Engenheiro eletricista Nelson Simas (à direita) recebendo a premiação – Foto: Nelson Simas (arquivo pessoal)
Engenheiro eletricista Nelson Simas (à direita) recebendo a premiação – Foto: Nelson Simas (arquivo pessoal)

O Remo participou da 19ª edição do Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, que ocorreu nesta semana, na cidade de São Paulo (SP). Quem representou o Leão foi o torcedor, conselheiro e engenheiro eletricista Nelson Simas, responsável pela implementação do sistema de iluminação eficiente e automatizado do Baenão.

O projeto de iluminação do estádio azulino ficou entre os melhores “cases” de sucesso do Brasil entre os anos de 2019 a 2023.

A implantação de “Sistema de Iluminação Eficiente em Led” e infraestrutura com subestação e rede subterrânea do Baenão foi feita pelo clube em parceria com a empresa Engel – Engenharia Eficiente e Serviços, com o projeto do então torcedor Nelson Simas, que falou da importância dessa premiação para o clube.

“Fiquei muito feliz em ser lembrado e ter o projeto entre os ‘cases’ de sucesso do país. Esse projeto foi desafiador, não tinha como errar. Era o clube do meu coração pedindo minha ajuda. Doei o projeto e parte da mão-de-obra, já que eu e os engenheiros que trabalharam não cobramos, mas com parcerias, buscando matérias de qualidade, além de muita persistência do presidente Fábio Bentes, que concordou em se gastar mais, mas ter algo moderno, eficiente e com um retorno financeiro a curto prazo”, disse.

“Tudo acabou da forma como planejamos, com o Baenão iluminado, sem pontos escuros e com o torcedor, imprensa e todos que trabalham em uma partida, sendo beneficiados com uma iluminação de qualidade”, completou.

O projeto ganhou destaque pela implementação de um sistema de iluminação eficiente, com o dobro de lux que o Baenão possuía antes, quando era iluminado com lâmpadas a vapor, que demoram em torno de 10 minutos para que estviessem aptas, além da automação do sistema, que permitiu que tudo fosse ligado e desligado de forma imediata, por meio de um aparelho celular ou computador. Essa automação é única no Brasil, de acordo com Nelson Simas.

“É um sistema moderno, com um custo alto, mas de um retorno certo em pouco tempo. Em 2 anos, o Remo praticamente já obteve o retorno desse valor de mais de R$ 1 milhão investido no projeto, que abrange todo o complexo do Baenão, como a Toca do Leão, alojamento dos atletas e NASP. Conseguimos sair de 400 lux para mais de 800 lux, mais que o dobro, com um sistema de iluminação que terá um baixo custo de manutenção e com a vida útil 10 vezes maior que o sistema convencional de iluminação”, comentou.

O Remo voltou a utilizar o Baenão em jogos noturnos no dia 01/03/2021, na partida contra o Gavião Kyikatejê, na estreia do Leão no Campeonato Paraense. O clube azulino venceu pelo placar de 4 a 1, com gols de Wallace, Renan Gorne (2 vezes) e Dioguinho.

Para Nelson Simas, o retorno das partidas noturnas no estádio remista simbolizou um marco na vida do clube, no conforto dos torcedores e, principalmente, no resgate da história do estádio Evandro Almeida.

“São 2 anos com o Baenão em pleno uso em jogos à noite. O torcedor estava angustiado com todas as ‘piadinhas’ feitas pela torcida rival, por tudo que se foi prometido por longos anos e não era cumprido. Ter jogos à noite deu ao torcedor do Remo a dignidade, o conforto necessário. Jogar pela manhã e às 15h gerava um desgaste enorme à torcida e aos jogadores em campo, mas conseguimos, com a ajuda de todos, diretoria e nação azulina, tornar esse sonho distante em realidade, além de mostrarmos o poder da união”, finalizou.

O Liberal.com, 11/03/2023

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.