Lucas Marques – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Lucas Marques – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

A menos que haja um acordo político, o Leão deverá ter embaraços na montagem de elenco e comissão técnica para 2024 por estar entrando em disputa eleitoral. Indefinições de comando devem levar à perda de quem está fazendo por merecer um retorno na próxima temporada.

O técnico Ricardo Catalá e jogadores como o lateral-direito Lucas Marques, os zagueiros Diego Ivo e Ícaro, o lateral-esquerdo Evandro e o volante Anderson Uchôa são dignos de novo contrato, assim como o atacante Pedro Victor, que vai renovar por estar entrando em período pós-cirurgia.

Seria importante o time azulino manter uma base para a próxima temporada. Caso contrário, terá outro recomeço quase do zero.

Decisão

O Leão volta a campo neste domingo (13/08), a partir das 16h (horário de Belém), para enfrentar o Manaus (AM), no estádio da Colina, em Manaus (AM). O jogo é válido pela 17ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.

Se vencer, o Remo elimina o fantasma da queda para a Série D e eleva a dimensão do jogo seguinte na luta por uma classificação, em Maceió (AL), contra o CSA (AL), do técnico Marcelo Cabo.

No time amazonense, a mobilização é plena por uma vitória sobre os azulinos para fugir do rebaixamento. Promessa de um jogão!

Fora

A suspensão de Anderson Uchôa, por cartões amarelos, deu um tempo providencial para o volante ser tratado no NASP. Ele vem jogando ainda com dores, sem resistência para 90 minutos.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 09/08/2023

27 COMENTÁRIOS

  1. Qto a essa ” base” estrangeira concordo com essas renovações, menos o Ícaro! E lembrar que o Galdezani, como o Pedro Vitor, tb está machucado se recuperando e vai ter que continuar até recuperação Total.. mas depois pode mandar embora tb ( Fica o Vitor ).
    Com essa base montada, mistura com jogadores bons do sub 20 do Remo, jogadores destaque regionais, jogadores destaques de Série C e D.
    Esse elenco tem que ser minuciosamente avaliados por um setor profissional de desempenho, estatística e performance, para acertar mais do q errar nas contratações. Portante esse departamento ( q não existe pq senão não contrataria mtos do q estão no plantel hj ) tem q ser o primeiro a ser implantado no Leão!!!!

    • Você parece que vive fora da realidade, pois o Remo, historicamente, não aproveita nem dá chance aos jogadores da base. Alguns atuam apenas por algum tempo, depois são relegados a segundo ou terceiro plano.

      • O pior q quem vive fora da realidade não sou eu…é o Remo. Porra, o Remo gasta uma grana para montar um CT próprio para revelar e treinar as divisões de base…para q???, se não aproveita esses jogadores no time principal e não os põe em vitrine para poder vender e fazer caixa???
        É por essa mentalidade de sempre trazer uma penca de jogadores ruins d fora q estámos na Serie C torcendo oara não ser tebaixaso…e não passa daí.
        Mudança nessa mentalidade JÁ!!!!

    • Isso que estou falando um setor multiprofissional para avaliar os números de cada jogador na serie c, d e parazao e forma uma equipe. E difícil isso.

    • Concordo com o seu comentário. Tem que acabar com esse negócio que só porque o técnico indicou o jogador pra ser contratado não precisa avaliar. Tem que avaliar sim. Nada de panelinhas e rachadinhas.

  2. O Remo tem que se livrar das ruindades e dos come e dorme que vivem no NASP.

    Dos marmanjos do plantel atual, considerando redução significativa de salários até iniciar o brasileiro, só deveria ficar o goleiro Zé Carlos, laterais Lucas Marques e Evandro, zagueiros Diego Ivo e Guerra, meias Uchôa, Curuá e Rodriguinho, atacantes Pedro Vitor e Muriqui.

    Além disso, se não houver ônus, reteria os jogadores de fora que tem pouca idade como Renanzinho e Leque, pois é possível deslancharem no próximo como aconteceu com o Pablo Roberto e Pedro Vitor.

    Também dar maiores oportunidades para os meninos da base como o Jailson e Ricardinho que já tem condições físicas (músculos e preparo físico) e qualidades técnicas para jogar no profissional. Além de outros da base que podem se destacar no próximo ano como o centroavante Kanu, os meias Henrique e Gutty, etc.

    Durante o parazinho pinçar jogadores revelação de outros clubes para integrar o plantel para o brasileiro, como ocorreu com o lateral Evandro.

