Fábio Bentes
Fábio Bentes

A questão está instalada nos clubes que observam o surgimento de Sociedades Anônimas do Futebol (SAF’s), mas ainda não sabem o que fazer, casos de Remo e Paysandu.

O modelo associativo não aufere lucro aos associados e distribui os poderes entre Conselho Deliberativo, Assembleia Geral e Diretoria Executiva, periodicamente renovados em eleições. Por outro lado, uma SAF não impede as características associativas do clube, mas torna o futebol uma empresa voltada para o lucro de investidores.

Aderir ao modelo de SAF, cair no atraso ou provar que está no rumo certo? A escolha é livre. No entanto, os clubes precisam conhecer todos o cenário de riscos e possibilidades. Sem conhecimento, nenhuma decisão será responsável.

O Fortaleza (CE) está constituindo sua SAF de forma que mantenha o controle acionário. Assim, se livra dos riscos de perder o rumo em eleições mal sucedidas ou de entregar o comando em mãos impróprias.

Essa opção é possível porque o clube está saneado e em pleno crescimento. No Pará, o Remo segue esses passos, também com a “casa arrumada” e pode tomar o vizinho cearense como referência, inclusive no ganho de visibilidade para se tornar mais atrativo ao mercado, especialmente como maior protagonista da Amazônia no futebol.

O presidente Fábio Bentes declarou algumas vezes que o Remo observa atentamente os passos do Fortaleza (CE) desde o início do processo e que vem agindo no mesmo rumo. O saneamento financeiro e a organização administrativa são fatos inegáveis no Leão. Falta a mudança de mentalidade!

O fundamental é que haja responsabilidade nas avaliações e nos processos. Clube nenhum deve embarcar em aventuras, mas também não é inteligente se fechar a uma possibilidade sem antes procurar conhecê-la.

Os clubes paraenses fizeram questão de ignorar, depois se tornaram resistentes à expansão do marketing no futebol, à política de parcerias, aquisição de Centros de Treinamentos e à legislação, como a Lei Pelé e o Estatuto do Torcedor.

Pagaram caro pela adaptação tardia. Resultado: caíram em defasagem.

No tema SAF, não estão tão alheios quanto nos demais movimentos citados acima, mas deveriam estar mais envolvidos. Hoje, ainda não são clubes preparados para decidir que rumo tomar, pois ainda são mal informados.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 24/09/2023

17 COMENTÁRIOS

  1. A SAF é a solução para o Remo evoluir em nível de gestão profissional de futebol e estar disputando entre os grandes do futebol brasileiro e sul-americano, mas a SAF é uma decisão que requer zelo para garantir investidores idôneos e comprometidos.

    O mais difícil já foi alcançado com o Remo saneado, sólido e solvente, e os pilares estão firmes graças a gestão profissional e responsável do Fábio Bentes e sua staff.

    • Ei doido, empresas, países quebram também. Trocaste óculos, se sim, deve te visto, ouvido que as Lojas Americanas está decidindo se quebra ou não quebra, e olha que os manda chuvas são os supra sumo da empresariado tupiniquim, coitada futura SIFO do Remo.

      • Manoel Maria, tanta falta de contexto na linha de pensamento, por isso é importante estudar o assunto SAF para não dizer asneiras.

        Cara, a ignorância limita, a falta de conhecimento torna a pessoa ignorante e o cérebro de ignorante atrofia.

        • Certo, concordo com você na ignorância limita, discordo na falta tornar a pessoal ignorante e atrofia, colocaria cego. Te liga garra, a era do tabloide passou a muito tempo, agora é só no tik, mas parece que você é fã do vinil, só que o vinil não era tão limitado, tinha várias faixas, e quando o cabra insistia em uma faixa só ele furava, alta proteção.

          • Manoel Maria, antes de questionares a gestão na linha empresarial para clubes de futebol, inclusive inventando picuinhas e descontextualizando a linha de pensamento com chulos argumentos, é necessário antes estudares o assunto SAF para não dizer asneiras.

            O conhecimento é adquirido através de estudo e sua prática, e quem não o exercita se torna limitado e a limitação por falta de exercício leva ao atrofiamento do cérebro, mas isso é difícil para entendimento de asno.

