nome, a idade, condicionamento físico, histórico de lesões, parecem que não são considerados. Ou o jogador não rende porque não tem mais idade pra render ou não tem condição física, ou porque é “bichado”. Temos diversos exemplos: Soares (bichado), Neymar do nordeste (“gordo”), Élton (“velho,gordo e sem condionamento”), embora este último ainda tenha sido melhor aproveitado….
    O que me causa estranheza, é que entra ano sai ano, e esse costume, essa prática, continua a mesma. O último gestor, de fato teve tino para “negocios” financeiros, mas nenhuma habilidade, nenhuma inteligência em gerenciar o futebol. Ou seja, ele não entende nada de futebol. Não vê o óbvio!
    O pior de tudo, é essa suposta dificuldade que o Remo tem para contratar, coisa que do outro lado da almirante não acontece. Acho isso esquisitíssimo.
    E para completar, a falta de gestão de pessoas é notória. O time montado não é inferior aos demais, não é. Uma peça aqui ou ali, pode ser. Times piores sobem, o Remo sequer passa de fase. O time dentro de campo começa a ruir, ninguem percebe…mal desempenho de jogadores, que co tinham titulares absolutos…resultados pífios e vaca indo para o brejo e nada acontece, até que fica insuportável, quase caindo. Aí demite treinador, afasta jogador.
    Como isso acontece no Remo? Lembro que série B, o Vitor Andrade começou muito bem, mas levava cartão desnecessário. Lembro que no gol contra o Cruzeiro, apenas alguns jogadores foram comemorar com ele, e olha que foi um golaço. E lembro bem do Gedoz ter virados as costas logo depois do gol, isso me deixou muito intrigada. Normalmente, qua um jogador faz um golaço,o time inteiro, reservas, até massagista comemora. Mas não.
    Isso era na sétima rodada,senão me engano. No fim do campeonato, com o time rebaixado, o presidente vem dizer que só depois viu que tinha panelinha. Ora bolas…eu poderia dar diversos exemplos, só dessa gestão, de que essas coisas estranhas, acontecem muito por aqui.
    O que eu quero, é que o Remo seja administrado fora e dentro de campo com sucesso. Equilibrado. Não adianta estar sanado financeiramente e não ganhar nada, não adianta ganhar, e estar endividado. Que no Remo parem com essas apadrinhações, parem de passar a mão na cabeça e só agir quando praticamente não há mais jeito, perem de contratar jogadores sem condições de jogar, e que quando um jogador estiver mal, que tenham coragem.de tirar do time. Que usem a base de maneira inteligente, que fato, esse CT seja um CT, que o time treine nele. Que o patrimônio do clube seja mantido e ampliado sem dívidas. E que o Remo saia dessa serie C e suba, ficando por lá o.maior tempo possível, até vá pra a A, antes deu bater minhas botas!

    • Quem realmente quer o bem, o crescimento do Remo, deveria olhar com bastante atenção o depoimento deste torcedor, resumi tudo, continuidade burra e burrice exponencial.

    • Estimada Gilmessi77, bravo o teu comentário e que o assino abaixo.

      Realmente, é esquisito o que tem acontecido nos últimos 3 anos, pois recurso suficiente não tem faltado ao futebol profissional, olha que a direção de futebol tem sido trocada desde a queda da série B.

      Claro que faltou competência interna na direção do futebol e no plantel, porém a má fé da arbitragem tem sido efetiva para derrocadas em competições do Remo. Isso tem sido descarado!

      Hoje a saúde financeira e a garantia de alto aporte ao futebol são atributos que dão maior tranquilidade para, definitivamente, o Remo acertar na CT e na formação de um plantel forte e competitivo para brigar pelo acesso em 2024 e avanço na CB. Mas é preciso maior representação política para combater a máfia de arbitragem da CBF.

      O que não pode é o Remo voltar às mãos dos sanguessugas e nessa eleição os malfeitores do clube são representados pelo Magnata.

  8. Tudo isto acontecerá com a gestão magnata, com apoio de Artur Lidio, sua empresa administra o Fortaleza e agora o Remo…

    • Essa torcida realmente é um fenômeno, assim como bota para cima, bota para baixo o clube. Não basta ter jogador de estimação, agora quer dirigente também, nos livramos dos pass’s, dos rib’s, agora quer criar uma nova dinastia, as dos Bentes e associados, isto é incrível, assim fica difícil.

  9. Desejo da nova direção do Clube do Remo:

    -Continuidade da solidez e solvência do clube e crescimento contínuo da lucratividade do clube.

    -Gestão efetivamente profissional no futebol, podendo ser uma SAF com um investidor forte ou com a captação de ações de mercado.

    -Formação de um time forte e competitivo no futebol profissional para subir e se consolidar na série B já em 2024, além de avançar até a 4ª fase da CB.

    -Continuidade do investimento no CT para fortalecer ainda mais as categorias de base e o futebol feminino.

    -Investimento mais adequado para alavancar o esporte amador, em especial a natação.

    -Implementação de projetos de altos valores agregados para beneficiar sócios, colaboradores e torcedores do clube, além de contribuir com causas sociais de Belém.

Comments are closed.