Remo 1×0 Confiança-SE (Pedro Vitor) – Foto: Igor Mota (O Liberal)
Remo 1×0 Confiança-SE (Pedro Vitor) – Foto: Igor Mota (O Liberal)

O Remo finalmente venceu a primeira partida na Série C de 2023. Nesta terça-feira (30/05), o Leão bateu o Confiança (SE) por 1 a 0, no Baenão, pela 5ª rodada da Série C. O herói azulino no jogo foi o atacante Pedro Vitor, que marcou o gol solitário do duelo no segundo tempo, em belo chute de fora da área.

O primeiro tempo dos azulinos fez o torcedor lembrar dos bons momentos da equipe na temporada. O Leão trouxe a campo, na primeira partida sob o comando do técnico Ricardo Catalá, algo que faltou no último mês – organização.

A equipe voltou a envolver o adversário, com curtas trocas de passe, mas ainda faltava entrar na área e criar chances claras de gol para tirar o zero do placar.

Catalá mandou a campo uma equipe armada em um esquema 4-1-4-1. A primeira linha era composta pelos zagueiros e laterais e protegida por Anderson Uchôa. Mais a frente, Pedro Vitor, Pablo Roberto, Rodriguinho e Jean Silva chegavam ao ataque, junto com Muriqui, centralizado. A formação, aparentemente, lembrava àquela escalada nos primeiros jogos sob o comando de Marcelo Cabo.

Entretanto, o Remo estava mudado, usando e abusando de jogadas pelas laterais. Com Anderson Uchôa recuando entre os zagueiros, Lucas Marques e Leonan tinham liberdade para subir ao ataque e aumentar, ainda mais, o poderio ofensivo azulino.

Apesar do volume de jogo, o Remo não conseguia entrar na área com a bola dominada, produzindo, assim, poucas chances claras de gol.

As oportunidades mais flagrantes que o time remista teve de abrir o placar foram todas em chutes de fora da área, com Pedro Vitor, aos 18 minutos, e Rodriguinho, em cobrança de falta, já nos acréscimos.

A impressão que o torcedor que estava no Baenão tinha era de que faltava pouco para balançar as redes.

O Remo manteve o mesmo nível de desempenho na segunda etapa e foi recompensado pela insistência. Os chutes de fora da área, que pareciam ser o principal entrave entre o time azulino e o gol, foram um bom remédio para amenizar a crise que vivia o Leão nas últimas semanas.

O técnico Ricardo Catalá voltou do intervalo com uma mudança. Com a entrada de Fabinho no lugar de Jean Silva, a ideia era dar mais apoio ao ataque do Leão, que pecou nas finalizações próximas à meta adversária.

Porém, à medida que os minutos iam passando, o cenário do primeiro tempo se repetia, com muito volume de jogo e posse de bola, mas sem chances claras, próximas ao gol.

O enredo da partida parecia se encaminhar para um final angustiante, até que a estrela de Pedro Vitor brilhou no Baenão.

Aos 17 minutos, o atacante avançou pela direita, driblou o adversário e mandou colocado para o gol, em um belo lance. O jogador, que muito foi utilizado pelo ex-técnico Marcelo Cabo, era um dos mais criticados pela torcida remista.

A partir disso, o Remo passou a administrar o resultado. Catalá colocou em campo o zagueiro Wendel Lomar e o volante Claudinei. Recuando a marcação, o Remo cedeu espaços ao Confiança (SE), que cresceu nos últimos minutos.

A estratégia azulina quase vai por água abaixo aos 41 minutos, quando Salazar mandou a bola para as redes de Vinícius. No entanto, a arbitragem marcou impedimento no lance. A decisão da arbitragem, inclusive, foi bastante contestada, já que as imagens da transmissão não deixaram claro se o zagueiro do time sergipano estava mesmo em posição irregular.

Com o resultado, o Remo deixou a lanterna da Série C. Com os primeiros 3 pontos conquistados, a equipe azulina subiu uma posição e está em 19º lugar na tabela. A classificação ainda é ruim, mas agora o Leão já começa a ver uma luz no fim do túnel. Vencendo na próxima rodada, o Remo muito provavelmente já vai conseguir sair da zona de rebaixamento.