    Já para jogar desde o início de 2024, contrataria jogadores bem qualificados para serem titulares, mais caros porém factíveis, especificamente nas posições:

    Goleirão (Caíque do Ypiranga RS);
    Volante (Castro ex-Águia);
    Armador (Camilo do Mirassol);
    Atacante de ponta (Lucas Tocantins ex-Remo);
    Centroavante (Salatiel ex-Remo).

    Um suposto time para inicial 2024:

    Caíque;
    Lucas Marques, Diego Ivo, Guerra e Evandro;
    Uchôa, Castro e Camilo;
    Pedro Vitor, Salatiel e Lucas Tocantins.

    Técnico: Ricardo Catalá

    Claro que a realidade da formação do plantel estará nas mãos da equipe de direção de futebol (diretor, executivo e treinador).

    • Lucas Tocantins? Tá de sacanagem, Rodriguinho? Porra fala sério, sofre um gol de falta em toda carreira e é o cara das bolas paradas do Remo.
      Zagueiro bom e barato, Betão do Águia moleque novo e bom de bola, Pedrinho wue tá na Tuna pata esquerda que não tem medo de cara feia.
      Camilo e outros bondes deixa pra lá, prestigiar a base, trazer 04 de 200 mil por mês pra serem titular e jogarem todas as partidas, caras de meia idade e mais os que estão no plantel wue Vc citou acima, incluindo o Paraguaio Ric Franco.
      Minha opinião.

      • Lendo os comentários sobre, mais e mais me convenço q o Remo precisa urgente de um departamento mais do q profissional de análise de desempenho e mercado,, produtividade e estatística para poder filtrar todos esses nomes q vejo nos comentários e outros q possam vir. Isso não evitaria, mas diminuiria em mto o risco de contratar jogadores ruins, come e dorme, bichados, sangue-sugas, velhos e sem preparo físico ou medalhões que.jogam só com o nome e em fim de carreira.

        • Exatamente Djr, a direção de futebol está bem aquém, há muito amadorismo, por exemplo, não percebe que jogador é patrimônio do clube e treinador é um prestador de serviço temporário. Mas os caras ainda acreditam que treinador é salvador da pátria e as suas indicações devem ser atendidas, consequentemente o executivo se presta a um bem mandado de treinador. Aí se sabe o resultado…

          Por isso que não acredito mais nesse modelo e vejo a solução para o futebol Remo a SAF, já que na gestão do clube o Remo está muito bem, com solidez e solvente.

      • Caro Edson Leão, primeiramente percebe que escrevi “se a contratação for factível”, significa que para o Remo jugador com salário de 200 mil (como afirmas) certamente estará fora das condições do clube pagar, imagina contratar 4 jogadores com esse salário como tu dimensionaste com certo exagero.

        Particularmente eu acredito que jogador com salário na casa de 100 mil praticamente inviabiliza a contratação pelo Remo, a não ser que tenha financiador endinheirado que banque.

        Cada um tem suas percepções e para mim o Lucas Tocantins é um jogador habilidoso, raçudo e faz gols, ele foi uma das poucas contratações que o Remo acertou na série B e que teria condições de ser protagonista em série C.

        Sou muito favorável a contratação de jogadores regionais, inclusive está no meu texto “Durante o parazinho pinçar jogador revelação de outros clubes…”, e esse ano durante o parazinho pedi em texto aqui as contratações para o brasileiro do Evandro e do Castro que defendiam o Águia.

        No entanto, antes tem que prestigiar os bons jogadores da base. Nesse caso em vez do zagueiro Betão é mais negócio investir no moleque xerifão Jonilson, em vez do atacante Pedrinho vejo mais negócio o menino Ricardinho que é habilidoso, agudo e goleador. Isso não quer dizer que as tuas indicações não servem.

        Sou também muito favorável a pinçar potenciais jogadores jovens de fora do estado, inclusive temos exemplos bem sucedidos recentes como o Raymar, Pablo Roberto e Pedro Vitor.

        Mas certamente eu e tu faríamos aqui uma discussão maior por natural divergências de percepções e, na minha visão, isso é salutar.

        • Caro Edson Leão, com relação as tuas duas indicações, o veterano zagueiro Betão fará 32 anos esse ano e o atacante Pedrinho 28 anos agora em agosto, não é tão novo. Por sinal, o Pedrinho em toda careira jogou 96 partidas, fez somente 12 gols e deu somente uma assistência. Portanto, muito aquém de solução para o ataque do Remo em nível de série C.