      • Manoel Maria, nao entendi seu comentario! O garra nao disse que SAF eh uma estrategia infalivel. Ou voce discorda que a SAF, teoricamente, traz um profissionalismo na gestao de um clube, ou seja, uma evolucao na gestao?
        Se dara certo ou nao, ja sao outros “quinhentos”, mas ele nao entrou neste merito.

        Em vez de ficarmos criticando/atacando os outros aqui, poderiamos focar em compartilhar ideias em favor do clube. Claro, discordar eh saudavel, mas sem ofender ninguem. Fica a dica!

        • Sangue, isto é só cornetagem. O Remo é isto que está aí, vai ser assim por muito tempo e bote tempo. Se o Amazonas conseguir avançar para série B, rebaixa o Remo para time local, nem regional vai ser. Nesta tua encarnação, jamais verá o Remo em um série A, brigando da cintura para cima, com sorte, talvez na proxima. O Remo, é Leão só no apelido, o sangue não é azul, é vira lata mesmo. Aproveita os dissabores para malhar os escrotos e dá umas boas risadas, seja feliz.

          • Eh inegavel que o Remo deixou de ser uma forca no cenario nacional. Teoricamente o Remo deveria ser um gigante da segunda divisao, mas hoje eh meramente um time mediano da terceira divisao (nao pelo engajamento da sua torcida, mas pelos resultados dentro de campo).

            Cada pessoa tem seu ponto de vista de como melhorar esta situacao. Para alguns uma SAF seria a solucao. No meu caso, sinceramente, acredito que o Remo poderia voltar a ser “grande” sem precisar se transformar em um SAF. Mas tb nao vejo o Remo tendo um futuro melhor com esses atuais candidatos a presidencia do nosso clube. Peco desculpas aos apoiadores de FB e Magnata, mas, sem excessao, sao todos fracos!

            Por exemplo, meu ponto de vista eh que, para voltarmos a figurar em uma segunda divisao, primeiramente precisamos formar um “esqueleto”, uma base de time, de preferencia regional. Essa estrategia ai dos ultimos anos nao da certo, e so nossa diretoria nao consegue perceber isso.

            Pode observer o script do insucesso:
            – Contratacao de um executivo inexperiente de fora do estado (e que nao conhece o futebol da regiao) no final do ano
            – Contratacao de um tecnico que nao conhece o futebol da regiao
            – “carta branca” para empresario e tecnico formar o plantel
            – contratacao em massa de jogadores mediocres (velhos, parados, machucados, pessima ruim e etc…) de fora do estado
            – briga contra o rebaixamento, dispensa do executivo, tecnico e 90% dos contratados no final do ano

            Agora te pergunto: O que poderia ser feito diferente disso ai? Pra mim esta muito claro o caminho, mas esses caras nao enxergam.

            Olha a proposta do Magnata: Contratar o PC Gusmao e Eduardo Ramos para gerirem o futebol…. E olha que o ER comentou em uma live: “Vou trazer 6 jogadores de serie B pra ca, ja apalavrados”. Falar em contratacao sem nem ter pisado em Belem chega a ser ridiculo!

            Acho que nem preciso comentar sobre a “situacao”, pois o historico recente ja fala por si.

            Tem como ter esperanca???? Acho que este eh o grande motivo de escutarmos que uma SAF poderia ser a solucao, pois ai sim, nao tem amizade, eh business mesmo.

            Mas acredito “sim” ser totalmente factivel o case “Fortaleza”. Sucesso, organizacao, resultados, excelencia em gestao sem precisar ser transformar em uma SAF. O Fortaleza esta se movimentando para se transformar em uma SAF basicamente para se protejer do amadorismo, ou seja, pessoas despeparadas que queiram presidir o clube. O proprio clube sera o dono da SAF.

            Quem sabe, um dia, nao apareca algum realmente preparado para gerir o nosso clube, como aconteceu com o Fortaleza. Um paraense, remista, quem sabe um ex executivo de uma grande empresa, uma mineradora por exemplo, ja que tem varias pelo estado.