Os azulinos voltam a campo neste sábado (03/06), a partir das 16h, para enfrentar o Brusque (SC), no estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC). O jogo é válido pela 6ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.

O Liberal.com, 30/05/2023

14 COMENTÁRIOS

  1. Vitória justa do Remo, a maioria dos jogadores remistas com sangue nos olhos, o time fazendo pressão desde o início e o placar não foi mais elástica por causa do goleiro sergipano que fechou o gol.

    Destaque ao treinador Catalá que foi capaz de fazer o time jogar bem, mas terá muito trabalho ainda à fazer. Também se destacaram o Diego Guerra e Uchôa pela garra e segurança.

    Craque do jogo foi o Pedro Vitor, assumiu o protagonismo nessa preciosa vitória, com habilidade e agressividade, persistente em chutes de fora da área conseguiu o seu golaço.

  2. Bela partida de Pedro Vitor,foi o cara do jogo,enquanto P.Roberto,sumiu em campo,,será que desaprendeu??????

  3. O goleiro do Confiança fechou gol, coisa que o Vinícius não faz, se a bola for na direção do gol ela entra.

  4. Pablo Roberto foi apenas fogo de palha naquele jogo contra o Corintians, depois daquele jogo, caiu de produção

    pablo roberto depois do jogo contra o corinthians, caiu de produção foi so fogo de palha, nem flamengo, s.paulo certamente perderam interesse por ele…

    • Caiu a carapuça daqueles torcedores daqui que queriam que o Remo adquirisse os direitos do Pablo Roberto pagando a fortuna que o o Vila Nova pedia (4 milhões), afirmando que o Remo estava com grana da premiação da CB. Olha o prejuízo que seria. Não é mesmo Leão Queridão?

      E agora como fica a cara desses torcedores que só criticam e acham que entendem de investimento no futebol?

  5. Alô garra azul, te limita a expor teu comentário sem se intrometer no comentário dos outros, todos tem o direito de expor seus pontos de vista, respeita os comentários dos outros como queres que respeitem os teus……..

    • Alô Leão Queridão, os pontos de vistas são livres para serem expostos desde que de forma educada e sem ferir as normas desse site.

      O certo é que caiu a máscara de palpiteiros que não entendem nada de administração financeira e investimento empresarial, aqueles que acham que o caminho é o endividamento, inclusive fomentaram gasto milionário para aquisição do Pablo Roberto com dinheiro de premiação da CB, uma aberração bem alinhada aos sanguessugas.

      Mas a diretoria atual do Remo foi novamente muito responsável na utilização do recurso oriunda da premiação da CB o destinando para investimento de alto valor agregado como a quitação do CT e melhorias das suas instalações, assim o Remo vai se consolidando como uma organização sólida, com sua marca valorizada e cada vez mais atrativa. Isso incomoda muito os sanguessugas da oposição e seus apoiadores.

      • TU ES BABA OVO DO BENTES, TU NAO ENTENDES NADA DE GESTÂO DE FUTEBOL COMO ESTE DESPREPARADO E INCOMPETENTE PRESIDENTE LEVANDO OS VERDADEIROS REMISTAS NO QUAL TU NÃO ESTÁS INCLUIDO À HUMILHAÇÂO DE SERMOS O LANTERNA DE UMA COMPETIÇÂO NACIONAL.

        • Prezado, eu sei separar gestão organizacional e gestão de futebol. Não estou satisfeito com os resultados do futebol profissional e aqui tenho feito minhas críticas, como torcedor.

          O futebol profissional está mal desde a queda da série B, mas o Remo como organização está caminhando muito bem, por isso sou totalmente contra entregar o clube para a sedenta e destruidora oposição sanguessuga. O mandato do presidente atual está acabando e que o próximo dê continuidade ao crescimento organizacional do Remo e que tenha uma direção de futebol que, efetivamente, venha alavancar o futebol profissional e, solidamente, que o Remo se firme no mínimo na série B e belisque série A.

