Vinícius – Foto: Talita Gouveia (AGIF)
Vinícius – Foto: Talita Gouveia (AGIF)

Logo na primeira entrevista após a apresentação do elenco para 2024, o técnico Ricardo Catalá falou sobre os critérios de escolha de jogadores e deixou claro que o veterano goleiro Vinícius, ídolo da torcida remista ao longo de 7 anos, pode não ser titular no time que vai iniciar a temporada disputando o Campeonato Paraense.

Segundo Catalá, o time terá 4 goleiros – Vinícius (39 anos), Marcelo Rangel (35), Léo Lang (25) e mais um, ainda indefinido, vindo do time Sub-20 – que terão igualdade de condições na luta pela titularidade. Essa definição virá depois da pré-temporada, prevista para a primeira quinzena de janeiro.

“O lugar que se conquista o direito de jogar é nos treinamentos”, disse o treinador.

O discurso parece afinado com a opinião de integrantes da nova diretoria, favoráveis ao encerramento do vínculo com o goleiro que a torcida se acostumou a ver como titular. Catalá repetiu várias vezes que Vinícius vai cumprir contrato (até março), mas não se posicionou sobre a prorrogação contratual.

A atividade extracampo de Vinícius, como vereador de Belém, foi mencionada indiretamente na entrevista. Pela primeira vez, a vida parlamentar do goleiro entrou na pauta de um técnico no Remo.

“Tem que ver como ele quer conciliar esses interesses que precisam ser discutidos”, apontou Catalá.

Desde que se elegeu para a Câmara Municipal de Belém, não há notícia de que Vinícius tenha faltado aos treinos ou a algum compromisso do clube. Modelo de profissionalismo e comprometimento, todos reconhecem nele um exemplo para os demais atletas.

Vinícius desembarcou no Baenão em 2017, trazido pelo técnico Josué Teixeira. Veio para ser titular, mas se lesionou durante a pré-temporada e acabou perdendo a vaga para André Luiz. Após o Parazão, Vinícius enfim assumiu a titularidade e nunca mais foi barrado.

Protagonista de verdadeiros milagres no arco azulino, salvando o time de situações desesperadoras, o goleiro nunca perdeu a postura comedida, tanto nas declarações, como nos jogos. Destaca-se pelo posicionamento e agilidade, evitando sempre a acrobacia e o espalhafato.

Nas 7 temporadas, jogou 258 partidas, recorde de um jogador do Leão neste século. Ajudou o clube a conquistar 3 títulos estaduais (2018, 2019 e 2022), foi decisivo na conquista da inédita Copa Verde (2021) e no acesso à Série B (2020).

A derrocada que se seguiu, com o rebaixamento à Série C (2021), marcou boa parte dos jogadores e acabou refletindo mais em Vinícius, o menos culpado, mas um dos poucos a permanecer no elenco. Passou a ser visto como “velho”, sendo que a idade nunca foi régua para goleiros.

Uma falha grave – e rara – no Re-Pa da Série C, em 2022, no Baenão, passou a sustentar as críticas de parte da torcida. Jogadores que se identificam muito com um clube pagam por vezes um alto preço por essa lealdade. Parece ser o caso de Vinícius, um dos poucos ídolos surgidos no Baenão no século 21.

Por mais que Catalá se posicione de forma protocolar, defendendo a meritocracia como critério para definir o novo titular, não deixa de ser uma descortesia com um atleta que tanto honrou a camisa azulina. Tecnicamente em forma, Vinícius tem qualidades e muito crédito. Merece respeito!

Blog do Gerson Nogueira, 21/12/2023

11 COMENTÁRIOS

  1. O Vinícius desde o segundo turno da série B vem falhado em lances capitais, inseguro principalmente nas bolas aéreas e nos golpes de vista, mas por ser ídolo ele tem sido mantido como titular, mesmo tendo goleiro em melhores condições na reserva como era o goleiraço Rodrigo Josviaki (não teve chances no Remo).

    O Vinícius está bem desgastado como jogador, mas por sua índole (um senhor profissional e pessoa exemplar) deve ser preservado. Como reconhecimento da sua brilhante história no Remo, deveriam o convidar para uma função diretiva no clube, inclusive por ele ter infiltração no mundo político, podendo lá ajudar também o Remo.

    Quem sabe no futuro ele possa até se destacar como um grande gestor, até mesmo vir a ser presidente do Remo?

  2. Estou preocupado com as panelinhas sendo formadas pelo lado do Catalá e por outro lado Papellin, o meu Leão que esse ano seja diferente. De vitorias e titulos.

  3. Só espero que não façam com o grande goleiro Vinícius, a mesma grosseria/ingratidão que fizeram com o Eduardo Ramos.

  4. Coágulo com o Gerson em número e grau , porém no esporte sempre deve ter passagem para os melhores , saudosismo não ganha títulos , ele merece uma bela e grandiosa despedida , porém nos anos que se seguiram ao rebaixamento ele deixou muito a desejar , inseguro nas saídas da área , esperando muito pela defesa , e goleiro para não levar a culpa, na pequena área tem que estar sempre com o ” É MINHA ” e acabo , se vai levar a cabeça de seu próprio zagueiro não importa , como goleiro que fui sei que sempre cai para o goleiro , então ele , para mim , foi o melhor goleiro depois do Clemer , que o remo já teve , mas o tempo chega para todos , eo do Vinício no remo está passando

  5. Vinicius tem o respeito de nossa torcida, porém acho que de fato sua vida como jogador do clube do Remo infelizmente vai ter que ser encerrada, contudo tenho certeza que ele merece compor a atual diretoria do clube em alguma área.

  6. Certamente 2024 será o ano mais brilhante para este inesquecivel goleiro o Leão vai subir e vai haver revezamento de goleiro o Vinicius ainda estará em atividade com o Leão na série A.

  7. As viúvas não dormem Kkk essa foi Show!
    Todo Profissional recebe seu salário(e que salário) para dar o seu melhor, não é nenhum favor fazer isso, lógico que merece reconhecimento. Principalmente quando se é sobrecarregado pelos pernas de pau que estão a seu redor.
    Merece uma homenagem pelos bons serviços prestados, mas, tudo tem seu tempo e o nosso paredão Vinicius merece respeito pelo profissional exemplar que é, deve sair por cima e não queimar a história construída o Baenão.
    Essa é minha opinião.
    Fte Abraço!

  8. Eu não entendi o motivo que levou o ataque do Leão não ser o mais eficiente da C 2023, não podemos pensar que a idade pesa muito, os melhores goleiros se revelam próximo dos 40 anos, o Leão tem condições de ter o melhor ataque e o melhor goleiro da C 2023, e questão de treino pois o Leão tem o melhor técnico da C 2024, concerteza terá o melhor ataque eu tenho certeza que o Leão vai subir e o mangueirao vai lotar em vários duelos do Leão

Comments are closed.