            Por sinal, pode ser que este pessoa seja ate um participante assiduo deste chat.

            Enquanto isso, eh ficar torcendo que esses aprendizes de gestor nao facam muita bobagem no clube.

            Obs: teclado sem acento

  2. O Náutico, q está tb na Série C, está com uma proposta de virar SAF de 980 milhões.
    O Remo q é o maior time da região Norte e tdo estruturado como esta agora pode ter como base esse negócio do Náutico caso queira virar SAF

  3. O magnata que fez uma imersão no fortaleza com o presidente Marcelo Paz, poderia convida-lo a vir até Belem, à sede do Remo para fazer uma palestra a todos que estão engajados à administração do clube a respeito de como se faz uma SAF exatamente identica ao do Fortaleza…

    • Calma gafanhoto, lembre-se que agora vai ser obrigatório ter CT para poder disputar tanto a sério B quanto a A, aliás é muito mais fácil e útil comprar um terreno que já vem com um campo e mais algumas coisas, do que apenas comprar um terreno e ter que fazer tudo do zero como o rival fez, tanto é que o terreno está lá até hoje e nunca conseguiram por nem 1 campo, tudo o que está no início parece mais difícil enquanto que o que já tem pelo menos um esboço já se torna mais fácil.

  4. Jusnaturalismo Vitor, vc gostaria dr construirvims casa nova, ou pegar uma casa velha pra reparar, sinta mais quero vendedor até presidente do Rival foi, se fosse bom eles pegariam..

  5. Bom gente esquece o rival, o fato é que o Presidente Fábio Bentes fez sim uma boa gestão, sanando a dívida trabalhista que durava 50 anos, e agora vem o Magnata que tá no Remo não é de hoje querer ser presidente brincadeira.

  6. Nem ao céu, nem à terra. A lei 14.193/2021 ainda é uma incógnita, q pode se revelar positiiva ou negativamente a médio prazo. Claro q apriori é um meio para que os clubes consigam se reestruturar, porém, não vai mudar do dia para a noite. O clube passará de uma sociedade civil sem fins lucrativos para para uma sociedade empresarial, fato q há anos alguns clubes brasileiros já haviam implantado tal modelo de gestão.
    O investidor tratará o clube como uma empresa, gerindo SOMEMTE o futebol portanto buscará no mercado profissionais capacitados para gerir toda as área do futebol .
    Uma vez constituída, seu dono tem a possibilidade de vender parte majoritária, ou não de seu capital para um novo proprietário.( culturalmente diferente da Europa). Portanto, a Saf ainda está em sua faze inicial, precisamos observar atentamente o q ocorrerá com os clubes, cruzeiro, Vasco e Botafogo nos próximos anos, para partir daí tirarmos nossoas conclusão.

    • Ótima a tua explanação Jairo, complemento.

      Na SAF não há espaço ao amadorismo, muito menos para múmias ou sanguessugas, pois o dono toma para si o controle do negócio, quer retorno do investimento e lucro com o futebol.

      A SAF ainda é um conceito novo no país, mas é uma tendência, inclusive já há várias adesões de clubes tradicionais e até gigantes do futebol brasileiro. Porém a SAF requer cautela, como investigação da idoneidade dos investidores na venda do futebol para grupo de empresários. Fazer um profundo estudo para a melhor estratégia de adoção ao negócio ser bem sucedida.

      Por exemplo, o Náutico tem proposta de SAF que dobra o orçamento anual do futebol por no mínimo 10 anos.

      O Remo saneado, arrumadinho administrativamente e financeiramente como está, leva vantagem para futura migração para SAF, inclusive se factível, poder adotar o modelo do Bayern de Munique através de venda de ações no mercado, com isso mantendo o controle do futebol. Esse é o modelo que o Fortaleza pretende adotar na sua SAF, inclusive já aprovada por seu conselho e associados.

  7. Como é um torcedor sensato, racional. Mas existe os lunáticos, que acreditam que a SAF, vai ser o papai Noel azulino, que vai satisfazer a lista desejo de cada lunático, do jeito que o clube é tratado, a SAF está mais para SIFO.

Comments are closed.