          Eu não preciso dar favores à ninguém da minha competência como gestor empresarial, pois o que importa são os reconhecimentos de meus resultados como executivo de negócios e gerente financeiro, nessa função há mais de 30 anos em uma das maiores mineradoras do planeta. Mas não tenho a mínima intenção em ser dirigente de clube de futebol, nem mesmo do querido Clube do Remo, principalmente pela politicagem desse mercado e pela cultura imediatista do brasileiro. Já chega o meu remismo que toma muito o meu tempo!

          • Tu podes ser executivo, gerente o diabo a quatro, tu tens muita retórica mas jamais terias a capacidade de ser presidente de um clube de futebol, te aconselho a aprender como se administra um clube de futebol com o MARCELO PAZ, ele poderia te ensinar, manda um pix pra ele no valor da fortuna que o presidente do Remo já gastou contratando jogadores velhos, bichados e de péssima qualidade técnica durante estes sofríveis 5 anos.

        • Olá Leão Queridão, calma, tudo se resolve bem com a mente equilibrada e diálogo.

          Aparentemente não é comum executivo comentar em site de futebol, mas não sou só eu, tem amigo comentado aqui lá do Canadá que é executivo de outra mineradora gigante do planeta, é muito remista.

          Mas tanto faz se o setor de negócio é uma indústria ou um clube, pois a competência na gestão profissional está no dom da pessoa e no aperfeiçoamento de suas habilidades, sendo preciso disponibilizar recursos necessários para implementação dos projetos de negócios e alcance dos objetivos estratégicos. Como esse cenário “Omnia tempus habent” – Publius Vergilius Maro.

          O Marcelo Paz junto com a sua equipe tem feito um bom trabalho que levou o Fortaleza a disputar série A e libertadores, mas ainda o Leão do Pici não tem títulos expressivos, apenas um nacional (série B), o resto são regionais (duas copas do Nordeste) e cearenses.

          O descaso da CBF dificulta muito os clubes no norte, pois para um investimento maior no plantel de futebol é necessário que as cotas de participação em campeonatos sejam garantidas para cobrir os custos com plantel qualificado. No caso, a copa do nordeste (CN) premia com 42 milhões no total, já a copa verde (Cv) é cerca de 6 milhões no total (7 vezes menor), o campeão da CN tem premiação de 6,4 milhões e o campeão da CV recebe pífios 400 mil (16 vezes menor). Fica claro aí que clubes do Pará só podem contar com a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro como alguma garantia de returno do investimento, limitando muito o planejamento financeiro.

          Com relação a gestor de futebol competente, o Marcelo Paz não é a melhor referência, eu prefiro o modelo de gestão do Mário Petraglia que pegou o Athetico PR como um clube típico de bairro e o transformou em um gigante das Américas, investindo fortemente na organização do clube, com adoção de uma política de gerenciamento típico de empresa com corte de gastos e investimentos desnecessários, visando lucros e maximizar o valor do clube, consequentemente êxito técnico.

          Hoje o Athetico PR é o 7º dos clubes mais ricos do Brasil, seu patrimônio é 4 vezes maior que do Fortaleza.

          Fora títulos menores como série B, regionais e estaduais, os títulos expressivos do Athetico PR: um intercontinental; duas sul-americanas; um brasileiro série A; uma copa do Brasil; uma série B, além de honrarias como o 10º melhor clube do mundo em 2021 ou Tríplice coroa em 2019.

          Já foi suficiente a troca de ideias nesse tópico, sabemos que os homens nascem ignorantes, não estúpidos, como disse Albert Einstein “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana; e eu não tenho certeza sobre o universo.”

          Queremos o bem para Remo, não é tolerável dar espaço para a oposição sanguessuga retomar ao comando do clube.

          Valeu pela oportunidade!

  6. O Luam Parede (centro avante do Águia de Marabá) seria uma boa aquisição para o Remo no lugar do Fabinho que pra mim não joga nada. Acho que o Luam Parede como centro avante e o Muriqui vindo de trás daria uma boa dupla de ataque.

Comments are closed.