          Por isso vejo mais negócio investir nos garotos Jonilson e Ricardinho ambos com 21 anos de idade, eles tem potencial para jogar muito mais e se firmarem a medida que forem jogando entre os profissionais. A questão é dar oportunidades efetivas para os moleques da base jogar no profissional em sequência até ganharem confiança, pois futebol eles tem.

          Nesse aspecto deveria ter uma intervenção da diretoria que cuida do futebol junto com a CT, propondo objetivos, metas e bônus, já que os moleques da base são investimento e precisam dar retorno ao clube. Porém a direção de futebol é muito amadora para propor um plano de negócios para o futebol agregando a base do Remo.

          • Perfeito comentário. O dia que olharem pá a base do clube com profissionalismo, não levará muito tempo para o clube colher os frutos.

          • Perfeito comentário. O dia que olharem para a base do clube do Remo com profissionalismo, não levará muito tempo para o clube colher os frutos.

          • O problema do Lucas Tocantins Garra Azul é a mesma do Leonam; Eles até são bons jogadores porém são jogadores bichados, sujeitos a muitas contusões que os tiram por mtos jogos…portanto mesmo sendo bons, o custo – beneficio é mto ruim. Não vale o investimento.
            Se fosse uma SAF, como vc gostaria ( e q é uma ideia válida), com um departamento de analise profissional com crtza não aprovaria.

          • Caro Djr, evidentemente que é fundamental considerar o histórico de contusão como critério de contratação, por exemplo, Leonan desde a série C do ano passado é só custo e pouca produtividade, ele vive no NASP, um jogador que não merece contrato para 2024 com o Remo.

            Com relação ao Lucas Tocantins é diferente, ele jogou em 2021 pelo Remo 39 partidas, fez 6 gols e deu uma assistência, um rendimento muito bom. Sua sequência de jogos foi interrompida devido a uma contusão de afundamento facial em lance de muita coragem dele que resultou em gol do Remo na série B, consequentemente teve que fazer cirurgia ficando sobre os cuidados do NASP e sem poder jogar por um tempo, mas voltou a jogar na serie B usando máscara de proteção facial pelo Remo. Esse ano o Tocantins foi um dos destaques do Água Santa, vice campeão paulista.

            Não quer dizer que o Tocantins seja o cara para o Remo, pois certamente há outras boas opções de atacante velocista no mercado, considerando uma análise criteriosa de desempenho e perfil requerido, todavia, dentro do orçamento do clube.

            Mas a tua observação é muito pertinente.

  3. Eu nunca renovaria com o Muriqui! Demais marrendo e pouquissimo futebol.

    Eu traria alguns destaques da Tuna neste ultimo nacional, sendo bem especifico o Daelson, Samuel, Fabinho e Lukinha.

  4. Para mim, quem vai, por enquanto(pode ser que tenha mais), daqueles que tem sido ou foram utilizados ou relacionadas nos jogos do brasileiro. Goleiros: Vinicius e Lube. Laterais: Mendes e Kevin. Zagueiros: Ícaro e Lomar. Volantes: Galdezani, Bochecha e Claudinei (Richard Franco em observação). Meias: Álvaro, Marcelo e Rodriguinho. Atacantes: Jean Silva, Fabinho, Vitor Leque e Elton (Muriqui ainda em observação). Tem alguns come-dorme, que estão por aí, que nem lembro o nome agora porque nem relacionados são. Esse devem sair e “para ontem”.

  5. Uchoa não! Pelo amor de Deus. Só joga pro lado e passeiava em campo. Só foi obirgado a marcar com o Catalá. POr isso, já foi supsenso pela segunda vez com terceiro cartão amarelo.
    Vai sugar os jogadores de meio mais uma ano.

  6. Dessa lista eu só retirava o Ícaro, zagueiro sem recurso, é só chutão e falta. Tanto que recebeu vários cartões sem necessidade!

  7. Vamos fazer uma assepcia nestas bactérias que causaram uma infecção generalizada que durou 5 anos causada pela bactéria Bentes: Marcelo, Fabinho, Galdezani, Bochecha,Guerra,Kevin, Leonan, Leque, Renan, Lucas Mendes, ÁLVARO…vamos dar a eles um COQUETEL DE ANTIBIÓtiCOS para exterminar esta infecção generalizada que se instalou no clube…

  8. Acho que se vc tem um time jovem e um Camisa 10 tipo Camilo ediferente de se ter 11 com idades acima dos 33 anos,vejam o exemplo do Luis Muller,Copeu,Camargo,Maurilio e tantos outros,para os que tiveram o prazer de ver esses atletas em ação!!

Comments are closed.