Anderson Uchôa – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Anderson Uchôa – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Poucos jogadores no futebol do Pará ostentam o nível de regularidade do volante Anderson Uchôa. Isso vem desde sua passagem pelo rival Paysandu, há 3 anos, e depois se consolidou no Remo, onde atua há mais de 2 temporadas.

Não muda a maneira de atuar. É sempre discreto, objetivo e preciso.

Uma das suas principais características como primeiro volante é a qualidade do passe, que permite ao time fazer uma saída mais dinâmica e qualificada, abrindo caminho para transições eficientes.

É preciso observar que, no futebol atual, quase todas as bolas passam pelo volante, às vezes mais até do que pelos pés dos meias. O cenário exige que os volantes sejam cada vez mais certeiros nos passes. Deles depende, por exemplo, toda boa estratégia de contra-ataque.

Antes de Uchôa, o Remo teve uma dinastia de bons volantes, desde Elias Flor da Rocha nos anos 70/80, que teve em Agnaldo de Jesus um brilhante sucessor. O folclórico Biro-Biro também vestiu a camisa azulina, em 1993. Serginho e Márcio Belém iniciaram a década de 2000.

Depois disso, vários jogadores se revezaram na posição, sem maior destaque.

A tarefa prioritária é arrumar a casa lá atrás, cuidando da marcação e do primeiro combate. Quase todo volante faz isso, com maior ou menor eficiência, mas poucos conseguem complementar com a saída de bola, em toques rápidos e certeiros, fator decisivo para o equilíbrio de um time.

Desde que contratou Anderson Uchôa, tirando-o do rival, o Remo resolveu pontualmente o problema da cabeça-de-área. Através dele, os demais integrantes do meio-campo ajustam-se rapidamente, como foi o caso do segundo volante Richard Franco e do meia-armador Pablo Roberto.

No sistema de jogo praticado sob o comando de Marcelo Cabo, o papel de Uchôa ganha ainda mais relevância, embora nem sempre isso fique visível aos olhos do torcedor. É dele a missão de imprimir velocidade à transição para o ataque, seja acionando Pablo ou os laterais Lucas Mendes e Leonan.

Graças a esse trabalho, o time raramente recorre ao sempre temerário expediente das bolas alongadas, cujo destino final nem sempre é o companheiro de time. Depois de muitos anos cobrando tiros de meta com aqueles chutões a esmo, o Remo valoriza a posse de bola desde o começo da jogada.

A eficiência do time é medida pela agilidade com que faz a bola atravessar o campo, de pé em pé, até alcançar a área adversária. É, desde que o samba é samba, o melhor itinerário para chegar ao gol.

Blog do Gerson Nogueira, 28/03/2023

1 COMENTÁRIO

  1. Vocês sempre esquecendo as coisas:Aderson,Tito,Ângelo,vao pesquisar futebol,vcs tem que saber um pouco de tudo pois trabalham com isso!

Comments are closed.